quinta-feira, 26 de abril de 2012

Universitários mortos a caminho da Bahia: "Queria ver a minha filha formada"

São Mateus 

foto: Edson Chagas
“Eu e meu marido agradecemos  o carinho e o empenho
de cada um de  vocês. Estou muito triste, mas   
emocionada com o apoio que tive”
Conceição de Paula, Mãe da Amanda
A comerciante Conceição de Paula sonhava visitar o campus universitário que a filha, Amanda Oliveira, 22 anos,  frequentou nos últimos quatro anos. Queria ver a jovem sair dali com diploma em mãos. “Só esperava voltar para casa, em Minas Gerais, com a minha filha já formada”, disse ela, ontem, em meio a uma situação que nunca poderia imaginar: uma homenagem de corpo presente para a filha, uma das cinco vítimas do acidente na BR 101, em Mucuri, na Bahia.

Amanda e  quatro amigos – André Galão,  28 anos;  Izadora Ribeiro, 21; Marllonn Amaral, 21; e Rosaflor Oliveira, 24 – desapareceram na noite da última sexta-feira, quando seguiam rumo a Prado (BA) para uma festa de aniversário da mãe de uma das jovens. Estavam no  Fiat Punto de André, e o último contato com familiares foi feito por volta das 19h30 daquele dia.

Angustiados com a demora do grupo, as famílias iniciaram as buscas no sábado. As polícias baiana e capixaba  uniram-se na procura, e na noite de terça-feira o veículo foi encontrado. Estava com as quatro rodas para cima,  numa área alagada próximo ao Rio Mucuri, a 10km da divisa com o Espírito Santo.

Ao longo da madrugada de ontem, policiais e mergulhadores do Corpo de Bombeiros da Bahia trabalharam  para retirar o automóvel e os corpos do local, de difícil acesso.
foto: Edson Chagas
Os colegas do Centro Universitário fizeram  um momento de oração em torno do caixão de Amanda

IML
Por volta das 9h de ontem, as famílias dos estudantes começaram a chegar ao Instituto Médico Legal de Teixeira de Freitas (BA) para fazer a liberação dos corpos. Pelo menos 30 parentes estiveram no local, onde muitos curiosos também se aglomeraram. Por sugestão dos legistas, pais e irmãos foram poupados do reconhecimento das vítimas, feito por amigos.

Às 15h, os corpos  já haviam sido liberados para sepultamento. “É muito doloroso esse processo. Nossa família está toda reunida, nos esperando em Manhuaçu, Minas Gerais”, destacou a mãe de Amanda.

Homenagem
Liberados,  os corpos foram levados para municípios diferentes para serem velados (mais detalhes na página 5). Um carro funerário com o corpo de Amanda  chegou, às 16h45,  ao Centro Universitário do Norte do Espírito Santo (Ceunes),  onde a jovem cursava o 7º período de Ciências Biológicas.


Cerca de 100 estudantes e professores reuniram-se para o ato de despedida, que durou até as 18h,  e prestar as últimas homenagens a Amanda e também aos colegas dela.

Parentes das vítimas e o diretor do Centro, Marcelo de Almeida, também participaram do encontro, marcado por abraços, choro e muita emoção. Algumas pessoas passaram mal e tiveram que ser amparadas.

Os universitários entregaram, aos pais da Amanda, como lembrança, uma faixa com fotos dos cinco jovens e organizaram uma fila para abraçar o casal. Formaram, ainda, um círculo ao redor do carro funerário, rezaram a oração do Pai Nosso e saldaram as vítimas do acidente com uma longa salva de palmas.

Antes de seguir para a cidade de Manhuaçu para o sepultamento da filha, Conceição fez em voz alta um discurso de agradecimento.  “Eu e meu marido agradecemos muito o carinho e o empenho de cada um de vocês”, disse, aos prantos.

Após as homenagens, um grupo de estudantes viajou até Nova Venécia, a 50km de São Mateus, para o sepultamento de Marllonn. O enterro foi  realizado no início da noite, segundo amigos. O centro universitário decretou luto de dois dias. Por isso, os alunos só retomam as aulas na próxima sexta-feira.
foto: Edson Chagas

Os amigos que participaram das buscas pelos universitários desaparecidos apoiavam uns aos outros no momento da despedida

Hipóteses
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Teixeira de Freitas apontou duas hipóteses para o acidente com os cinco jovens capixabas: o motorista teria dormido ao volante ou estava em alta velocidade ao passar por uma curva e, por isso, perdeu o controle do veículo.
A informação foi passada pelo inspetor Liomário dos Santos Filho, chefe do posto da PRF de Teixeira de Freitas. Ele foi  um dos primeiros a chegar ao local do acidente na  terça-feira.  (Com informações de Patrick Camporez)

foto: Viviane Carneiro

Várias fotos lembravam a alegria de André, em velório
Estilista será homenageado em desfile
Criações do jovem estilista André Galão, uma das vítimas do acidente em Mucuri (BA), serão apresentadas hoje durante um desfile em Colatina, cidade da Região Noroeste do Estado onde ele morava. O evento já estava previsto para acontecer, mas ainda assim será uma forma de homenagear o rapaz, de 28 anos. O desfile acontecerá no  Shopping Moda Brasil.

Ontem, por volta das 19h, o  corpo de  André chegou a Colatina e começou  a ser velado na casa do irmão dele, Hendrick Galão, no bairro Maria das Graças.  No local, havia cartazes com fotos e em todas André sorria.  Renata,  irmã do estilista, agradeceu a colaboração da imprensa e de todas as pessoas que torceram para que os jovens fossem encontrados com vida.
Os colegas de trabalho do estilista também fizeram uma homenagem, usando uma camiseta uma foto dele e a palavra saudades. “Escolhemos uma foto que ele está bem feliz, porque esta é a imagem que queremos guardar dele”.
O cortejo está marcado para as 6h30, em direção ao cemitério do distrito de Acioli, em João Neiva, onde o  corpo será sepultado.  (Viviane Carneiro)
O drama
Sexta-feira
Início da noite
André Galão sai de Colatina em seu carro, o Fiat Punto  placas ODC 6985, para São Mateus, onde quatro amigos  o esperam  para viajar

19h
O grupo segue rumo à Prado, na Bahia, onde participaria do aniversário da mãe de Izadora

19h30
É o último contato entre um dos jovens e a família, via telefone celular

20h30
A atendente de uma lanchonete de um posto de combustíveis em Itabatã, Mucuri, garante ter atendido um grupo com as mesmas características das dos capixabas. O delegado Danilo Bahiense disse, ontem, que isso prejudicou as buscas, intensificadas a partir desse ponto rumo ao
Norte da Bahia

Sábado
Amigos e familiares iniciam uma busca pelas estradas até a Bahia. Surge a informação de que o último sinal do telefone dos jovens foi a 15km  de Teixeira de Freitas (BA)

Domingo
A polícia faz varredura no Espírito Santo e na Bahia

Segunda-feira
Policiais tentam refazer os passos dos jovens

Terça-feira
Ao longo do dia
Há buscas com helicópteros das polícias da Bahia e do Espírito Santo

Por volta das 18h
A polícia encontra o carro às margens do Rio Mucuri, a cerca de 10km da divisa do Espírito Santo  e Bahia
foto: Divulgação

As vítimas
Amanda Oliveira, 22
Ela cursava o 7º período de Ciências Biológicas no Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes), em São Mateus. Solteira, morava sozinha e  queria estudar para ser perita. Seu  corpo foi
levado para o campus da Ufes em São Mateus e depois para Manhuaçu, em Minas Gerais,  onde o sepultamento deve ser realizado hoje

André Galão, 28
Ele estudava Moda no Centro Universitário de Colatina (Unesc), mas trancou neste ano. Estilista, trabalhava numa loja em Colatina, onde morava com os pais. O corpo será velado nessa cidade, na casa do irmão da vítima, no bairro Maria das Graças. O enterro está marcado para as 7h de hoje, no cemitério do distrito de Acioli

Izadora Ribeiro, 21
A estudante cursava o 7º período de Ciências Biológicas no Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes), em São Mateus. Izadora planejava fazer  mestrado em Viçosa, Minas Gerais. O corpo da universitária  foi levado para a cidade de Jaíba, também em Minas, onde moram os parentes da sua mãe, Doralice  Oliveira

Marllonn Amaral, 21
Natural de Nova Venécia,  era estudante do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes), em São Mateus. Marllonn era amigo dos quatro havia muitos anos. Seu corpo foi levado para o Lions Clube de Nova Venécia, no Noroeste do Estado e, após uma cerimônia,  foi sepultado ontem mesmo, em um cemitério da cidade

Rosaflor Oliveira, 24
Era  natural de Vitória. Atualmente, fazia  curso de mestrado em Biologia, no Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes), em São Mateus.  Até a noite de ontem, os familiares estudavam se o corpo seria sepultado nos municípios de Mucuri, Montanha ou na Grande Vitória
Fonte: A Gazeta

10 comentários:

  1. meu Deus orei tanto pra que isso nao tivesse acontecido,mais quem iria prever que eles descanse em paz e que os familiares tenham muitas força pra superar essas perdas inreparaveis....sem mais força.......

    ResponderExcluir
  2. Sou mãe e imagino a dor de todas essas mães. Mas tenho orado pra que Deus as conforte nesse momento tão triste.Imagino que essa prova seja a pior que uma mãe possa passar.Mas a palavra de Deus diz que Ele não permite sermos provados além das nossas forças. Com certeza que Deus irá amenizar essa dor. Ele cuidará de vocês.

    ResponderExcluir
  3. QUE DEUS OS CONFORTE COM TODO O SEU PODER!!!!

    ResponderExcluir
  4. QUE Deus possa confortar todos os familiares,principalmetes os pais de cada um que se foram.Nao tenho palavras...so o silencio.

    ResponderExcluir
  5. quero dejejar para esses jovens muito conforto e que deus conforte suas familias amém vana

    ResponderExcluir
  6. so desejo muito felicidades para esses jovens e que deus corforte seus familiares amém vana....

    ResponderExcluir
  7. Q paz esteje em suas almas,acredito q se encontram em um bom lugar junto a DEUS!

    ResponderExcluir
  8. Q a paz esteje em suas almas,acredito q estejam nesse momento junto a DEUS!!

    ResponderExcluir
  9. q a paz esteje em suas almas,acredito q estejam nesse momento junto a DEUS!!

    ResponderExcluir
  10. Tudo tem seu tempo determinado por Deus.
    Muitos podem achar que é duro oque vou dizer...
    Mais devemos concorda. Que antes mesmo de nascer...
    Deus já sabia como seria-mos e como seria a nossa passagen aqui na terra.
    Poís tudo que vivemos aqui.É só uma passagen... um momento
    A morte pra muitos é vista como o fim de todos os sonhos.
    Mais pra Deus a morte é vida... Vida ETERNA. Abraços. Me visitem no facebook. Marcela De Assis Pessanha. Bjs

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.