domingo, 29 de agosto de 2010

Vitória, a bela capital do Espírito Santo chega aos 459 anos.

O Espírito Santo é um dos menores estados do Brasil. No entanto, é quase do tamanho de Portugal. Mas alguns detalhes fazem o maravilhoso pedaço do Brasil, amado por todos os seus habitantes e turistas. Os melhores lugares do estado: praias e mais praias no caminho do sol, montanhas e agradáveis cidades e vilas.

Vitória, a bela capital do Estado


Situação e Características

Vitória, capital do Espírito Santo, foi fundada em 1551 na Ilha da Vitória  na Baía de Vitória.


Vitória é uma ilha turística com muita luz do sol e calor muito perto do continente. É a capital do estado do Espírito Santo, que está localizado na fronteira norte do estado do Rio de Janeiro.

Com ambiente atraente e infra-estrutura turística, Vitória realiza regularmente grandes conferências técnicas graças  à sua proximidade com outras cidades brasileiras importantes de capitais, como Rio de Janeiro (50 minutos de vôo) e São Paulo (1 hora e 20 minutos de voo). Está a 521km (324milhas) do Rio de Janeiro, 524km (326milhas) de Belo Horizonte e 1202km  (747milhas) de Salvador.

A colonização deste pedaço de costa começou no Domingo de Pentecostes 23 de maio de 1535 com a fundação da Vila do Espírito Santo (Espírito Santo). Após constantes ataques dos índios locais a Vila foi transferido em 1551 para um local mais seguro na Ilha da Vitória e renomeado Vila Nova de Espírito Santo. O local inicialmente ocupado é agora a bela cidade de Vila Velha.


Vitória, situada entre as montanhas e o mar é constituída de uma parte superior e inferior da cidade. A cidade alta, com suas ruas estreitas, casas coloniais e igrejas é o núcleo histórico da cidade. Ela está ligada por degraus - a mais conhecida é a Escadaria Maria Ortiz - A parte baixa da cidade (Cidade Baixa) é o centro financeiro e empresarial.


Algumas Atrações turísticas de Vitória 

O solar Monjardim, em Jucutuquara, é sede do Museu de mesmo nome, o mais importante do Estado, pertencente à Universidade Federal do Espírito Santo. É, provavelmente, a mais antiga construção rural particular do período colonial capixaba. Foi edificada como sede da fazenda Jucutuquara e era, inicialmente, de propriedade dos padres da Companhia de Jesus. Com a expulsão destes, foi adquirida pelo comerciante Gonçalo Pereira Pinto. A fazenda ia do morro da Capixaba à Ponta de Tubarão, e produzia farinha de mandioca e, posteriormente, café.

Praia do Canto. A Praia do Canto (6km/4mi do centro da cidade) é um dos resorts mais popular de Vitória, com seus muitos bares e dos seus Parque Namorados ("Park Lovers", jardins, instalações desportivas pista de skate,).
Existe um mercado de artesanato muito popular no parque aos sábados.

Catedral 
Catedral Metropolitana de Vitória. A Catedral teve sua construção iniciada na década de 20 e concluída somente nos anos 70. Apresenta belíssimos vitrais, doados por famílias importantes da ilha, e uma cripta onde estão sepultados os bispos mais antigos do Espírito Santo. De estilo eclético, com predominância do neogótico, possui nave, capela-mor, coro, sacristia, transepto e cripta. O monumento se destaca por sua arquitetura e estilo único na capital.



Convento de São Francisco. Construído no séc. XVI pelos frades franciscanos a pedido do primeiro donatário da capitania do Espírito Santo, Vasco Fernandes Coutinho. Foi o primeiro convento franciscano ao sul do Brasil Colônia, e guarda os túmulos com restos mortais dos freis franciscanos que moraram no Espírito Santo e a Capela de Nossa Senhora das Neves. Construída no século XVIII, é tombada pelo Patrimônio Histórico Estadual. Atualmente funciona como sede da Arquidiocese de Vitória.

Igreja do Rosário. A Igreja do Rosário (Igreja do Rosário, 1765) está na Rua do Rosário, à direita da Praça da Catedral. De estilo barroco, possui um precioso acervo de arte sacra, foi tombada pelo IPHAN - Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. É o ponto de partida, todos os anos, da procissão de São Benedito, a mais importante e tradicional da Ilha de Vitória.

Igreja do Rosário

Igreja de São Gonçalo. Erguida entre 1707 e 1715, em estilo colonial, tornou-se a Igreja matriz da ilha durante a demolição da Igreja de São Tiago e o reinício das obras da Catedral Metropolitana, em 1933. Conhecida como Igreja dos casamentos duradouros, é administrada desde a fundação, pela Irmandade de Nossa Senhora da Assumpção e Boa Morte. Foi tombada como Patrimônio Histórico, em 1948, pelo IPHAN - Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. .

Igreja e Convento do Carmo. Neste conjunto arquitetônico iniciado no século XVII funcionou, durante a primeira metade do século XX, o Colégio do Carmo, a mais importante escola de educação feminina do Espírito Santo. Em 1913, a fachada da Igreja do Carmo foi reformada e suas características, substituídas pela atual decoração neogótica.

Palácio Anchieta. A construção iniciada ainda no século XVI pelos jesuítas, conhecida hoje como Palácio Anchieta, é resultado de inúmeras modificações feitas na igreja de São Tiago e no Colégio dos Jesuítas. Guarda o túmulo simbólico do padre José de Anchieta, que costumava percorrer a pé um trecho de aproximadamente 100 km entre Vitória e o município de Anchieta, ao sul do Estado. O palácio é utilizado como sede do governo do Estado do Espírito Santo, desde o século XVIII, sendo uma das sedes de governo mais antigas do Brasil.


Capela de Santa Luzia. Foi a segunda igreja construída no Estado, ainda em 1537, a mando de Duarte de Lemos quando ganhou a ilha de Vasco Fernandes Coutinho. Situava-se em local acima de um engenho da fazenda e próxima da residência do próprio Duarte de Lemos, muito freqüentada pelos antigos colonizadores da Capitania. Restaurada pelo IPHAN - Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, mantém traços arquitetônicos simples com característica da arquitetura colonial. Tem frontão e altar barrocos e é a edificação mais antiga da cidade.

Santuário de Santo Antônio. Projetado e construído nas décadas de 1950, 60 e 70, a perfeição e simetria das formas trata-se de uma fiel imitação da igreja bramantesca de Nossa Senhora da Consolação, um templo do século XVI, da cidade de Todi, na Itália. Os padres pavonianos contaram com a ajuda dos moradores do Bairro Santo Antônio, em mutirão, na construção do Santuário. Este foi dedicado ao Santo Padroeiro da Cidade.


Aeroporto Nacional de Vitória

O aeroporto de Vitória fica a menos de 10 km da distância UFES (Universidade Federal do Espírito Santo) e vários hotéis

Mais informações (em português) sobre o Vitória: http://www.vitoria.es.gov.br


Um comentário:

  1. Gostaria de saber se existe algum fato histórico que marcou a cidade de Vitória?

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.