terça-feira, 15 de novembro de 2011

Os chás que ajudam a detonar as gorduras

Os chás que ajudam a detonar as gorduras
Eles auxiliam na redução de peso, pois aceleram o metabolismo

Na Inglaterra, tomar o chá das 5 é uma tradição. Aqui no Brasil, ele não é tão tradicional assim, mas, se for um aliado da perda de peso, pode se transformar rapidamente em rotina e podemos ter o chá das 5, das 6, das 7, das 8, e assim por diante. Tudo em nome de uns quilinhos a menos na balança.

Algumas ervas têm efeito diurético, aceleram o metabolismo, são antioxidantes, queimam calorias, aumentam a resistência imunológica e a absorção de carboidratos. Além disso, podem atuar como facilitador na redução daqueles quilos extras, se aliadas a uma boa alimentação e exercícios físicos.

Entre os muitos chás que possuem a função de fazer perder peso, uma novidade já está sendo consumida pelos adeptos da bebida: o chá de oliveira. Para a nutricionista Letícia Matrak, o composto acelera o metabolismo, além de atuar como função diurética e na diminuição do inchaço corporal.

Letícia ressalta ainda que, para preparar a bebida, é necessário colocar água para ferver e, após a ebulição, adicionar os ingredientes com o fogo desligado. Tampar o recipiente e aguardar por cinco minutos. E, antes de servir, coar o líquido. A nutricionista destaca também que a bebida deve ser servida imediatamente após o preparo, pois com o passar do tempo o chá vai perdendo seu valor nutricional.


É necessário, no entanto, tomar alguns cuidados. "Algumas pessoas que sofrem de hipertensão arterial devem evitar os chás que possuem cafeína, como é o caso do chá verde. Ele pode aumentar a pressão. E pessoas que sofrem de insônia devem evitá-lo, pois podem piorar os sintomas da falta de sono".

As ervas podem auxiliar na redução de peso, mas o chá não pode ser combinado ao açúcar. Adoçantes dietéticos também não devem ser usados. Segundo a nutricionista, o melhor mesmo é tomar o chá puro. "O adoçante altera a química do composto, o que o faz não ter o mesmo efeito desejado. O único adoçante que pode ser usado sem alterar as funções da erva é o estévia, pelo fato de ele ser natural".

A bebida pode ser consumida antes ou depois das refeições, de três a quatro vezes ao dia. "O chá deve ser ingerido somente até as quatro horas da tarde, pois ele pode tirar o sono, causando insônia. Isso no caso de a pessoa ter problemas para dormir", afirmou Letícia.


foto: Divulgação

Chá verde com gengibre

Efeito diurético, antioxidante, acelera o metabolismo, resistência imunológica

Ingredientes:
- 300 ml de água fervente
- 2 pedaços pequenos de gengibre
- 1 colher (sobremesa) de chá verde a granel


Receitinhas

Chá de oliveira
Acelera o metabolismo, diminui o inchaço, ação diurética

Ingredientes:
- 300 ml de água fervente
- 2 colheres (de chá) de folhas de oliveira


Chá verde com canela
Acelera o metabolismo, é antioxidante, ajuda na absorção de carboidratos e tem efeito diurético
Ingredientes:
- 300 ml de água fervente
- 1 pauzinho de canela
- 2 colheres (de chá) de folha de chá verde


Chá emagrecedor de várias ervas
Facilita o emagrecimento. Atuam nos rins, fígado e intestino, regulando as atividades desses órgãos e acelerando o metabolismo. Agem na quebra dos lipídios, que são eliminados pelas fezes. Algumas dessas ervas também têm efeito laxativo.
Ingredientes:
- 1 col. (de chá) das ervas chá verde, espinheira-santa,  carqueja, hibisco,  abacateiro, alcachofra, cavalinha


Chá de salsinha com gengibre
Diminui a retenção de líquido
Ingredientes:
- 300 ml de água fervente
- 2 pedaços pequenos de gengibre
- 2 colheres (de chá) de salsinha

gazetaonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.