domingo, 30 de janeiro de 2011

Câmera flagra acidente que matou 5 em BH

'Ele bombeava o freio, em vez de vir em cadência normal’, diz especialista
Osias Baptista analisou as imagens do acidente desta sexta (28) no Anel.
Câmera da TV Globo flagrou a batida que matou 5 pessoas em BH.
A imagem mostra a carreta carregada de trigo seguindo no sentido Vitória, na faixa da esquerda. Depois de fazer a curva, o motorista joga o veículo para a pista central, provocando o acidente. A carreta atinge vários carros e arremessa um caminhão baú para o barranco. O veículo continua arrastando os carros que estavam na faixa da esquerda e derruba um poste de iluminação. O acidente aconteceu nesta sexta-feira (28) no Anel Rodoviário de BH. Cinco pessoas morreram.

O especialista em trânsito, Osias Baptista, analisou as imagens. Segundo ele, vale destacar a diferença de velocidade entre todos os outros veículos e o caminhão. “É possível perceber que a luz de freio se apaga, depois acende de novo, tornou a apagar e tornou a acender. Então ele estava realmente numa situação que ele já estava bombeando o freio, em vez de vir numa cadência normal”, disse.

O especialista ressalta que antes da curva tem uma ligação da via marginal para a via principal. “Há uma zebra, com setas indicando que esta faixa desaparece, as três faixas viram duas, para permitir esse ingresso dos veículos da via marginal. Isso provoca naturalmente uma retenção no tráfego que está descendo.”

Mais a frente há outra redução de pista. De acordo com Baptista, “a situação física de falta de projeto de engenharia, causa uma retenção no pé de uma descida de seis quilômetros”. Outro problema que ele ressalta é o limite de velocidade. “Como é possível que se permita que um caminhão chegue a uma velocidade acima de 120, 130 quilômetros por hora numa situação que é sempre crítica”, disse.

A falta de conhecimento da rodovia é um agravante para o especialista. “Quando a pessoa de fora não conhece e se depara com uma situação dessa, ai ele não tem jeito de fazer mais nada”, conclui.

G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.