Exibicionismo, ativismo ou loucura? Talvez um pouco dos três, mas o fato aconteceu em nome de uma boa causa. Cerca de 600 suíços ficaram pelados pra chamar a atenção do mundo para o derretimento da geleira de Aletsch, na Suíça. Detalhe: a temperatura ambiente era de 10º C negativos!
À frente dessa iniciativa, o fotógrafo Spencer Tunick – que já fotografou milhares de nudistas em diversas cidades do mundo, em ambiências diversas. Ele decidiu colaborar com o Greenpeace e protestar contra o aquecimento global do seu jeito: convidou homens e mulheres suíços a posar pelados, para ele, na própria região de Aletsch. Segundo o artista, corpos sem roupas demonstram a fragilidade da vida humana, tão vulnerável quanto as geleiras do mundo.
De acordo com o Greenpeace, a maior parte do gelo dos Alpes suíços desaparecerá até 2080, deixando apenas vales no lugar. Só no período de um ano, entre 2005 e 2006, a geleira de Aletsch recuou 115 metros. Tudo por causa do aquecimento do planeta.
Com esse trabalho, Tunick quer que as pessoas tomem consciência de que as mudanças climáticas não são um tema abstrato, mas uma perigosa ameaça que afeta todas as pessoas. Quer um jeito mais fácil e rápido do que esse para se fazer entender?
Planeta Sustentável 20 de agosto de 2007
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.