sábado, 31 de dezembro de 2011

Verão: alimento certo, pele bronzeada

Quer manter o bronze? Coloque mais cor no prato
Para manter o dourado da pele, acrescente três frutas e três vegetais na alimentação diária


É claro que o sol é o principal fator para uma pele dourada de verão, mas a alimentação pode contribuir - e muito - para um bronzeamento saudável e gradual, segundo os nutricionistas. 

A dica principal para reforçar e prolongar aquela corzinha é manter uma dieta variada, com frutas amarelas e alaranjadas (alimentos ricos em uma substância chamada carotenóide) e vegetais verdes-escuros, além de vitamina A, C e E. 


O ideal é incluir três frutas amarelas e alaranjadas e três vegetais verdes-escuros diariamente no cardápio. "Alguns alimentos possuem nutrientes que ajudam na produção de melanina, que confere a cor à nossa pele. Cenoura, mamão, abóbora, laranja, batata-doce, damasco e espinafre são alguns exemplos. Os carotenóides auxiliam na conversão da vitamina A pelo corpo. Essa vitamina também pode ser encontrada em alimentos de origem animal, como leite, ovos e carnes", afirma a nutricionista Danielly Serrano Rocha. 

Já os alimentos ricos nas vitaminas C e E ativam o bronzeamento e fortalecem a pele para enfrentar o sol, pois são poderosos antioxidantes. "Elas protegem a pele dos radicais livres, prevenindo o envelhecimento", diz a profissional. Além de aumentar a produção de pigmentos, esses alimentos também são chamados de fotoprotetores. "Eles reduzem a sensibilidade da pele a queimaduras solares", afirma Danielly Rocha. 

A nutricionista Mariana Andrade também recomenda beber um copo de suco de frutas sempre após a exposição solar. "Melhora a viscosidade da pele e ajuda na reposição de minerais", diz. 

Receita de sucesso

Para conseguir e manter a cor do verão, inclua três frutas (uma laranja, uma fatia de mamão e acerola, por exemplo) e três vegetais (abóbora, brócolis, agrião e rúcula) diariamente nas refeições.

Prefira alimentos amarelos e avermelhados, como cenoura, abóbora, manga e beterraba. Eles são ricos em betacaroteno.

A proteína contida na carne, no leite e nos ovos também auxilia na produção de melanina. Inclua-os nas refeições diárias.

Soja, uva vermelha, vinho tinto, alho, casca de berinjela e beterraba são fontes de isoflavonas, que podem prevenir queimaduras solares, bem como a associação de vitamina C na dieta.

Tomar um copo de suco de frutas sempre após a exposição solar traz vários benefícios para a pele: melhora a viscosidade e ajuda na reposição de minerais.

Depois de conquistar a cor dos seus sonhos, mantenha o tom moreno consumindo vitamina C, ou seja, laranja, acerola, morango brócolis e couve.

Maçã verde, melão e romã também não podem faltar no cardápio. Essas frutas funcionam como um filtro solar natural, protegendo a pele da oxidação.

Ela aposta nos sucos para manter a cor

A veterinária Erica Baffa da Silva, 26, abusa de sucos de frutas durante todo o verão. E não é qualquer suco: ela investe nas versões com frutas cítricas, como laranja e acerola, além das misturas, como cenoura com beterraba, e manga com laranja. A escolha não é à toa. Erica adora praia e, como não pode ir todos os dias, tenta compensar na alimentação. "Eu gosto muito de praia, mas só posso ir nos finais de semana, por isso eu tento fazer refeições com alimentos variados, com algumas frutas e vegetais que me ajudam a manter a cor morena durante toda a estação. Se fico 15 minutos exposta ao sol, já fico com uma corzinha, mas acredito que os sucos auxiliam nesse efeito mais duradouro. Também adoro as frutas da época, como é o caso da manga", conta a veterinária.[Fonte: A Gazeta]

Veja abaixo sete dicas para conquistar a cor bronzeada que o verão 2011 pede:

1- Alimentação laranja 
De acordo com a dermatologista Aparecida Moraes, alguns alimentos aceleram o bronzeamento por conterem vitamina A e betacaroteno, que aceleram a pigmentação da pele e também mantêm o bronzeado de uma maneira saudável, diferente dos bronzeadores. Invista em mamão, cenoura, acerola, abóbora e em folhas verde escuras, como espinafre, brócolis, escarola, mostarda, entre outras.

2- Nutricosméticos 
O dermatologista César Cuono aconselha a ingestão dos chamados nutricosméticos – os famosos cosméticos em cápsulas. Saiba mais sobre os nutricosméticos

- As cápsulas contêm uma quantidade já suficiente de betacaroteno, vitaminas e antioxidantes que a pessoa deveria ter para o bronzeado. Quantidade essa que é difícil conseguir só com alimentos. Além disso, elas ajudam na fotoproteção da pele, mas é claro que não dispensam o uso do protetor solar.

3- Hidratação 
A pele precisar estar bem hidratada antes e após tomar sol. Crie o hábito de passar hidratante no corpo duas vezes ao dia, preferencialmente após o banho. Faça o mesmo com o rosto, mas escolha um produto específico para essa área e que seja compatível com seu tipo de pele.

4- Banho frio 
Aproveite que é verão e esqueça os banhos quentinhos que você toma nos dias gelados. A água quente resseca a pele, o que deixá-la ainda mais sensível e com propensão a descascar. Além disso, não use esponja e prefira sabonetes neutros e líquidos, que agridem menos a pele.

5- Protetor solar 
Proteger a pele do sol é fundamental, até mesmo para quem quer conquistar a cor bronzeada perfeita. Sem ele, a pele fica muito agredida, ardida e em um curto espaço de tempo. O valor do filtro solar também não deve ser tão baixo. O fator 30 é o ideal. Para o rosto, conte com fator mínimo de 40.

6- Horários 
De acordo com o dermatologista César Cuono, hoje em dia, o sol é perigoso em qualquer horário. Mesmo assim, se você puder, deve escolher tomar sol antes das 9h ou após às 17h (horário de verão).

- Além disso, evite ficar exposta ao sol durante muito tempo. Uma hora por dia é o ideal.
Se você só tem um final de semana para pegar uma corzinha, tente alternar os horários, pegando um pouco de sol pelo começo da manhã e mais um pouco no final da tarde.

7- Autobronzeador 
Depois que voltar da praia ou da piscina, se tiver seguido todas as dicas dos profissionais, pode fazer uma complementação do bronzeado com um autobronzeador. Clique aqui e veja como usar sem o risco de alergia e manchas. Saiba como escolher o seu autobronzeador

Dica de saúde: É importante deixar claro que o simples fato de a pele ficar bronzeada já é uma reposta do organismo à agressão causada pelo sol – o que já é prejudicial, pois sabe-se que o sol envelhece a pele, gera manchas em longo ou curto prazo e pode dar câncer. Lembre-se de sempre tomar sol com bastante moderação, jamais utilize bronzeador e tente contar com os autobronzeadores, que são a forma mais segura e eficaz de conquistar o bronzeado perfeito. 
[R7] 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.