segunda-feira, 16 de agosto de 2010

10 dicas para manter a mente ativa

Em entrevista, o sócio-fundador da empresa Cérebro Melhor, que trabalha a mente através de jogos online, Ricardo Marchesan, dá dicas de como atividades rotineiras podem fazer a diferença


Academia, remédios para emagrecer, re-educação alimentar, corrida, tratamentos estéticos. Nessa maratona pela boa aparência, não dá para esquecer do cérebro, que também precisa de cuidados e treino.

Em entrevista ao Vida Saudável, o sócio-fundador da empresa Cérebro Melhor, que trabalha a mente através de jogos online, Ricardo Marchesan, dá dicas de como atividades rotineiras podem fazer a diferença. Praticar exercícios, procurar resolver problemas e beber água ajudam na saúde do cérebro.

"A princípio, qualquer atividade que estimule o
cérebro é boa para ele: jogos de vídeo game, jogos de tabuleiro, xadrez ou palavras cruzadas", diz Marchesan
Mesmo que pareça estranho, até o estresse pode fazer bem à mente. "Ser for aquele estresse normal, quando você está levemente tenso, isso é bom porque faz com que seu cérebro fique mais ágil e atento. Porém, se isso se tornar um estresse crônico, passa a trazer prejuízo. Então, é questão de dosar o nível", aconselha Marchesan, que lembra: " o cérebro de uma pessoa que vive sem estresse nenhum não será desafiado e, quando não é estimulado, acaba ficando preguiçoso".

O sócio explica que quanto mais o cérebro for estimulado melhor para o seu bom funcionamento. "Em princípio, qualquer atividade que estimule o cérebro é boa para ele: jogos de vídeo game, jogos de tabuleiro, xadrez ou palavras cruzadas".

E se você acha que o cérebro começa a apresentar declínio na velhice, Marchesan afirma que estudos indicam que já a partir dos 25 anos inicia o processo de declínio cognitivo (capacidade de raciocínio, memória, etc) que vai se acentuando conforme a idade aumenta.

Veja as orientações:

1. Motive-se pelo novo: é fundamental para o desempenho cerebral. Com o fortalecimento do desempenho da mente, o usuário ganha mais autoconfiança e vontade de continuar aprendendo para manter a mente sempre ativa. Procure manter em sua rotina atividades que mexem com a mente e que sejam diferentes também.

2. Exercite com frequência: o hábito de exercitar o cérebro com frequência melhora o desempenho de todas as funções cognitivas e evita as perdas que vêm com a idade.

3. Busque pela velocidade no raciocínio: quanto mais você praticar o desafio de ler ou ouvir algo diferente e que possa ser também a resposta a uma dúvida ou a resolução de um problema, maior será sua capacidade de raciocínio com agilidade. Procure estar com pessoas que não tragam soluções e peça para ajudar na criação de novas alternativas para melhores respostas. Esses atos desenvolvem as capacidades necessárias ao bom raciocínio lógico, da identificação de problemas ao estabelecimento de metas e execução de uma estratégia.

4. Aprenda o tempo inteiro: o cérebro se modifica com a experiência. Quanto mais se esforçar, mais vai aprender para melhorar o desempenho acima do esperado.

5. Cuide da alimentação: se você quer tratar bem do seu cérebro, preocupe-se em ter uma alimentação balanceada, que contenha Omega-3, vitamina B e antioxidantes, em praticar exercícios regularmente e, sobretudo, em usar o seu cérebro.

foto: Laila Magesk/gazeta online
Se você precisar fazer algum exercício de alta intensidade, tenha certeza de fazer o aquecimento e o desaquecimento com exercício aeróbico para trazer seu cérebro de volta ao ritmo
6. Envolva-se em atividades variadas: sair da rotina, na medida do possível, mantém o aperfeiçoamento de todas as funções cognitivas, uma vez que você pode vivenciar o novo em todo momento. Aliar os jogos para treinamentos cerebrais a um estilo de vida que combine com a busca pelas novidades pode facilitar bastante a performance cerebral.

7. Exercite dentro das fronteiras da sua condição física: 
Monte um programa de treinamento que se adeque a você e nunca o exceda. A cada semana, gradualmente, aumente a duração das suas sessões de exercício e, enquanto você melhora sua condição física, começará a sentir os benefícios mentais.

8. Aqueça e desaqueça: Se você precisar fazer algum exercício de alta intensidade, tenha certeza de fazer o aquecimento e o desaquecimento com exercício aeróbico leve, antes e depois do treino, para trazer seu cérebro de volta ao ritmo.

9. Fique hidratado:
 A desidratação faz com que seu cérebro e corpo deixem de funcionar normalmente. Se você não tomar água suficiente durante e depois dos exercícios, você pode não obter nenhuma recompensa, tanto física quanto mental. Na melhor das hipóteses, vai reduzir seu ritmo. Não corra esse risco e sempre tenha água ao alcance.

10. Mantenha objetivos: É difícil se imaginar correndo uma maratona se você nunca caminhou um quilômetro. Fique focado e mantenha objetivos gerenciáveis que te levarão ligeiramente fora da sua zona de conforto. Quando você atingir um objetivo, faça logo outro. A força mental necessária para correr uma maratona será desenvolvida naturalmente junto com sua condição física.



Fonte: gazetaonline.globo.com (LAILA MAGESK)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.