segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Gilberto Scarpa, apresentador do canal E! se suicida aos 27 anos

O apresentador Gilberto Scarpa morreu de sábado para domingo, aos 27 anos.
Desde agosto de 2010, ele comandava o programa "Brasil Bites", revista eletrônica sobre celebridades do canal pago E! Entertainment.

Scarpa também era noivo da atriz e escritora Cibele Dorsa. Por meio do Twitter, ela comentou a notícia no domingo.

"Meu noivo se suicidou essa noite, com ele morto eu me sinto morta", escreveu. "Prefiro ir com ele, minha força não faz mais sentido. Quero ir encontrá-lo."
O E! Entertainment divulgou uma nota dizendo ter recebido a notícia "com muito pesar" e prestando solidariedade à família.

O enterro do corpo do apresentador ocorreu ontem, em Campinas.
Arquivo pessoal

O apresentador Gilberto Scarpa, que comandava o programa "Brasil Bites" no canal pago E! Entertainment


Fonte: Folha Online

Globo vai exibir séries de sucesso da TV paga


"Lie to Me", "Crimes do Colarinho Branco" e "Prison Break" serão exibidas após o "Programa do Jô"


A primeira temporada da ótima série "Lie to Me",  

protagonizada por Tim Roth, vai ao ar a partir do 
dia 8 de março.
A Rede Globo estreia no mês de março uma nova faixa em sua programação destinada a exibir seriados de grande sucesso na TV por assinatura. A partir do dia 8 de março, os fãs de seriados poderão conferir três produções logo após o "Programa do Jô", nas madrugadas da emissora.

No terça-feira, dia 8 de março, o público confere a estreia da primeira temporada de "Lie to Me". No dia seguinte, 9 de março, será a vez de acompanhar a série "Crimes do Colarinho Branco" ("White Collar"). Já na quinta-feira, dia 10, os fãs passam a acompanhar as aventuras de Michael Scofield e Lincoln Burrows na série "Prision Break".

Atualmente em sua terceira temporada (exibida no Brasil pelo canal Fox), "Lie to Me" conta a história de um grupo de especialistas em leituras faciais e corporais comandado pelo excêntrico Cal Lightman (Tim Roth). As tramas normalmente envolvem casos semanais de investigação.

Já "Prision Break" chega ao Brasil após ter sido concluída nos EUA. Com quatro temporadas e um filme, a série conquistou o público norte-americano e teve o acerto de acabar enquanto ainda era relevante. A primeira temporada traz Michael Scofield sendo preso para ajudar seu irmão Licoln Burrows a sair da prisão por um crime que não cometeu. Com o avançar da trama, ela ganha proporções muito maiores e bem interessantes.

Por fim, "Crimes do Colarinho Branco" tem Matthew Bomer como Neal Caffrey, um inteligente criminoso de colarinho branco que concorda em utilizar seus "talentos" para ajudar o FBI a resolver crimes similares.

Os episódios de estreia serão exibidos logo após o "Jornal da Globo". A partir do segundo episódio, o horário de exibição passará a ser após o "Programa do Jô".

A Gazeta

domingo, 30 de janeiro de 2011

Estudantes simulam sexo oral em trote e geram polêmica na UnB

A Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) pediu à Universidade de Brasília (UnB) explicações sobre trote realizado no início do mês por estudantes da Faculdade de Agronomia e Veterinária. Na ocasião, calouras se ajoelharam para lamber linguiças com leite condensado. Em nota, a secretaria considerou o ato de simulação de sexo oral 'um gesto de violência e desqualificação das mulheres'.

A UnB deve montar uma comissão de sindicância para apurar o trote, informou o reitor José Geraldo de Sousa Junior. 'A comissão não terá um caráter demonizador, mas educador', disse ele, observando que será investigado se houve lesão corporal ou atentado ao pudor. Os alunos que participaram serão ouvidos e estão sujeitos a penalidades como suspensão e expulsão.

A secretaria foi informada do episódio por denúncia feita à ouvidoria. Um ofício foi encaminhado à UnB e ao Ministério Público Federal, solicitando providências a respeito do caso.

Para a estudante Luísa Wirthmann, caloura de Agronomia, a 'brincadeira' da qual participou foi 'inofensiva'. 'Não me senti humilhada, não entendo essa repercussão. Não faz sentido o argumento de que tentamos denegrir a imagem da mulher numa brincadeira fechada de um curso. Colocar mulheres rebolando na TV todo sábado é bem pior.'

O trote com a linguiça já ocorreu outras vezes, segundo o presidente do Centro Acadêmico de Agronomia, Caio Batista. 'O pessoal dentro do curso fez e não se sentiu agredido. Aí vem gente de fora e faz interpretação negativa, vendo humilhação onde não tem.' Questionado se teve de lamber linguiça e leite condensado ao entrar na UnB, o estudante respondeu que, quando calouro, participou de uma 'briga de bode' numa lona de sabão.


Secretaria de Políticas para Mulheres pede explicações sobre trote na UnB Alunas teriam participado de brincadeira com linguiça e leite condensado.
Diretor repudia ato e Centro Acadêmico diz que prática é tradição.

aulo Guilherme
Do G1, em São Paulo
imprimir
Alunos de agronomia da UnB participam do trote
(Foto: Luiz Filipe Barcelos/UnB Agência/Divulgação)
O trote sofrido por calouros da Faculdade de Agronomia e Veterinária da Universidade de Brasília (UnB) levou a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República a encaminhar um pedido de esclarecimentos à reitoria da universidade. Dependendo da resposta da universidade, a representação poderá ser encaminhada também ao Ministério Público Federal e ao Ministério da Educação. O documento traz fotos de alunas lambendo linguiça com leite condensado durante a brincadeira realizada no último dia 11. Segundo a assessoria da Secretaria, a denúncia foi feita por uma aluna que teria sofrido o trote.

Para a secretária Nacional de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres, Aparecida Gonçalves, o trote incita o preconceito contra a mulher. “Recebemos uma foto de uma menina ajoelhada lambendo o salsichão com leite condensado em cima, dando a entender que era um sexo oral. Não é um trote e educativo e leva à questão da violência, da submissão da mulher, da subordinação. É um trote que efetivamente não ajuda a construir uma nova relação entre homens e mulheres”, afirmou.

Aparecida Gonçalves disse esperar que a UnB estabeleça regras para a prática do trote que inibam atos de agressão e humilhação. “Estamos aguardando a resposta. Espero que seja apurado, que a universidade tenha uma postura de discutir com seus alunos e apurar. A reitoria pode dizer o que não deve ser feito no trote, para evitar discriminação e violência. Pode determinar normas e regras do que é aceitável nos trotes”, disse.

Reitor diz que situação não é tolerável
O reitor da UnB José Geraldo de Sousa Junior declarou, em despacho, que “as fotos traduzem atos de violência e discriminação contra as mulheres. Elas mostram a diminuição da dignidade e violam a ética da convivência comunitária”.


UFSCar faz campanha para coibir o trote violento
Sousa Junior disse ao G1 que vai propor uma reorganização de conduta dos supostos estudantes envolvidos, pois a situação não é algo que se tolere. "No limite estes alunos podem ser expulsos. Espero que isso não aconteça porque a função da universidade é incluir, não excluir." Segundo o reitor, a intenção é de que os "trotes sujos" - que reduzem a dignidade humana e usam violência - sejam susbtituídos pelo trote cidadão.
"Estes são configurados por plantios de árvores, doação de sangue e medula e recolhimento de roupas e alimentos para doações. Estas ações já são predominantes na UnB. A mobilização é para que esta seja uma prática generalizada e haja uma mudança no eixo de acolhimento [dos calouros]", afirmou Sousa Junior.
O trote envolveu alunos que entraram na faculdade no meio do ano passado. Em entrevista ao G1, o diretor da FAV, Cícero Lopes da Silva, disse que em setembro a direção da faculdade reuniu os estudantes para pedir a não realização dos trotes e alertar os calouros a não participarem de brincadeiras a contragosto.

Trote de alunos de agronomia (Foto: Luiz Filipe
Barcelos/UnB Agência/Divulgação)
Em julho de 2010, os alunos do curso de agronomia já tinha se envolvido em trotes polêmicos, como andar em fila de "elefantinho", rodar com a cabeça apoiada em um cabo de vassoura e procurar sabonetes em uma poça de lama e lixo. “A gente faz essas ações, mas fica no nível oficial, de reitoria e diretoria. Na prática, com os estudantes, as coisas fogem ao nosso controle”, dise Lopes. “O problema é que isso vira uma bola de neve. Os alunos que receberam este trote logo vão dar o trote em quem entrar em março.”

Caio Batista, presidente do Centro Acadêmico de Agronomia, disse ter ficado surpreso com a repercussão do caso e desconhece quem pode ter feito denúncia. “Querem criar uma situação de fora para dentro. Este negócio com a linguiça é antigo, todo mundo conhece e ninguém é obrigado a participar”, afirma, alertando que o Centro Acadêmico não é responsável pela organização do trote. “Já tivemos alunos que não puderam participar do trote em semestres anteriores e vieram aqui participar.” Segundo ele, dos 80 calouros, apenas metade participou da brincadeira.sexo oral

G1 e outras
TV Canal 7 - Imagens em Vídeos, Fotos e Fatos: Estudantes simulam felação e geram polêmica na UnB 

Incêndio destrói mais de 500 carros e 50 motos em pátio do Detran

Destruição foi em São Mateus. Bombeiros tiveram dificuldades em conter as chamas, devido ao combustível nos veículos

foto: Fábio Linhares


Incêndio destrói mais de 500 carros e 50 motos em pátio do Detran

Pelo menos 500 carros e cerca de 50 motos viraram sucata depois que um incêndio, na tarde deste domingo (30), atingiu um pátio credenciado ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES), no bairro Pedra d'Água, em São Mateus.O Corpo de Bombeiros teve dificuldades em combater as chamas, devido a grande quantidade de combustível que havia nos tanques dos veículos.

O fogo começou por volta das 15h, e só foi controlado no início da noite. O Batalhão de Missões Especiais (BME) precisou isolar a área por conta das constantes explosões. O morador Dyenis Venturini, que mora a cerca de 50 metros do local do incêndio, disse que foi o primeiro a acionar os bombeiros e que ainda ajudou a salvar alguns carros. "Tivemos que quebrar o vidro de alguns veículos para retira-los de lá, mas quase tudo foi perdido", disse.

O proprietário do pátio, Edson Coelho, esteve no local durante o incêndio e se desesperou com as chamas. Ele disse que o local tem seguro e que não sabe como o fogo começou.

O sargento do Corpo de Bombeiros, Antônio Carlos de Souza, afirmou que quando a equipe chegou ao local, mais de um terço dos veículos já tinha sido perdido. O local não possui vigilante e, de acordo com o sargento, isso atrasou o trabalho. "Apenas um cachorro fazia a vigilância do local. A gente orienta a necessidade de uma pessoa que possa nos acionar em um caso como este, mas aqui não existia ninguém", contou.

As causas do incêndio ainda serão investigadas. O laudo da perícia dos bombeiros deve ficar pronto em 15 dias.

A Gazeta

Fantasma teria sido fotografado em uma loja de brinquedo nos Estados Unidos

Parapsicóloga analisou as fotografias no Show da Vida de 25 de janeiro de 1981 e disse que o vulto é o fantasma de um pastor que viveu naquela área no fim do século XIX.


A loja, na Califórnia, sempre teve a fama de mal assombrada. O fantasma seria de um pastor que frequentava uma casa no local onde é a loja de brinquedos.


Esta imagem foi gravada na película infravermelha  durante uma 
investigação paranormal em Toys R Us, em Sunnyvale, Califórnia, 
para a série televisiva "That's Incredible". O homem visto encostado na
 parede não foi observado pelos demais presentes. fotos de filme
  de alta velocidade tomadas ao mesmo tempo, como este não
 apresentava nenhum sinal da figura inclinada!Este Toys 'R' Us 
tem uma longa história de ser assombrada por um fantasma chamado 
"John" e funcionários da loja estão acostumados a ver coisas
 estranhas acontecendo, como objetos que se movem por conta própria!
Entrar numa loja de brinquedos pode ser assustador!! "Folheie os livros infantis com precaução. E nunca, em hipótese alguma, suba ao andar onde os brinquedos estão empilhados." Essas são as recomendações da loja de brinquedos Toys 'R' Us, em Sunnyvale, Callifornia. Toys 'R' Us é assombrada pelo fantasma de um homem chamado Johnson, cujo espírito caminha pelos sombrios corredores do estabelecimento, sussurrando nomes, empurrando objetos...." Eu não acredito em fantasmas!", diz O'Brien, que há 18 anos trabalha como empilhador de brinquedos da loja. "Mas você sente uma brisa atrás de você. Alguém chama seu nome e quando você olha não vê ninguém. Coisas engraçadas acontecem aqui e não há como explicar." Bonecas de pano e caminhões de brinquedos pulam das estantes. Bolas infantis aparecem no fundo dos corredores. Livros caem das prateleiras. Berços se movem sozinhos. Os funcionários da Toys 'R' Us tentam explicar a lógica desses acontecimentos, mas não conseguem. "Muitos de nós já presenciaram fenômenos misteriosos aqui." , diz O'Brien, "Ele é igual o Gasparzinho. Nunca quis machucar ninguém." Muitos jornais falaram a respeito.

A loja foi mostrada na televisão no programa That's Incredible, entre outros. Um roteirista de Hollywood passou duas semanas fazendo pesquisa na loja para escrever o filme A Revolta dos Brinquedos. A psíquica Sylvia Browne fez uma sessão ao local em 1978 e, depois de constatar os fenômenos, voltou mais umas 12 vezes. Ela disse que Johnson era um pregador e fazendeiro, que trabalhava para a família Murphy, cuja fazenda, na década de 1880, ficava no lugar onde hoje é a loja. Ele falava com um sotaque sueco e disse que seu primeiro nome era John, Yon, ou Johan. Dez das dezesseis pessoas presentes na sessão disseram ter ouvido zumbidos ao invés de palavras, nos momentos em que Browne dialogava com o fantasma.


Browne disse que o fantasma lhe falou que ele estava apaixonado por Elizabeth, filha de Murphy, mas ela fugiu com um advogado da Costa Oriental. Recortes de jornais velhos dizem que Johnson cortou a própria perna com um machado, enquanto cortava umas àrvores com má vontade. Outra história diz que Johnson foi encontrado morto no pomar com uma fenda de machado em seu pescoço. Ambas as histórias dizem que ele sangrou até a morte. O'Brien diz ter visto o fantasma uma vez: um homem jovem com aparência de 20 a 30 anos, bem vestido, usando um chapéu de lã, que o atravessou. Em outro momento, ele ouviu o som de galopes. "Dizem que Johan treinava os cavalos.", diz O'Brien. Essa famosa imagem tirada no interior da loja apresenta uma figura misteriosa no fundo, encostado na parede. Funcionários e testemunhas que estavam no local nesse dia e horário juram que essa pessoa não estava lá quando a foto foi tirada. Notem que ela usa um chapéu. Houve uma vez em que um funcionário estava encerando o chão e diz ter visto o movimento de um ursinho de brinquedo para cada corredor em que ele carregava o equipamento.

Alguns já sentiram cheiro de flores do campo no corredor 15C, local onde ficam os bonecos do Mickey e do Batman. Agora a pergunta que todos fazerm: "Não seria apenas um jogo de marketing?" "È uma publicidade muito boa para nossa loja", diz Stephanie Lewis, dona do estabelecimento, "Mas eu pessoalmente não acredito em nada disso. Mas outros, sim. Semana passada tivemos que perseguir 4 adolescentes que tentavam brincar com uma tábua de Ouija no local. E há os que imploram para passar uma noite no lugar." "Tenho funcionários que não entram no banheiro feminino, pois dizem que as torneiras se abrem sozinhas." "Quando eu vou trabalhar no andar de cima eu digo: ´Johan, vim só para trabalhar, ok?", diz O'Brien, "É divertido trabalhar aqui!!

Fonte: http://www.snopes.com/horrors/ghosts/toysrus.asp

Fantástico: Rick Martin fala sobre homossexualidade e da experiência de ser pai


No ano passado, ele revelou que era gay. E, agora, lança seu primeiro disco e faz sua primeira turnê nessa nova fase da vida: pai de dois meninos.

O Fantástico conversou com um ídolo pop. Um ídolo muito sincero, que não esconde mais nada: Ricky Martin.

No ano passado, ele revelou que era gay. E, agora, lança seu primeiro disco e faz sua primeira turnê nessa nova fase da vida: pai de dois meninos e quase quarentão. Ele falou com exclusividade para o Fantástico, em Miami Beach.

Dos 12 aos 17 anos, o cantor Ricky Martin fez parte do grupo Menudo. Na década de 80, eles enlouqueciam as meninas no mundo todo, principalmente as brasileiras. Em seu maior sucesso, a banda dizia para as pessoas não se reprimirem.

Mas, veja a ironia, Ricky Martin, até o ano passado, fez exatamente o contrário: passou a vida se reprimindo.

Até que, em março de 2010, escreveu uma mensagem em sua página na internet: "Tenho o orgulho de dizer que sou um homossexual feliz”.

Agora, surge um novo Ricky Martin, pai de dois meninos gêmeos, mais livre, mais solto, de disco novo e nova turnê mundial. O Fantástico foi até Miami Beach para falar com ele.

Vai começar a entrevista com o Ricky Martin, a equipe do Fantástico está num quarto de hotel, e é assim que funciona: têm emissoras do mundo inteiro, eles vão chamando uma por vez, e cada uma faz sua entrevista exclusiva com o Ricky. Está tudo montado em um quarto.

Ricky é conhecido pela simpatia e, diante da equipe do Fantástico, justifica a fama. Ele arrisca no português: “E aí, Brasil, tudo bom? Beleza!”. O repórter pergunta o que mudou na carreira, quase um ano depois de ele revelar que é gay.

Ricky pensa um pouco, respira fundo, e manda: "É importante frisar que o fato de eu ter dito que sou gay não teve nada a ver com a minha carreira.

Foi uma necessidade minha, de enfrentar a vida com dignidade. Por sorte, foi excelente para minha carreira. O público tem me apoiado muito e a imprensa tem sido muito respeitosa", diz.

Como, no Brasil, Ricky Martin é sinônimo de Menudo, o Fantástico pergunta se, naquela época, ele já se sentia, não gay, mas pelo menos diferente.

"Entrei pra banda quando tinha 12 anos", ele lembra, "e bem antes disso eu já sentia uma atração, uma química, pelo mesmo sexo. A única coisa é que não sabia que nome dar para aquilo".

"Era um conflito interno, muito intenso”, continua Ricky. “Eu pensava: ‘eu sinto essas coisas, será que vou para o inferno?’. Eu era um jovem símbolo sexual e tinha de fazer certas coisas pra que as garotas se sentissem atraídas por mim", revela.

O Fantástico pergunta: “E como era com o pessoal da banda, será que eles sabiam?”. “Provavelmente sim. Agora, pelo menos, vários deles andam dizendo que sabiam. Sei, sei, agora é fácil falar. Mas, olha, a banda era ótima. Minha experiência no Menudo foi maravilhosa e respeito todos eles", diz Ricky, fugindo de polêmicas.

Aliás, fugir de polêmicas é a marca da autobiografia de Ricky, lançada no ano passado. Ao contrário de outras biografias recentes de astros pop, que contam tudo e mais um pouco, a de Ricky não revela nada escandaloso.

Álcool e drogas, personagens principais de tantas histórias do show business, nem aparecem na obra de Ricky. Por quê?

"Olha”, diz o cantor, "nem vinho eu bebo. Sempre fui muito concentrado no trabalho. Claro, fui adolescente, era de balada e balada forte. Mas, no meu livro, optei por falar de minha jornada espiritual”.

De todas as jornadas espirituais de que Ricky tanto fala, a de que ele mais gosta de citar é citar a experiência de ser pai. Os meninos gêmeos, Valentino e Matteo, têm dois anos.

Ele explica que os óvulos vieram de uma doadora, foram fertilizados em laboratório e depois implantados em uma segunda mulher.

Ricky afirma que nunca se encontrou com nenhuma das duas. Mesmo com esse processo cercado de tanto segredo, ele diz: "Ser pai foi a jornada mais maravilhosa por que já passei".

Ricky é pai solteiro. O que ele vai dizer quando os meninos começarem a perguntar quem é a mãe?

"Bom, isso só vai acontecer quando eles tiverem cinco, seis, sete anos", afirma o cantor. "Agora, só têm dois. O importante é expor as crianças à verdade de forma natural, mostrar que não há nada de errado com nossa família. Somos apenas uma família moderna", ele diz.

O Fantástico pergunta se um dia os meninos podem ter dois pais, quando Ricky tiver um relacionamento estável. Ele responde que está namorando firme, mas que as crianças têm de saber: “o pai sou eu!”, brinca.

No papo de despedida, ele fica até arrepiado só de pensar em passar o Carnaval na Bahia, atendendo ao convite da amiga Claudia Leitte.

Mas ele ainda não sabe se vai, porque estará se preparando pra turnê mundial, que começa em março e passa pelo Brasil no segundo semestre.

As fãs e os fãs brasileiros ficam na torcida!

Fonte: Site do Fantástico

Luan Santana vai participar dos primeiros capítulos da novela Morde e Assopra

Luan Santana vai participar dos primeiros capítulos da novela Morde e Assopra, próxima trama das sete da Globo. A confirmação veio por meio de sua assessoria de imprensa nesta quinta-feira, através de um comunicado oficial no site do cantor.

Autor da novela, Walcyr Carrasco escreveu um especial para o músico.

No elenco da novela estão nomes como atriz Adriana Esteves, Mateus Solano, Flávia Alessandra entre outros.

Sem mais… Pode morrer agora? Gente não reclama do programa do Faustão e Gugu, ainda não vimos nada, o que já não prestava na TV aberta, vai ficar ainda pior, verdade.

[via Vírgula]

Luan Santana passa Beatles em ranking da revista Billboard

O sertanejo ficou na frente de artistas como 50 Cent, Coldplay, Britney Spears e Kesha


A popularidade de Luan Santana é tanta que já ultrapassou barreiras de nacionalidade. O ranking Social 50 da revista Billboard, que compila os artistas mais populares do mundo a partir da análise do desempenho de redes sociais e sites de compartilhamento de música, elegeu Luan Santana como o 26ª celebridade mais ativa na web.

O sertanejo ficou na frente de artistas como 50 Cent, Coldplay, Britney Spears e Kesha. Luan Santana tem cerca de 876 mil de seguidores no Twitter e posta frequentemente em sua página do Facebook, Orkut e Youtube.

O cantor sertanejo tem o cachê mais alto do mundo artístico. Ele cobra nada mais nada menos que R$ 500 mil por show, enquanto Ivete Sangalo, cantora consagrada há anos, cobra R$ 400 mil.

A Gazeta

Traficantes jogam drogas de catapulta para os EUA

Uma câmera de visão noturna filmou traficantes de droga em ação na fronteira do México com os Estados Unidos.

A catapulta foi apreendida pelo exército mexicano


A catapulta, de três metros de altura, jogava dois quilos de maconha por vez, segundo o jornal "The Sun".

As imagens foram feitas na última semana por uma patrulha da Guarda Nacional americana.

Os homens que aparecem no vídeo tentam arremessar pacotes de maconha para o outro lado da cerca que separa os dois países, usando uma catapulta improvisada.

O dispositivo, que tem quase três metros, foi encontrado no dia seguinte perto da cerca que separa o México da cidade de Naco, no Arizona

Um oficial do exército mexicano disse que eles apreenderam cerca de 16 quilos de maconha com a catapulta, mas os traficantes escaparam.



Verão, turismo e doenças: os riscos na estação do calor

Rio receberá 2,6 milhões de turistas no verão: risco elevado de enfermidades

RIO - Entre dezembro de 2010 e março de 2011, 2,685 milhões de turistas devem chegar ao Rio, sendo 30% estrangeiros, segundo estimativas da Riotur. Não é exagero: foram 2,595 milhões no verão de 2010, incluindo réveillon e carnaval. Estes e mais a população do município, que está em 6,323 milhões, formam uma aglomeração que pode desencadear doenças diarreicas, conjuntivite, dengue tipo 4, gripes, meningite, hepatite A, tuberculose e até doenças mais excêntricas, como a febre do Nilo ocidental e a chikungunya, comum no Sudeste asiático e transmitida por um velho conhecido dos cariocas: o Aedes aegypti.

No caso das gripes e viroses, basta que o viajante traga o vírus na bagagem para que a transmissão aconteça - um problema enfrentado por qualquer destino que recebe milhões de turistas. Em 2009, um grupo de 24 turistas ficou retido em um hotel no Tibete por suspeita de contaminação pelo vírus H1N1 e, no início deste ano, um alemão morreu vítima do vírus quando esquiava na Áustria. Há ainda relatos de contaminação por norovírus em cruzeiros pelo mundo.

As doenças diarreicas ficam por conta das condições encontradas na cidade: muita gente junta, comendo nos mesmos lugares, em geral alimentos expostos por muito tempo na rua. O resultado? Surtos de diarreia.

- As aglomerações de verão estão mais associadas à contaminação por água e alimentos do que a doenças respiratórias ou em que haja transmissão pessoa a pessoa, exceto nos casos de conjuntivite. O que acontece é que o vendedor ambulante enche o carrinho de alimentos para dar vazão à demanda das praias, aqueles alimentos ficam expostos por muito tempo, as pessoas comem e passam mal. - explica o infectologista Stefan Cunha Ujvari, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo. - Mesmo os salgadinhos, se o recheio de carne, porco ou ave não estiver bem cozido pode causar salmonela, porque alguns animais têm esta bactéria no intestino.

O sanitarista Márcio Garcia, chefe da Coordenação de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) da Secretaria municipal de Saúde, diz que a doença tem até nome: diarreia do viajante.

- É importante o turista conhecer o destino para saber a que riscos estará exposto, tomar as vacinas e evitar viajar doente. No destino, optar por água mineral; ingerir alimentos de origem conhecida, de preferência cozidos; e lavar sempre as mãos com água e sabão - sugere.

Mais de 200 navios atracam até março

Para o virologista Maulori Cabral, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), áreas abertas, como as praias, são benéficas. Os confinamentos são muito mais perigosos.

- As pessoas se colocam em atitude de risco nesses cruzeiros, onde viroses inaparentes servem como fonte de infecção. Para cada pessoa doente há outras nove infectadas que podem ou não desenvolver a doença - afirma. - Ao desembarcar em uma cidade como o Rio de Janeiro, tudo bem, há hospitais. Mas e se o navio atracar em Búzios, que conta com a estrutura de postos de saúde?

De dezembro a março, o Pier Mauá contabiliza 204 atracações de navios de portes diversos, a maior parte de cabotagem. Segundo a assessoria de imprensa da empresa, todos os passageiros têm que ser liberados pela Vigilância Sanitária e pelo Ministério da Saúde para poder desembarcar.


Viviane Nogueira ( O Globo)


AS TOP 14 DOENÇAS MAIS COMUNS NO VERÃO

Quando o verão chega, algumas doenças começam a aparecer mais freqüentemente, seja porque as pessoas ficam mais tempo expostas ao sol, seja porque consomem alimentos que ficaram muito tempo fora da geladeira, o fato é que no verão existem alguns cuidados que devem ser tomados.


1) Conjuntivite bacteriana
A conjuntivite bacteriana é a inflamação daquela pele transparente que recobre os olhos, chamada de conjuntiva. Ela é mais comum no verão, pois é muito fácil contraí-la ao freqüentar praias impróprias para banho e piscinas que não estejam devidamente tratadas. Para evitar a contaminação é importante, além de não tomar banho em lugares indevidos, evitar usar toalhas de outras pessoas e entrar em contato com quem estiver com a doença, pois ela é de fácil transmissão. Quando se contrai conjuntivite, os olhos ficam vermelhos e lacrimejantes, e há uma produção de secreção amarelada. Além disso, também são comuns fotofobia e uma sensação de que há areia dentro dos olhos.

Otite externa
Por ser quente, úmido e escuro, o canal auditivo se inflama com facilidade e infecções causadas por fungos e bactérias, como a otite, acontecem. A otite externa ocorre principalmente em pessoas que freqüentam praias e piscinas regularmente.

Doenças de pele
Como o verão é a estação mais quente do ano, são comuns as idas a praia ou ao clube, o que faz com que as pessoas fiquem com a pele úmida por mais tempo, seja porque mergulharam em algum lugar, seja porque apenas estão transpirando mais que o normal. Esse excesso de umidade favorece o aparecimento das doenças de pele, que são causadas geralmente por fungos ou bactérias, a seguir está uma lista das mais comuns nessa estação:

Câncer de pele
Uma das principais causas do câncer de pele é a exposição excessiva ao Sol. As pessoas mais afetadas por essa doença são aquelas com a pele muito clara e sensível. Para se prevenir basta não tomar sol nos horários em que ele está mais forte, das 10 horas da manhã até as 4 da tarde. Além disso, é importante passar sempre filtro solar, até mesmo no dia a dia, e evitar cigarro e exposição a substâncias químicas como arsênio e alcatrão. Os sinais mais comuns de que alguma coisa está errada são: mudanças na pele, como uma ferida que não sara ou uma pequena lesão endurecida, brilhante ou avermelhada e pintas, sinais e verrugas que crescem ou mudam de cor.

Brotoejas
As chamadas miliárias, bolinhas de água vermelhas acompanhadas de coceira, são erupções que aparecem em crianças nas regiões das dobras de pele, como o pescoço. Elas estão relacionadas à secreção das glândulas sudoríparas e aparecem por causa do excesso de calor e transpiração. Para se prevenir, evite sol e ambientes muito quentes e não dê banhos com água muito quente nas crianças. Para acalmar a irritação misture maisena no banho dos pequenos ou passe pasta d’água nas feridas.

Acne
Durante o verão a oleosidade da pele aumenta o que favorece o surgimento de acne. Além disso, a exposição ao sol, em um primeiro momento, pode até melhorar o problema, porém, após alguns dias, há um aumento da produção sebácea o que piora a acne. Por isso, para quem sofre com esse problema o melhor mesmo é evitar se expor demais ao sol.

Candidíase
A candidíase aparece mais no verão, pois as pessoas costumam ir a praias e piscinas e não tiram o maiô, biquíni ou sunga molhados depois que voltam para casa. Isso facilita a proliferação de fungos, como o causador dessa doença, que se caracteriza pela formação de pequenos pontos vermelhos e coceira nos genitais e em mucosas, como o canto da boca.

Pano branco ou pitiríase versicolor
Essa micose é muito comum em climas tropicais. O causador dela é o fungo Ptyrosporum ovale, que existe normalmente no meio ambiente, mas que só causará problemas de saúde se tiver condições adequadas para isso. O pano branco só aparece quando a pessoa está com baixa imunidade, e quando o fungo se encontra em um ambiente úmido e de bastante calor. Os sintomas são manchas brancas na pele, mas em alguns casos as manchas podem ser castanhas ou avermelhadas.

Impetigo
Essa doença é causada pelo desequilibro da população de uma bactéria normalmente presente na pele, a Streptococcus pyogenes, e que pode ser deflagrada por mudanças no clima. Lesões na pele, como as causadas por picadas de insetos, são o local ideal para o desenvolvimento e ação dessa bactéria, que causa inflamação e forma uma crosta cor-de-mel na ferida.

Pé-de-atleta ou frieira
Essa micose aparece entre os dedos e causa vermelhidão na pele dos pés. Ela é altamente contagiosa, mas geralmente as pessoas costumam contrair tal fungo por meio do próprio ambiente. Por isso é importante não andar descalço em vestiário de piscina, tocar em animais desconhecidos e usar calçados de outras pessoas. Além disso, tente sempre deixar o ambiente arejado, ande descalço dentro de casa e use sandálias abertas sempre que possível, use roupas de algodão que facilitam a transpiração e enxugue bem todas as "dobras" do corpo. Geralmente os sintomas são o embranquecimento da pele entre os dedos do pé e a descamação dela, que eventualmente se rompe em pequenas fissuras. Quando a micose não se encontra entre os dedos e sim na sola do pé, ela se caracteriza por uma leve irritação e então envolve toda a sola do pé.

Verminose
Outra doença de pele que pode ser contraída nas praias é a larva migrans que é transmitida por larvas de parasitas presentes em fezes de cachorro. O parasita entra pela pele, principalmente pelos pés, e causa inflamação.

Onicomicose
A doença que afeta as unhas mais freqüente durante o verão é a onicomicose. Doença provocada por fungos e também pelas leveduras. Ela começa na ponta da unha, deixando-a amarela, espessa e com uma aparência feia. Além disso, ela dói bastante e incomoda.

Desidratação
O risco de ter uma desidratação é maior no verão, pois nessa estação do ano transpiramos mais e existem mais chances de se comer uma comida estragada por má conservação. A desidratação se caracteriza pela perda de líquidos e sais minerais do corpo. Quando o organismo está funcionando normalmente perde-se em média 2,5 litros de água por dia, seja pela urina e fezes, seja pelo suor ou pela respiração. Essa perda pode se tornar excessiva por vários motivos. O simples aumento da transpiração ou uma intoxicação alimentar podem ser fatores determinantes na hora de se ficar doente. Uma pessoa desidratada fica com sede, com a boca e mucosas secas, olhos ressecados e fica muito tempo sem urinar. Existem algumas coisas que você pode fazer para prevenir a desidratação, como usar roupas leves, ingerir constante mente líquidos, não comer alimentos que tenham ficado muito tempo fora da geladeira, por exemplo, e sempre preferir ficar em lugares arejados e frescos.

Insolação
A insolação acontece quando uma pessoa fica tempo demais exposta ao sol. Seus sintomas são intensa falta de ar, dor de cabeça, náuseas, tontura, temperatura do corpo elevada, pele quente, avermelhada e seca, extremidades arroxeadas e até mesmo inconsciência. Além disso, com ela também vem a desidratação e queimaduras que podem ser apenas pele vermelha até bolhas na pele. Para evitar que isso aconteça com você, evite tomar sol nos horários em que ele está mais forte e sempre use filtro solar.

Intoxicação alimentar
Quando as pessoas estão na praia ou no clube e ficam com fome, muitas não pensam duas vezes antes de comprar um sanduíche natural , ou aqueles camarões em espetinho que são vendidos pelos ambulantes. O que elas não sabem é que isso é muito perigoso, principalmente no verão quando a temperatura está alta e é mais fácil as comidas estragarem. Por isso é importante sempre se alimentar em um lugar que você tenha certeza que a comida foi preparada com higiene e que foi bem armazenada, pois um alimento contaminado pela Salmonela, por exemplo, que é um microorganismo que atinge as carnes, pode causar até mesmo desidratação grave. Apesar disso, em geral os sintomas da intoxicação alimentar duram poucos dias. Nos casos menos graves, um dia de repouso e a ingestão de uma grande quantidade de água ou de sucos, são suficientes para compensar a perda de líquidos provocada pela diarréia ou pelos vômitos.

Fonte: Banco de Saúde

Tobey Maguire diz que está ansioso para ver "Homem-Aranha". Veja o novo uniforme do herói

Herói nos três filmes "Homem-Aranha", dirigidos por Sam Raimi, Tobey Maguire afirmou que está ansioso para ver a nova versão do aracnídeo. "Estou empolgado. Acho que Marc Webb é um grande cineasta, e Andrew (o novo Homem-Aranha] é um ótimo ator. Sou fã dele", disse.

Tobey Maguire elogia uniforme do novo Homem-Aranha


O novo Homem-Aranha recebeu a aprovação do antigo. Ou pelo menos no que diz respeito ao uniforme.

Tobey Maguire, que interpretou o herói na primeira trilogia, disse que o figurino que será usado por Andrew Garfield é “cool”.

“O uniforme? Eu achei cool. Acho que eles fizeram um ótimo trabalho com o design dele. Estou empolgado para vê-lo em ação”, disse o ator à MTV dos Estados Unidos.

E, segundo Emma Stone, a Gwen Stacy do filme, a roupa não é apenas bonita. A atriz contou que ela terá ainda modernos equipamentos para atirar teias.

O reboot de Homem-Aranha, ainda sem um nome oficial, tem direção de Marc Webb e estreia marcada para 3 de julho de 2012.

(Virgula)

Câmera flagra acidente que matou 5 em BH

'Ele bombeava o freio, em vez de vir em cadência normal’, diz especialista
Osias Baptista analisou as imagens do acidente desta sexta (28) no Anel.
Câmera da TV Globo flagrou a batida que matou 5 pessoas em BH.
A imagem mostra a carreta carregada de trigo seguindo no sentido Vitória, na faixa da esquerda. Depois de fazer a curva, o motorista joga o veículo para a pista central, provocando o acidente. A carreta atinge vários carros e arremessa um caminhão baú para o barranco. O veículo continua arrastando os carros que estavam na faixa da esquerda e derruba um poste de iluminação. O acidente aconteceu nesta sexta-feira (28) no Anel Rodoviário de BH. Cinco pessoas morreram.

O especialista em trânsito, Osias Baptista, analisou as imagens. Segundo ele, vale destacar a diferença de velocidade entre todos os outros veículos e o caminhão. “É possível perceber que a luz de freio se apaga, depois acende de novo, tornou a apagar e tornou a acender. Então ele estava realmente numa situação que ele já estava bombeando o freio, em vez de vir numa cadência normal”, disse.

O especialista ressalta que antes da curva tem uma ligação da via marginal para a via principal. “Há uma zebra, com setas indicando que esta faixa desaparece, as três faixas viram duas, para permitir esse ingresso dos veículos da via marginal. Isso provoca naturalmente uma retenção no tráfego que está descendo.”

Mais a frente há outra redução de pista. De acordo com Baptista, “a situação física de falta de projeto de engenharia, causa uma retenção no pé de uma descida de seis quilômetros”. Outro problema que ele ressalta é o limite de velocidade. “Como é possível que se permita que um caminhão chegue a uma velocidade acima de 120, 130 quilômetros por hora numa situação que é sempre crítica”, disse.

A falta de conhecimento da rodovia é um agravante para o especialista. “Quando a pessoa de fora não conhece e se depara com uma situação dessa, ai ele não tem jeito de fazer mais nada”, conclui.

G1

Justin Bieber e Selena Gomez vão ao cinema e provocam loucura

Justin Bieber e Selena Gomez vão ao cinema e provocam loucura


Reprodução/TMZ


Segundo o site gringo "TMZ", os ídolos teen Justin Bieber e Selena Gomez curtiram um encontro no escurinho do cinema, na noite da última quinta-feira (27). O programa normal para a maioria dos adolescentes foi para eles a loucura de sempre. Guarda-costas, multidão de fãs e paparazzi transformaram o encontro dos jovens pombinhos no evento da noite na cidade de Burbank. Selena, apesar de esconder o rosto algumas vezes, não perdeu o bom humor enquanto Justin, como sempre, foi assediado pelas fãs,

Perseguição, tiroteio e pânico pelas ruas de três bairros em Vitória

Mais de 40 policiais participaram da ação na tarde deste sábado que prendeu o traficante Kleanderson Nilson da Silva, de 26 anos. Várias crianças estavam nas ruas e quase foram atingidas pelos tiros




foto: Gabriel Lordêllo - GZ

Kleanderson Nilson da Silva foi preso após seer perseguido pela Polícia Militar

Policiais militares e um suspeito de tráfico de drogas trocaram tiros durante uma perseguição, na tarde deste sábado (29), pelas ruas dos bairros Santo Antônio, Caratoíra e Alagoano, em Vitória. Moradores ficaram assustados e com medo dos tiros, houve correia pelas ruas. O bandido chegou a engolir parte da droga que carregava para não ser pego pela polícia.

A Polícia Militar recebeu uma denúncia de que um rapaz, em uma caminhonete Mitsubishi L200, vermelha, estaria transportando drogas nas proximidades da pracinha de Santo Antônio. O veículo pertence a um policial civil, que seria sogro do suspeito.

Uma viatura da PM abordou o veículo e pediu para o motorista parar. O homem, identificado posteriormente como Kleanderson Nilson da Silva, 26 anos, não parou a caminhonete e acelerou para fugir. "A polícia atirou para deter o veículo", afirmou o tenente Evandro Guimarães, da 1ª Companhia do 1º Batalhão da Polícia Militar.

 Depois de muitas curvas e tiros, os policiais acertaram três pneus da caminhonete. Com o carro sem condições de andar, o suspeito parou na Avenida Serafim Derenze, em Santo Antônio, abandonou o veículo e saiu a pé pelas ruas dos bairros. Já com 10 viaturas e cerca de 40 policiais envolvidos nessa perseguição, Kleanderson pulou muros e invadiu uma casa carregando nas costas uma mochila.

"Na fuga, ele apontou uma pistola na minha direção e saiu em disparada. Conseguimos detê-lo dentro do banheiro de uma residência, onde ele dispensou a cocaína pelo vaso sanitário e engoliu cerca de 100 gramas da droga", informou um dos policiais que participou da prisão de Kleanderson e que preferiu não se identificar.


foto: Gabriel Lordêllo - GZ

Carro utilizado pelo suspeito foi atingido por tiros e teve os pneus furados
A prisão do rapaz custou também o desgaste dos nervos de moradores dos bairros por onde a caminhonete e as viaturas passaram em alta velocidade. Uma criança de 11 anos, escapou por pouco de ser atingida por um tiro. O menino estava limpando o carro do avô, na rua Ferreira das Neves.

"Eu estava dentro, sentado no banco do motorista, limpando quando ouvi a sirene. Ouvi o tiro e abaixei a cabeça, por nada não me acertou. Fiquei com medo e corri para dentro de casa", contou o garotinho, que estava acompanhado do irmão de 9 anos, dentro do carro.

O tiro atingiu o veículo do aposentado Paulo Martins, 57 anos. "Eu estava dentro de casa e ouvi os tiros e a correria. Tinha muitas crianças na rua, meu neto não foi atingido por pouco. Foi Deus quem impediu que ele fosse baleado", contou indignado o aposentado. O projétil, ponto 40, atingiu a traseira do carro, atravessou o banco de trás, passou pelo banco do motorista e vazou no párabrisa do veículo, que ficou destruído.

As crianças correram para casa, chorando muito e assustadas. Na mesma rua, na parede de uma casa ficaram duas marcas de tiros. As cápsulas de revólver ponto 40 foram recolhidas por moradores.

"Eu estava dentro de casa com meus filhos, de 1, 7 e 12 anos. Entrei em pânico quando ouvi os tiros na parede de casa. Gritei para todos abaixarem em casa, pensei que fosse tiroteio, nunca vi isso na minha vida. As crianças ficaram chorando, com medo", contou a moradora Flávia Nascimento, 29 anos. Na parede de outra casa e em um carro parado em frente a um lava-jato também ficaram marcadas pelas balas.

Drogas

Com o suspeito de tráfico, Kleanderson Nilson da Silva, 26 anos, a polícia encontrou uma mochila onde havia um quilo de maconha em barra, 119 buchas de maconha, material para embalagem das drogas, balança de precisão, uma munição calibre 12 e diversas munições 380.

O acusado de tráfico é ex-presidiário do Instituto de Reabilitação Social (IRS), onde cumpria pena em regime semi-aberto. Ele possui passagem na polícia por assassinato e por roubo. Na caminhonete usada pelo suspeito, foram encontradas balas de pistola ponto 40 e uma de 9 milímetros. O automóvel foi apreendido e encaminhado para o Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) de Vitória.



Vidro de carro ficou estilhaçado com um tiro
Glacieri Carraretto - A Gazeta

sábado, 29 de janeiro de 2011

Garota de 16 anos é assassinada em Baixo Guandu

Uma menina de 16 anos foi morta por volta das 22h30 de sexta-feira (28), em Baixo Guandu. De acordo com a Polícia Militar do município, a vítima, Ana Carolina da Silva, foi assassinada na casa onde morava com um menor, na rua Nilo Peçanha, em Rosário I. Segundo informações passadas para a polícia, a vítima estava grávida.

A PM foi até o local do crime através de uma ligação para o 190 e encontrou dois potes de ácido bórico, sacolas para embalar droga, DVDs piratas e um projétil de 38 intacto. Dois papelotes de substância aparentando ser cocaína também foram encontrados no bolso da vitima.

Todo o material foi recolhido pela perícia. Ainda segundo informações passadas para a polícia, na casa da vitima funcionava um comércio de drogas.

O dono do imóvel foi detido e encaminhado ao Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) de Colatina para prestar depoimento. Mas o suspeito pelo crime e suposto namorado da vítima não foi localizado.

 Gazeta Online Norte

Atriz Geórgia Gomide morre aos 73 anos

Atriz de 73 anos estava internada desde terça-feira.
Corpo será enterrado no Cemitério da Consolação.


A atriz Geórgia Gomide morreu no início da madrugada deste sábado (29), em São Paulo, aos 73 anos. Ela estava internada desde terça-feira (25) Hospital Sancta Maggiore. Segundo a família, ela teve uma infecção generalizada.

A atriz começou a carreira na TV Tupi, onde trabalhou em novelas com “Éramos seis” e “A fábrica”. Na Rede Globo, Geórgia participou da minissérie “Anos rebeldes” e de novelas como “Quatro por quatro” e “Uga-uga”. O maior sucesso da atriz foi como Dona Bina, em “Vereda Tropical”. O último trabalho na TV Globo foi em 2006, em Malhação. No ano passado, ela encenou a peça “Perto do fogo”, na capital paulista.
O corpo de Geórgia Gomide está sendo velado no Hospital Beneficência Portuguesa, na manhã deste sábado. O enterro está previsto para as 16h30, no Cemitério da Consolação, na região central de São Paulo.


Nascida em São Paulo, Elfriede Helene Gomide Witecy, viveu dona Bina, uma viúva proprietária de uma cantina na Vila dos Prazeres, na novela "Vereda Tropical", de Silvio de Abreu, em 1984. A atriz, que começou na TV Tupi, fez mais de 40 novelas, como "O Tempo e o Vento", "Anos Rebeldes" e "Quatro por Quatro". Também atuou em "Tocaia Grande", da extinta TV Manchete", em algumas novelas da Record, como "Por Amor e Ódio" e "Louca Paixão", e no SBT, como "O Direito de Nascer".

Em 1966, ela protagonizou, com sua colega Vida Alves, o primeiro beijo homossexual da televisão brasileira, no teleteatro "Calúnia". Seu último trabalho foi em "Malhação" de 2005, como Mamma Francesca.

(com informações do G1 e da Agência Estado)

DSTs: saiba a maneira de se proteger


Saiba sobre sintomas, tratamentos e prevenção das principais DSTs - Aids, candidíase, herpes, HPV, sífilis, clamídia e mais



Aids

Outras formas de contágio - Contato com sangue contaminado por meio de agulha ou transfusão e transmissão de mãe para filho na gravidez ou amamentação.

Sintomas - No início, gripe, emagrecimento, febre e diarréia. Depois, doenças oportunistas ligadas à baixa imunidade, como tuberculose.

Tratamento - Não tem cura, mas o coquetel anti-retroviral inibe a reprodução do HIV.

Prevenção - Fazer sexo com camisinha e não compartilhar o uso de seringas.

Candidíase

A candidíase é uma condição causada pelo fungo Candida albicans. É também conhecida como uma infecção de levedura. Pode infectar a vagina, boca, e áreas úmidas na pele.

Como acontece?

É normal a presença de algum fungo no corpo. Bactérias normalmente mantêm a população de fungos sob controle. Porém, às vezes ocorre crescimento de fungos e surge uma infecção.

Existem várias situações em que o fungo pode crescer demais ou se multiplicar. Por exemplo, antibióticos podem destruir as bactérias que inibem os níveis de fungo.

A candidíase aparece quando a resistência do organismo cai ou quando a resistência vaginal está diminuída. Alguns fatores são facilitadores dessa micose:

• antibióticos;
• gravidez;
• diabetes;
• outras infecções (por exemplo, AIDS);
• deficiência imunológica;
• medicamentos como anticoncepcionais e corticoides.

Outras formas de contágio - O fungo está presente na maioria das pessoas e a doença pode ser causada pela queda de resistência do organismo.

Sintomas - Corrimento semelhante à nata de leite, coceira intensa na região genital e também dor durante o sexo.

Tratamento - Antifúngicos via oral e/ou cremes vaginais.

Prevenção - Fazer sexo com camisinha e evitar roupas sintéticas e justas, como lycra.

Herpes

Outras formas de contágio - Contato da ferida que surge, principalmente na vagina ou pênis, com alguma lesão da pele. No parto, pode haver transmissão para o bebê.

Sintomas - Bolhas que podem provocar ardência e coceira. Costumam retornar sempre na mesma área.

Tratamento - Como não tem cura, antivirais dimuem o período de duração dos sintomas.

Prevenção - Fazer sexo com camisinha e evitar tocar diretamente nas feridas.

O que outros sites "herpes" não lhe dizem

A maioria das pessoas têm herpes simples - 70% têm herpes facial (aftas) e 10% têm herpes genital no Reino Unido. Estes números são ainda maiores em outros países incluindo os EUA eo mundo em desenvolvimento.

Três quartos não sabe que tem: 1 em cada 4 não terá nenhum sintoma, 2 em 4 terá apenas sintomas leves e não são suscetíveis de ser diagnosticada, 1 em cada 4 têm sintomas mais visíveis e serão diagnosticados.

Herpes simplex raramente é de importância médica - algumas pessoas ficam muito mal quando pegam, mas para alguns é como que pegar gripe.
Não é incurável - o seu sistema imunológico, cura muito bem e deixa de recorrências para a maioria das pessoas.
Existem métodos bons de tratamento - medicamentos ou tratamentos com ervas e um estilo de vida adequado.
Não é a única infecção que permanece conosco uma vez que pegamos - febre glandular varicela e também se escondem no corpo, mas ninguém faz um estardalhaço sobre elas.

Outros sites podem exagerar os casos e tentar fazer você acreditar herpes é um grande problema. Não se deixe enganar. Você não precisa se preocupar com isso.

HPV (papiloma vírus humano)

O que é a infecção genital por HPV?
Papilomavírus humano genital (também chamado HPV) é a mais comum infecção sexualmente transmissível (DST). Há mais de 40 tipos de HPV que podem infectar a área genital de homens e mulheres. Esses tipos de HPV podem infectar a boca e garganta. A maioria das pessoas infectadas com HPV não sabem que estão infectados.

HPV não é o mesmo que herpes ou o HIV (o vírus causador da Aids). Estes são vírus que podem ser transmitidas durante as relações sexuais, mas causam diferentes sintomas e problemas de saúde.

Quais são os sinais, sintomas e problemas de saúde potenciais do HPV?
A maioria das pessoas com HPV não desenvolve sintomas ou problemas de saúde dele. Em 90% dos casos, o sistema imunológico do corpo limpa HPV naturalmente dentro de dois anos.

Mas, às vezes, certos tipos de HPV podem causar verrugas genitais em homens e mulheres. Raramente, esses tipos podem causar verrugas na garganta - uma condição chamada de papilomatose respiratória recorrente ou PRR.

Outros tipos de HPV podem causar câncer cervical. Esses tipos podem também causar outros tipos de câncer, menos comum, mas grave, incluindo os cânceres de vulva, vagina, pênis, ânus, cabeça e pescoço (língua, amígdalas e garganta).

Os tipos de HPV que podem causar verrugas genitais não são os mesmos que os tipos que podem causar câncer. Não há nenhuma maneira de saber se as pessoas que adquirem o HPV irão desenvolver câncer ou outros problemas de saúde.

Sinais e sintomas de problemas relacionados com o HPV:
As verrugas genitais geralmente aparecem como um pequeno solavanco ou grupos de colisões na área genital. Eles podem ser grandes ou pequenos, aplainadas ou rugosas, ou em forma de couve-flor. Os profissionais de saúde podem diagnosticar verrugas, olhando para a área genital, durante uma visita ao consultório. As verrugas podem aparecer dentro de semanas ou meses após o contato sexual com um parceiro infectado, mesmo que o parceiro infectado não apresenta sinais de verrugas genitais. Se não for tratada, as verrugas genitais podem desaparecer, permanecer inalterados, ou aumentar em tamanho ou número. Elas não vão se transformar em câncer.

O Câncer do colo do útero geralmente não tem sintomas até que esteja bastante avançado. Por este motivo, é importante para as mulheres fazer exame do câncer do colo do útero . Os exames podem encontrar os primeiros sinais da doença para que os problemas possam ser tratados precocemente, antes mesmo de se transformar em câncer.

Outros câncer relacionados com o HPV podem não ter sinais ou sintomas até que estejam avançadas e de difícil tratamento. Estes incluem cânceres da vulva, vagina, pênis, ânus, cabeça e pescoço.

PRR causa crescimento de verrugas na garganta. Às vezes, pode bloquear as vias respiratórias, causando uma voz rouca ou respiração agitada.

Como as pessoas adquirem o HPV?
O HPV é transmitido pelo contato genital, na maioria das vezes durante o sexo vaginal e anal. HPV também pode ser transmitida durante o sexo oral e contato genital-a-genital. O HPV pode ser transmitido entre hetero e parceiros do mesmo sexo, mesmo quando o parceiro infectado não apresenta sinais ou sintomas.

Uma pessoa pode ter o HPV, mesmo que anos se passaram desde que ele ou ela teve contato sexual com uma pessoa infectada. A maioria das pessoas infectadas não sabem que estão infectadas ou que estão passando o vírus a um parceiro sexual. Também é possível obter mais de um tipo de HPV.

Muito raramente, uma gestante com HPV genital pode passar HPV ao bebê durante o parto. Nestes casos, a criança pode desenvolver a PRR.


Sintomas - Verrugas nas genitais. Podem surgir lesões nos olhos e boca. A doença tem relação com câncer de cólo do útero.

Tratamento - Além de remédios (via oral), cirurgias e aplicação de laser para eliminar lesões.

Prevenção - Fazer sexo com camisinha. Há vacina, indicada para o início da vida sexual*.

Sífilis

Outras formas de contágio - Transfusão de sangue, seringas compartilhadas e grávidas infectadas que, durante a gestação, podem contaminar os filhos.

Sintomas - Ferida genital e caroço na virilha. Pode provocar manchas vermelhas pelo corpo, queda de cabelo e até cegueira.

Tratamento - Injeção de penicilina. Tem cura, porém, se não tratada, pode levar à morte.

Prevenção - Fazer sexo com camisinha; grávidas devem fazer pré-natal periódico.

Tricomoníase

Outras formas de contágio - Somente por transmissão sexual.

Sintomas - Corrimento amarelo-esverdeado, mau cheiro, dor durante o sexo, ardor, dificuldade para urinar e coceira nos órgãos sexuais.

Tratamento - Os parceiros devem ser tratados com antibióticos.

Prevenção - Fazer sexo com camisinha.

Uretrites (clamídia e gonorréia)

Outras formas de contágio - A transmissão pode ocorrer no parto. O bebê pode ficar cego se for contaminado.

Sintomas - Clamídia: corrimento parecido com clara de ovo. Gonorréia: ardência ao urinar e corrimento amarelo-esverdeado.

Tratamento - São indicados antibióticos para o tratamento de ambas as doenças.

Prevenção - Fazer sexo com camisinha. É preciso avaliar cor, aparência e cheiro da vagina.


Consultoria: Ricardo Shiratsu, coordenador do ambulatório de doenças sexualmente transmissíveis da Universidade Federal de São Paulo e assessor do departamento de DST da Sociedade Brasileira de Dermatologia. 
* Não é oferecida no Sistema Único de Saúde, apenas em clínicas particulares.


por Fabricio Pellegrino
Conteúdo do site VIVA!MAIS

Outras fontes:
Centros para Controle e Prevenção

Gineco

Tráfico oferece recompensa a quem der pista sobre policiais

Criminosos ameaçam a polícia até pelo Disque-Denúncia, da Secretaria de Segurança Pública
A Gazeta
Traficantes do bairro Planalto Serrano, na Serra, oferecem recompensa em dinheiro por informações privilegiadas da rotina dos policiais civis, sobretudo dos que atuam na Delegacia de Crimes contra a Vida do município. E, para fazer ameaças, utilizam até o Disque-Denúncia, telefone disponibilizado pela Secretaria de Segurança Pública para levar a polícia até suspeitos de crime.

O delegado Josafá da Silva, titular da Crimes da Serra, afirmou que ameaças de morte e intimidações também têm sido feitas por telefonemas anônimos feitos diretamente para a delegacia.

"Estão oferecendo recompensa para quem der informações privilegiadas sobre a rotina dos policiais daqui, da delegacia. Não vou revelar o valor, mas deixo claro que esses telefonemas não nos intimidam. Muito pelo contrário: cada vez mais realizamos operações no bairro (Planalto Serrano) para inibir o tráfico e, como consequência, reduzir os índices de homicídios", destacou o delegado.

Silva explicou, ainda, que essas ameaças a policiais são constantes, especialmente desde a morte do traficante conhecido como Ronaldo Zoião, ocorrida em agosto do ano passado.

Prisão
Na noite da última quinta-feira, uma operação envolvendo policiais das delegacias de Crimes Contra a Vida da Serra e da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (Deten) foi realizada em Planalto Serrano. O objetivo era prender suspeitos têm feito ameaças de morte a policiais.

Ao chegarem ao bairro, foram vistos por um homem identificado como Emerson Silva de Vasconcelos, 31 anos. Ele tentou fugir e, ao ser alcançado pelos policiais, reagiu, mas acabou preso. Com Vasconcelos, foram encontradas 30 buchas de maconha e 20 pedras de crack, além de um revólver calibre 38.

Ao ser ouvido, Emerson negou que houvesse feito qualquer tipo de ameaça contra os policiais. Ele disse ao delegado que nunca havia sido preso antes e que se envolveu com tráfico há pouco tempo.

"Eles querem demonstrar que têm o controle"

Um investigador da polícia civil - cujo nome não será divulgado por questão de segurança - afirmou que o fato de traficantes pontuarem os nomes dos policiais civis que estão com a "cabeça a prêmio" representa uma reação de criminosos para demonstrar o controle da situação, sobretudo, após uma intervenção policial. Para o policial, essas listas - algumas delas têm até o preço tabelado - não intimidam nem inibem a ação dos policiais civis que combatem o tráfico e os homicídios nas regiões mais críticas da Grande Vitória. "Quanto à região de Planalto Serrano, nunca recebi denúncias de policiais ameaçados por traficantes daquela região, mas, por exemplo, teve uma época em que os traficantes de Santa Rita, bairro de Vila Velha, tinham eleito um policial como alvo deles."

Policiais militares são alvo de pedradas em bairro de Vitória
Policiais militares foram recebidos a pedradas por moradores do Bairro da Penha, em Vitória, na noite de ontem. Um sargento foi ferido na cabeça e precisou ser socorrido, mas passa bem.

Segundo informações dos militares, três viaturas realizaram um cerco no Beco do André, local identificado como ponto de venda de drogas. Um rapaz foi detido, e com ele foram encontrados 140 papelotes de cocaína e 18 pedras de crack.

Os moradores ficaram revoltados com a prisão e começaram a arremessar pedras e pedaços de madeira. "Um pedaço quase atingiu meu rosto", contou uma moradora.

A faxineira C.P, 32 anos, disse que a represália era contra supostas agressões ao suspeito. "Os policiais militares agrediram o rapaz, e isso deixou a população indignada", afirmou a moradora.

Detidos
Outras duas pessoas foram detidas e encaminhadas para o Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) de Vitória: uma mulher acusada de instigar a população a agredir os PMs e um homem que tinha um mandado de prisão em aberto.

Os policiais informaram que não agrediram o morador preso, suspeito de tráfico, mas que foi detido por utilizar de força, pois teria resistido à prisão.

Os militares que estavam no Bairro da Penha precisaram pedir reforço para conseguir sair do local. Outras seis viaturas deram apoio a eles. Segundo os PMs, essa foi a quarta vez que os policiais são recebidos a pedradas na região do Bairro da Penha. (Glacieri Carraretto)