domingo, 8 de agosto de 2010

Linhares, cidade de belezas naturais e de economia que se agiganta

Linhares é um município do estado do Espírito Santo, Brasil. Está a 135 km ao norte da capital Vitória, é o maior município em área com 4.407,4 km ², e tem uma população de mais de 124 mil (1997, IBGE).

Localiza-se a uma latitude 19º23'28" sul e a uma longitude 40º04'20" oeste, estando a uma altitude de 33 metros.

Geografia de Linhares.


Linhares é caracterizado por ondulantes planícies e numerosos lagos. Cortada pela BR-101A cidade está situada nas margens do rio Doce, no meio de 64 lagos. 58 destes lagos são o ano inteiro, enquanto os outros 6 são apenas recarregados a cada ano durante a estação das cheias.

O clima é quente, tropical e úmido, tipicamente com um inverno seco e verão mais úmido. As principais lagos da região são: Lagoa Juparanã, Vale do Suruaca, Lagoa Nova, Lagoa das Palmas
Lagoa das Palminhas, Lagoa Durão, Lagoa dos Amarelos, Lagoa Piabanha, Lagoa do Aguiar.

Neste município há duas reservas florestais, a de Sooretama e a da Cia. Vale do Rio Doce. Esta última é o único local onde ainda é encontrada uma árvore rara da Mata Atlântica, a Buchenavia pabstii, em extinção

História Linhares
A área hoje conhecida como Linhares já foi habitada pelos índios Botocudos. A cidade foi fundada em 22 de agosto de 1800, mas foi mais tarde destruída pelos índios, quando a guerra foi declarada com eles em 1809. Trata-se de quando foi dado o nome de Linhares, em homenagem a D. Rodrigo de Souza Coutinho, Conde de Linhares.

Linhares só se tornou município em 1943, quando se separou do município de Colatina. A área foi visitada pelo imperador Dom Pedro II, em 1860, quando visitou uma ilha da Lagoa Juparanã, nas proximidades, que até hoje é conhecida como Ilha do imperador.
Lagoa Juparanã com a ilha do Imperador ao centro


Breve relato histórico:

Segundo o site da prefeitur de Linhares,  a vigilância ao tráfico de ouro através do Rio Doce é que deu origem ao Povoado de Coutins, onde, em 1800, foi implantado o Quartel Militar, com o mesmo nome, que fazia a proteção da navegação do rio Doce. Os índios do grupo Botocudos, nação Gês ou Tapuias, primeiros donos da terra, resistiam tenazmente a qualquer colonização branca na área e assim o fizeram, até que armas superiores às suas os dizimaram totalmente.

Naquela época toda área da região era coberta pela Mata Atlântica, que aos poucos, e no decorrer de um século, foi devastada dando lugar a povoamentos, pastoreio e agricultura.

O primeiro povoado foi inteiramente destruído por ataques dos índios botocudos. E em 1809, outro povoado foi levantado no mesmo lugar, recebendo o nome de Linhares, em homenagem a D. Rodrigo de Souza Coutinho, o Conde de Linhares. O povoado ficava situado num platô em forma de meia-lua, às margens do Rio Doce. No leste e no oeste do povoado ficavam situados dois quartéis militares para avisar a população de prováveis ataques dos indígenas: um quartel estava situado onde hoje é o Bairro Aviso (daí o nome). O outro, localizava-se nas proximidades de onde fica hoje o Colégio Estadual.

Em 1819, é feita, por ordem de Francisco Alberto Rubim, uma "Vista e Perspectiva do Povoado de Linhares", e nela, vê-se também a Primeira Igreja, construída sob o patrocínio de Rubim. O povoado foi construído em volta de uma praça quadrada (atual Praça 22 de Agosto), que guarda até hoje seu traçado original. Nessa praça que os índios dançavam e cantavam no passado.

Em abril de 1833, em execução a uma Provisão de Paço Imperial o Povoado é elevado a condição de VILA, sendo sede do município do mesmo nome - Linhares - sob a proteção de N. S. da Conceição. Provisão de Paço corresponde, hoje, a um decreto do Presidente da República. Em 22 de Agosto do mesmo ano, realizou-se a primeira sessão solene da Câmara de Vereadores do Município de Linhares, dando "início a sua vida político - administrativa". Nessa época, o Brasil era Império, o Espírito Santo uma Província, e era Vila, a sede dos municípios; não existindo Prefeito, os municípios eram administrados pela Câmara de Vereadores.

O território do município de Linhares abrangia os que são hoje os municípios de Linhares, Rio Bananal, Colatina, Baixo Guandu, Pancas, São Gabriel da Palha, Sooretama e partes de Ibiraçu, Santa Tereza e Itaguaçu.

No final do século XIX, a Vila de Linhares entra em decadência e o povoado de Colatina, que pertencia ao município de Linhares, conhece rápido crescimento graças à colonização italiana com o plantio de café e a inauguração dos trilhos da Estrada de Ferro Vitória - Minas. Assim, por decreto de 30 de dezembro de 1921, ficou criado o município de Colatina, englobando a vila e o antigo município de Linhares. Esse fato contribuiu mais ainda com a decadência de Linhares verificada durante os 22 anos seguintes.

Em 1930, começam a chegar em Linhares os trabalhos de abertura de uma estrada, ligando-a a Vitória, para o sul e depois, ao norte, até São Mateus. Este fato, somado ao trabalho de linharenses junto ao Governo do Estado, faz com que a situação se transforme. No dia 31 de dezembro de 1943, por decisão do Governo do Estado, o município de Linhares foi restabelecido e desligado do município de Colatina. O fato foi muito festejado pelos linharenses, que passam a contar com seu primeiro prefeito nomeado: Dr. Roberto Calmon. A partir de 1943, a escalada do desenvolvimento de Linhares não é mais detida.

Fundação do Povoado: ano de 1800.
Criação do município de Linhares: 22 de agosto de 1833.
Recriação e nomeação do primeiro prefeito de Linhares: 31 de dezembro de 1943.



Principais Pontos Turísticos



Distrito de Regência

O Rio Doce que corta Linhares do oeste ao litoral desemboca no povoado de Regência. O encontro do rio com o Oceano Atlântico é uma das grandes atrações da pequena aldeia de pescadores. A Reserva Biológica de Comboios também está em Regência. O distrito é ainda a principal estação do Projeto Tamar no Espírito Santo. O turista poderá acompanhar de perto os trabalhos do Projeto Tamar e a participação da comunidade pela preservação ecológica. Regência está localizada a 42km de Linhares. Os surfistas adoram as praias de Regência e de Povoação (localizado a 36 km da sede). Ótimas para a prática do esporte, as praias também fazem parte de eventos estaduais.

Pontal do Ipiranga

Localizado a 45Km da sede do município, recebe banhistas e turistas de todo país, principalmente entre o mês de dezembro e o carnaval quando bandas nacionais são atrações garantidas. Possui infra-estrutura completa: água, luz, telefone, bares, restaurantes, hotéis, pousadas e outros. Em junho, todos os anos, é realizado o Forró Pontal, que atrai apreciadores desse ritmo de música.

Praia de Urrusuquara

Urrusuquara é ideal para a família. O balneário fica a 10 Km ao Norte de Pontal do Ipiranga e é ótimo para a pesca. Próximo à foz do Rio Ipiranga, Urussuquara tem visual rústico e ambiente tranqüilo.



Lagoa Juparanã








A principal lagoa do município é a Juparanã, com 90 km de círculo sendo 38 de extensão por 3Km a 4Km de largura. Ela é considerada a segunda maior do Brasil em volume de água. Localizada a 300 metros da BR 101 e a 10 quilômetros da sede do município, a Juparanã possui contornos sinuosos, dezenas de praias e área para camping. As praias mais procuradas são as de Três Pontas, Floresta, Praia do Caju, e Praia do Minotauro. A Ilha do Imperador, ao norte da lagoa, é outra atração. Foi visitada pelo Imperador D. Pedro II em 1860 e por Getúlio Vargas, em 1954. O acesso é feito por barco. A Lagoa Juparanã é boa também para pesca, pode-se encontrar, principalmente, robalo, tilápia, carpas e dourado.

Reserva Florestal da Vale do Rio Doce

A Linhares - Reserva Florestal da Vale do Rio Doce, área florestal administrada pela Companhia Vale do Rio Doce, localiza-se a 20Km da sede do município, com cerca de 22 mil hectares. Está inserida num dos mais importantes ecossistemas do mundo em termos de biodiversidade. Pelo seu estado de preservação, conservação e características ecossistêmicas, a reserva recebeu, em dezembro de 1999, da UNESCO - Órgão das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura - o reconhecimento como Sítio do Patrimônio Mundial Natural da Costa do Descobrimento.

Praia do Pontal do Ipiranga

Possui uma faixa de 300 metros de restinga ainda preservada. De acordo com informações de moradores e biólogos pode-se encontrar desde o maior mamífero que é a anta ou tapir, até numerosos primatas como o sagui, macaco-prego, o gambá etc. Ainda podemos ver, com sorte é claro, o tamanduá do mato e o caitetu. A onça pode raramente ser vista pelo homem; capivara, paca e cotia são roedores freqüentes. Há um grande número de insetos, borboletas de cores diversas, grandes aves rapina, gaviões, saracuras, periquitos, sanhaços, andorinhas, sabiás, corujas, garças, patos-do-mato. É ainda um local propício para surf, fotografia e pesca.

Praia de Regência

A praia de Regência fica localizada no Distrito de Regência. Na pequena vila de pescadores fica o antigo Farol de Regência, que sinaliza a entrada da Barra do Rio Doce e a aproximação de navios por mar. Caminhando pelo pontal de areia que protege a foz do Rio Doce, pode-se tomar banho nas partes represadas do rio ou mar. Mas a pesca e o surf são os maiores atrativos da região. Tanto no mar como na foz do rio, o peixe é farto e há uma variedade grande: cação, robalo, carapeba, pampo e outros. O mar é também o chamativo para os surfistas, é cada vez mais freqüente a presença de turistas paulistas e cariocas, que chegam ali apenas com o intuito de praticar o esporte nos tubos contínuos e perfeitos, formados pelas ondas de até 2,5 metros.

Praia de Povoação

Também no Oceano Atlântico, situada no distrito de Povoação. A praia é em mar aberto, com águas agitadas e grandes ondas, oferecendo excelentes condições para o surf. Outra atração próxima é a barra do Rio Monsarás, para o norte da orla marítima e a 3 km da base do Projeto Tamar. A praia de Povoação fica na margem norte da barra do rio, podendo-se, portanto dali também se apreciar o espetáculo grandioso do encontro do Rio Doce com as águas do Oceano Atlântico, acerca de 3 Km do povoado. Além das atrações naturais, o lugarejo é cheio de festividades, sendo a sede de uma das bandas de congo mais antigas do Estado: a de São Benedito. Outra festividade imperdível em Povoação é a festa junina para a qual os moradores preparam, com dedicação, uma grande quadrilha.

Praia de Barra Sêca (Nudismo)

Primeira praia de nudismo do Espírito Santo e sexta praia oficial do Brasil, inaugurada no dia 7 de setembro de 1994, Barra Sêca está incluída no Guia Mundial Naturalista. O Espírito Santo entrou para o rol dos Estados brasileiros, poucos por sinal, que possuem sua praia para a prática de nudismo. Para chegar ao local, perto de Linhares pegar a estrada para Pontal do Ipiranga e percorrer 54 quilômetros de estrada de chão. Chegando ao rio Ipiranga, existem barcos de travessia. Depois da travessia, basta andar 100m e tirar a roupa com segurança. Os naturistas que freqüentam o lugar encontram a tranqüilidade necessária para curtir a natureza. A prática do naturismo proporcionou a melhora da infra-estrutura do local e novas pousadas foram construídas para turistas. Barra Sêca já recebeu naturistas do Chile, França e Espanha, além dos principais Estados Brasileiros. A praia é dividida em dois setores, um para os casais e associados da Nates e outro para as pessoas desacompanhadas.

Eventos festivos no município de Linhares:
Janeiro
Folia de Reis de Povoação
Sempre cantada no dia 6/1 e 3/2. Seus integrantes cantam "Reis" vestidos a caráter. Belos chapéus enfeitados, "animais" estilizados à moda de "Reis" e muitos instrumentos: sanfona, violão, pandeiro, chocalho, etc...

Junho
3 - Festa do Caboclo Bernardo
Realizado em Regência, distrito de Linhares, onde nasceu Bernardo José dos Santos, um "heroi linharense", assim reconhecido por ter salvo centenas de vidas num naufrágio. São realizados torneios, competições, desfiles e apresentações do folclore: Congo Mirim de Regência.

Julho
26 - Festa de Nossa Senhora de Sant'Ana, no Pontal do Ipiranga

Agosto
22 - Data da 1ª Emancipação Política de Linhares. Comemoração de caráter cívico, realizando-se também a Exposição Agropecuária

Dezembro
8 - Festa da Padroeira da Cidade, Nossa Senhora da Conceição

27 - Festa do Congo, São Benedito em Povoação

Festa de Iemanjá
Realizada na passagem do ano no Balneário Pontal do Ipiranga, com diversas atrações, dentre elas, escolha da "Garota Verão", shows pirotécnicos e destaque para os centros umbandistas do município.

OUTROS EVENTOS ANUAIS
Carnaval no Balneário Pontal do Ipiranga - data móvel

Intercarense no Bairro Interlagos - data móvel

Micarense - Carnaval fora de época realizado entre os meses de abril e maio. São 3 dias com trio elétrico e muitas outras atrações

Alguma cidades próximas a Linhares:
Colatina: 60 km (pela rodovia ES-245 - que margeia o Rio Doce)
São Mateus: 84 km
Boa Esperança: 97 km
Cariacica: 100 km
Vila Velha: 110 km
Viana: 120 km
Domingos Martins: 120 km
Afonso Claudio 130 km
Guarapari: 150 km
Venda Nova do Imigrante: 150 km
Alfredo Chaves: 160 km

Distâncias de Linhares a algumas capitais de estados brasileiros:
Belo Horizonte 410 km
Rio de Janeiro 500 km
São Paulo: 970 km (Tempo de Viagem: 10h47min de carro)

2 comentários:

  1. OLA GALERA!!!
    MORO EM LINHARES A 22 ANOS E TENHO MUITO ORGULHO DA MINHA CIDADE ... E POR MORAR PERTO DAS LAGOAS + FREQUENTADAS POR TURISTAS ENTAO ... E MUITO BOM...

    ResponderExcluir
  2. as pessoas que moram nessa cidade são chatas..haaja pacienciaa

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.