domingo, 1 de janeiro de 2012

Verão. Não deixe sua dieta numa fria neste calor


No calor escaldante do verão dá uma vontade irresistível de abusar de alimentos e bebidas refrescantes como sorvetes, açaí, sucos de frutas, água de coco e cerveja, estupidamente gelada. Sem contar as iguarias que adoramos comer na praia.


Mas cuidado! Essas delícias em excesso são calóricas e acabam sabotando o emagrecimento. Dependendo da quantidade, tomar água de coco pode ser pior do que comer um bolo de chocolate. Se comer a polpa do coco então... Ela é muito gordurosa: 100 gramas têm 590 calorias, o mesmo que um prato de massa com bastante molho.


No caso dos sorvetes, por que não trocar os de chocolate pelos picolés de fruta? A nutricionista Mariana Von Doellinger Andrade faz o alerta. "Deve ser consumido no máximo uma vez ao dia devido ao elevado teor calórico. Muitos também têm a gordura trans", explica.


Uma sugestão magrinha é fazer sacolés à base de frutas ou então gelatinas sem adição de açúcar. "Abuse de frutas frescas, saladas, fibras e proteínas magras. Cuidado com o excesso de carboidratos e prefira sempre os alimentos integrais. Não esqueça de tomar mais água gelada e dos alimentos que aceleram o metabolismo", aconselha Mariana.


Já tomar a habitual cervejinha ao lado de amigos em uma tarde de calorão pode levar por água abaixo a dieta da semana inteira. É que o álcool contém 7 calorias por grama e, além disso, apura o paladar, tornando os alimentos muito mais saborosos e irresistíveis.


Por isso, quando for saborear um chopinho ou alguma batidinha, a dica é evitar se esbaldar no tira-gosto. Prefira acompanhamentos sem gordura e evite as frituras.


Comer na praia é uma delícia, mas engorda...


Água de coco 


Quer um lugar melhor para tomar água de coco do que na praia? A bebida é um isotônico natural, hidrata e repõe vitaminas e minerais, mas mesmo sendo saudável pode engordar. Um copo de 200 ml de água de coco tem 41 calorias, a mesma quantidade que metade de uma maçã. Cinco copos ou um litro têm 205 calorias, o mesmo que um copo de achocolatado.


Milho


Boa pedida para a hora que bate aquela fominha no meio da manhã ou da tarde. Tem betacaroteno, vitamina B, C e sais minerais, mas também pode ser um dos maiores vilões, afinal, quando vendido nas praias, a pergunta mais comum é: vai manteiga? Resultado: mais gordura e muito mais calorias. Ótima opção, mas dispense a manteiga e não exagere no sal


Sucos


Mesmo os sucos de fruta natural podem ser calóricos! Uma laranja tem apenas 60 calorias, mas se você tomar um copo de suco de laranja que leva em média três unidades, o valor já sobe para 180 calorias. Um suco de mamão com laranja, por exemplo, tem 200 calorias e equivale a uma fatia de massa fina de pizza de mussarela. Cuidado também com sucos prontos com açúcar. Prefira, então, sempre a fruta ao invés do suco. E para refrescar-se sem culpa é dar preferência ao suco de limão ou maracujá.


Açaí 


Apesar de ser uma fruta, é bastante calórica (são 248 calorias em 100 gramas), além de vir acompanhada de granola, mel, banana, leite condensado e até castanha. Prefira porções menores. O ideal é consumir o açaí puro, mas se não tiver jeito, não adicione muitos ingredientes. Experimente batido com morango, fica menos calórico e muito saboroso!


Granola 


Este mix de cereais dá saciedade e energia, mas também contém açúcar: 4 colheres de sopa têm 260 calorias. Invista na versão diet/light da mistura. E não coma pura. Misture-a com iogurte ou salada de frutas, assim não corre o risco de comer mais do que o necessário! E, cuidado: se a granola tiver castanhas, o número de calorias dobra.



Sorvete


Verão não é verão sem sorvete. Pode ter seu lugar reservado em ocasiões especiais, porém no máximo uma vez ao dia. A versão de frutas é bem menos calórica. Aposte no picolé de fruta, que só tem 65 calorias por unidade.


Cerveja


Procure não abusar das bebidas alcoólicas, pois são diuréticas, como é o caso da cerveja. Reidrate o corpo com pelo menos um copo de água a cada duas horas. Além de hidratar, também previne o excesso da fome, principalmente antes das grandes refeições. A cerveja também é rica em calorias - cada lata tem 160. Lembre-se que é difícil parar na primeira...


Batidinhas 


As batidinhas são bombas calóricas. O melhor seria consumir uma dose de pinga, vodca ou saquê com uma porção de fruta natural e adoçante, com muito gelo, é claro. O prejuízo ao organismo será menor e em média serão 100 calorias ao invés de 250 das bebidas convencionais. A caipirinha, por exemplo, mistura álcool, que é calórico, com muito açúcar (são 340 calorias em 200 ml).




Uma brincadeira típica de criança pode ajudar os grandinhos a perder peso. Além de bastante acessível e divertido, o exercício trabalha os músculos, melhora a capacidade cardiovascular e contribui para a prevenção de doenças, como a osteoporose. A prática também ajuda a desenvolver a coordenação motora, aumenta a flexibilidade e o equilíbrio do corpo.


Dica de peso


Se você está muito acima do peso ou não pratica exercícios há muito tempo, o treino pode ser cansativo e desconfortável. Os pulos podem lesionar as articulações dos pés e dos joelhos, tornozelos e também prejudicar a coluna.


Aliança da calma


O casamento tende a reduzir o comportamento agressivo nos homens, indicou um estudo de pesquisadores da Michigan State University, nos Estados Unidos. Por um lado, são os homens menos problemáticos que tendem a casar mais cedo. O estudo acompanhou dados de 289 pares de gêmeos, que foram analisados à idade de 17 anos (quando nenhum participante era casado), 20, 24 e 29 anos (quando 60% estavam casados). O casamento, em geral, é positivo para os homens, concluiu o estudo.


Barriga nos ares


As crianças que não consomem frutas nem vegetais têm 13 vezes mais chances de sofrer com prisão de ventre e gases. Além disso, aquelas que bebem menos de meio litro de água por dia têm um risco ainda maior. O estudo, feito em uma universidade de Hong Kong, mostrou que o problema causar sérias consequências, desde problemas físicos a emocionais, como estresse, até dificuldades na escola, como baixa auto-confiança e piores interações sociais.


Abaixo o vermelhão


O verão ainda nem chegou, mas muito gente já deve ter exagerado na exposição ao sol. Para não prejudicar ainda mais a pele na estação do sol, o uso protetor solar é indispensável mesmo em dias nublados. Hidratar-se e comer mais frutas e hortaliças é a recomendação número 1 desse momento de recuperação da pele. Água nunca é demais, não espere sentir sede para beber. Chás e sucos naturais também são aliados da pele saudável. Hidrate a pele também com um creme específico para seu tipo (oleosa, seca, mista).




Drible a lotação


Para que a lotação da academia não atrapalhe seu treino, busque orientação com o seu professor sobre exercícios substitutos. "Lembre-se que o tempo ideal de intervalo entre as séries é de 30 a 120 segundos, passar disso pode comprometer seus resultados", avalia o professor de Educação Física Roque Luz.


A Gazeta
Daniella Zanotti 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.