quarta-feira, 12 de março de 2014

Pílula do dia seguinte. O que você precisa saber

Qual a eficácia da pílula do dia seguinte?

Quando tomada até 24 horas após o sexo desprotegido a pílula anticoncepcional de emergência vai evitar 95 por cento das gestações esperadas. Isso diminui a 85 por cento, quando a pílula anticoncepcional de emergência é tomada até 72 horas após a relação sexual desprotegida. A pílula anticoncepcional de emergência pode ser eficaz até 96 horas (quatro dias) após o sexo desprotegido, mas sua eficácia diminui significativamente com o tempo.

Quais são os efeitos colaterais da pílula do dia seguinte?

Efeitos colaterais leves e de curto prazo da pílula anticoncepcional de emergência podem incluir náuseas, vômitos e cansaço. Você também pode sentir dor abdominal, diarreia, tonturas, dores de cabeça, seios sensíveis e sangramento vaginal. Se vomitar dentro de duas horas depois de tomar a pílula contraceptiva de emergência, você terá que tomar um comprimido adicional. Se for bem sucedido na prevenção da gravidez, a maioria das mulheres terão um período normal na época normal, embora possa vir mais cedo ou um pouco atrasado.

Onde posso obter a pílula do dia seguinte?


Se você já teve relações sexuais desprotegidas e sua contracepção falhou (como um preservativo quebrado) ou você se esqueceu de tomar a pílula anticoncepcional, você pode obter a pílula contraceptiva de emergência na maioria das farmácias sem receita médica. O farmacêutico terá de fazer algumas perguntas simples que você possa recebê-la. Em alguns casos, você não será capaz de comprar a contracepção de emergência a partir do seu farmacêutico que poderá encaminhá-la a um médico. É importante lembrar que a pílula anticoncepcional de emergência só funciona quando você tomá-la dentro de 96 horas (quatro dias) desde que se envolva em relações sexuais desprotegidas, com a eficácia diminuindo após as primeiras 24 horas.

Como é que a pílula do dia seguinte funciona?

A contracepção de emergência (também conhecida como pílula do dia seguinte ou ECP) ​​pode parar uma gravidez antes do seu início, impedindo ou retardando a liberação de um óvulo do ovario.A pílula não impede a fecundação, inibe a implantação ou termina uma gravidez estabelecida. Não é uma pílula abortiva. Ele também não inibe nenhuma contracepção em curso e não oferece nenhuma proteção contra doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).


Quem não deve tomar a pílula do dia seguinte?

Você não deve tomar a pílula anticoncepcional de emergência se:
- Você já teve relações sexuais desprotegidas mais de 120 horas (cinco dias) atrás
- Você pensa que pode estar grávida
- A sua menstruação está atrasada, não deve tomar a pílula contraceptiva de emergência.

Antes de comprar a pílula contraceptiva de emergência, você deve dizer a seu médico ou farmacêutico se você sofre de pressão alta, diabetes, doença hepática grave, teve doenças cardíacas, acidente vascular cerebral ou um câncer de mama, e também se você estiver tomando qualquer medicação.

Quantas vezes eu posso usar a pílula do dia seguinte?

Apesar de não haver limite para o número de vezes que você pode tomar a pílula contraceptiva de emergência, você só deve usar isso em situação de emergência e não como um método regular de contracepção. Ela não impede a gravidez, bem como outros métodos contraceptivos, e também não protege contra doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Se a pílula anticoncepcional de emergência é usado mais de uma vez em um ciclo menstrual é mais susceptível de perturbar o seu ciclo menstrual.

Se você está usando regularmente a pílula anticoncepcional de emergência, recomenda-se que você visitar o seu médico local, clínica de saúde sexual para discutir suas opções contraceptivas.


O que devo fazer em seguida, depois de tomar a pílula do dia seguinte?

Depois de tomar a pílula contraceptiva de emergência, você deve continuar a usar um método fiável de contracepção. A pílula anticoncepcional de emergência não irá protegê-lo contra futuras relações sexuais desprotegidas.

Se já estiver a tomar a pílula anticoncepcional, mas deixou de tomar uma, continue tomando-as. É aconselhável que você faça uma consulta com seu médico de família local, clínica de saúde sexual ou dentro de 2-3 semanas para avaliar a eficácia da pílula anticoncepcional de emergência e discutir um método fiável de contracepção para você.

Se você não receber o seu período dentro de três semanas de tomar a pílula contraceptiva de emergência, você deve consultar um médico, porque você pode estar grávida.

E se a pílula do dia seguinte não funciona?

Se você não receber o seu período dentro de três semanas de tomar a pílula contraceptiva de emergência, é aconselhável que você visite o seu médico, clínica de saúde sexual, pois pode haver uma chance de que você esteja grávida. Não há evidências de que a pílula anticoncepcional de emergência vai prejudique o desenvolvimento do feto, se você decidir continuar a gravidez. No entanto, existem outras opções disponíveis para você se você decidir não continuar com a gravidez.


Como faço para tirar a pílula do dia seguinte?

A contracepção de emergência tablet deve ser tomada o mais rapidamente possível (dentro de quatro dias), depois de ter relações sexuais desprotegidas. Quanto mais cedo for tomada, maior a chance de que você não engravidar, pois a eficácia da pílula anticoncepcional de emergência diminui significativamente com o tempo.

Qual é a pílula do dia seguinte?

O contraceptivo de emergência pílula contém uma hormona progesterona, semelhante a um dos hormônios comumente encontrados na pílula contraceptiva combinada. Você pode levá-la para reduzir a chance de engravidar depois de ter relações sexuais desprotegidas, ou porque você não usou contraceptivo ou se o contraceptivo falhou, como um preservativo furado ou se você esqueceu de tomar a pílula. A pílula do dia seguinte tem certas restrições que afetam a eficácia de tempo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.