sábado, 23 de março de 2013

13 Sinais Cientificamente Comprovados de que Você está apaixonado


O Dia dos Namorados está se aproximando. Você tem um namorado (a) ... mas você está realmente apaixonada por ele ou ela? Com a cabeça girando de todos os pensamentos em forma de coração e rosas vermelhas, pode ser difícil de descobrir. Felizmente, os cientistas concluíram o que significa "se apaixonar".

Pesquisadores descobriram que um cérebro apaixonado fica muito diferente de que fosse uma mera desejo físico experimentando, e também é diferente de um cérebro de alguém em um relacionamento de longo prazo, comprometido. Estudos conduzidos por Helen Fisher, antropóloga da Universidade Rutgers, e uma dos maiores especialistas sobre a base biológica do amor, revelaram que o cérebro  "apaixonado" fica neste estado em um período único e bem definido de tempo, e há sinais 13 reveladores de que você gamadão.

1. "Isso é especial"

Quando você está apaixonado, você pensa que seu amado é único. A crença é acoplada com uma incapacidade de sentir a paixão romântica por mais ninguém. Fisher e seus colegas acreditam que esta mentalidade única resulta de níveis elevados de dopamina central - uma substância química envolvida na atenção e foco - no seu cérebro.


2. "Ela é perfeita"

As pessoas que estão verdadeiramente apaixonadas tendem a se concentrar nas qualidades positivas de seu/sua amada (o), enquanto cerra a vista para os seus traços negativos. Eles também se concentram em eventos triviais e objetos que lembram do objeto de seu amor, no dia-a sonham com esses pequenos momentos preciosos e lembranças. Esta atenção concentrada é também pensado para resultar de níveis elevados de dopamina central, bem como uma espiga de norepinefrina central, uma substância química associada à memória aumentada na presença de novos estímulos.

3. "Eu sou um desastre!"

Como é bem sabido, se apaixonar muitas vezes leva a uma instabilidade emocional e fisiológico. Você salta entre alegria, euforia, aumento da energia, insônia, perda de apetite, tremores, um coração acelerado e respiração acelerada, bem como ansiedade, pânico e sentimentos de desespero quando seu relacionamento sofre até mesmo a menor contratempo. Essas mudanças de humor paralelo o comportamento de viciados em drogas. E, de fato, quando em amor-pessoas são mostradas fotos de seus entes queridos, ele dispara as mesmas regiões do cérebro que ativam quando um viciado em drogas leva um golpe. Estar no amor, dizem os pesquisadores, é uma forma de vício.

4. "Vencer um desafio juntos nos aproxima"

Passar por algum tipo de adversidade com outra pessoa tende a intensificar atração romântica. Central de dopamina pode ser responsável por essa reação, também, porque a pesquisa mostra que, quando uma recompensa é atrasado, neurônios produtores de dopamina na região centro-cérebro tornam-se mais produtivos.

5. "Eu estou obcecada por ele"

As pessoas que estão apaixonadas gastam, em média, mais de 85 por cento de suas horas de vigília refletindo sobre seu "objeto de amor." Pensamento intrusivos, tal como esta forma de comportamento obsessivo é chamada, pode resultar da diminuição dos níveis de serotonina central no cérebro, uma condição que tem sido associado com o comportamento obsessivo. (Transtorno obsessivo-compulsivo é tratada com inibidores da recaptação da serotonina).

6. "Eu gostaria que pudéssemos estar juntos o tempo todo"

Pessoas apaixonadas regularmente apresentam sinais de dependência emocional na sua relação , incluindo a possessividade, ciúme, medo de rejeição e ansiedade de separação.

7. "Espero ficarmos juntos para sempre"

Eles também anseiam por união emocional com a seu/sua amada(o), em busca de maneiras de obter mais e devaneios sobre seu futuro juntos.

8. "Eu faria qualquer coisa por ela / ele"

As pessoas que estão no amor geralmente sentem um forte sentimento de empatia para com a sua amada (o), sentindo a dor da outra pessoa como sua própria e está disposto a sacrificar qualquer coisa para a outra pessoa.

9. "Será que ele gosta desta roupa?"

Apaixonar-se é marcado por uma tendência a reordenar suas prioridades diárias e / ou alterar as suas roupas, maneirismos, hábitos e valores, a fim de uma melhor adaptação com os de seu amado.

10. "Podemos ser exclusiva?"

Aqueles que estão profundamente no amor tipicamente sentem desejo sexual por sua amada, mas há fortes cordas emocionais ligados: O desejo por sexo é acoplado com possessividade, desejo de exclusividade sexual e ciúme extremo quando o parceiro é suspeita de infidelidade. Essa possessividade é pensado para ter evoluído de modo que uma pessoa no amor vai obrigar o seu parceiro a rejeitar outros pretendentes, garantindo assim que o namoro do casal não é interrompida até que ocorreu a concepção.

11. "Não é sobre sexo"

Enquanto o desejo de união sexual é importante para as pessoas no amor, o desejo de união emocional prevalece. Um estudo descobriu que 64 por cento das pessoas no amor (o mesmo percentual para ambos os sexos) discordaram da afirmação: "O sexo é a parte mais importante da minha relação com [o meu parceiro]."

12. "Eu me sinto fora de controle"

Fisher e seus colegas descobriram que os indivíduos que relatam "estar apaixonado" comumente dizem que sua paixão é involuntária e incontrolável.

13. "A faísca se foi"

Infelizmente, estar apaixonado geralmente não dura para sempre. É um estado impermanente que ou evolui para um relacionamento de longo prazo, co-dependente que os psicólogos chamam de "apego", ou se dissipa, e o relacionamento se dissolve. Se existem barreiras físicas ou sociais parceiros inibição de ver um ao outro regularmente - por exemplo, se o relacionamento é de longa distância - em seguida, o "apaixonado" geralmente esta fase dura mais tempo do que seria de outra forma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.