quarta-feira, 16 de maio de 2012

Paixão emagrece e amor pode engordar. Entenda porquê

Vídeo: Dirty dancing - time of my life

Para quem via de fora, parecia dieta das boas, daquelas que viram segredo de beleza. Mas desde o começo, a jornalista Patrícia Lopes, de 33 anos, soube o que era. Foram seis quilos a menos, em apenas dois meses. A receita? Paixão. Patrícia secou após reencontrar o seu primeiro amor e se apaixonar.


As conversas pela internet (o amado mora no Maranhão) renderam falta de apetite, aceleraram o metabolismo e deram novo contorno ao corpo. "Nem esperava que isso pudesse acontecer de novo. Estou me sentindo maravilhosa, com o metabolismo muito acelerado", confessa.

O reencontro dos dois veio na hora certa. A executiva havia acabado de sair de um casamento de 10 anos - em que ganhou sete quilos. "Hoje recomendo: todo mundo merece passar por essa sensação de estar apaixonado".
De manequim menor, Patrícia sentiu na pele como as relações afetivas podem ficar íntimas da balança - com quilos a mais ou a menos.


EXPLICAÇÃO

Emagrecer de paixão ou engordar quando o amor já está estabelecido é fenômeno facilmente explicado pelo endocrinologista Tércio Rocha: "Quando estamos apaixonados, nossas neuroenzimas produzem mais endorfinas. Assim, temos sensação de estar saciados, sem fome, e não precisamos buscar prazer na comida".
Então, corremos em busca do prazer no sexo, que também contribui para a falta de apetite: as descargas de prazer satisfazem o organismo. E como a liberação de oxitocina, endorfina e testosterona é maior, dessa forma, os apaixonados se rendem muito mais a transas prazerosas.

QUANDO AS COISAS ESFRIAM

A paixão causa todo esse desequilíbrio hormonal por cerca de seis meses, diz o sexólogo Oswaldo Rodrigues Jr. É quando todo aquele fogo se transforma em amor estável, sem medo de perdas. Quando isso ocorre, a termogênese corporal diminui. "Os hormônios liberados são outros. Ninguém fica com o coração disparado por saber que o namorado ou marido vai chegar às 17h em casa", exemplifica o endocrinologista. Com o tédio, os casais começam a buscar novos prazeres. Afinal, nossa necessidade de satisfação é a mesma, e precisa ser atingida. O caminho mais fácil para chegar lá? A descoberta de novos sabores. Mas, desta vez, na cozinha.

Passamos a celebrar momentos a dois com jantares, chocolates e vinhos, e, naturalmente, o sexo fica pra depois. Além do hábito, que é cultural, o amor acontece no hipocampo, região do cérebro próxima do centro que estimula o apetite. Por isso, cientificamente, um fondue substitui um bom orgasmo: a compensação é parecida.

A nutricionista Carla Mancilha diz que é em maus hábitos como esses que moram os quilos extras. "Transferimos a felicidade para os alimentos. Quando nos casamos, chamamos amigos para testar novas receitas, presenteamos o companheiro com comida e mostramos a ele o que sabemos fazer na cozinha".Para compensar, ela recomenda aumentar os exercícios e ter uma rotina mais saudável - que não seja seguida por apenas um dos dois. É fundamental instalar esses bons hábitos antes de os filhos chegarem - a partir daí, as chances de ganhar mais quilos é ainda maior.


É científico
Pesquisa comprova que casar engorda
Não é mais piadinha de boteco ou "achismo": casar engorda mesmo e a tese é cientificamente comprovada. Uma pesquisa realizada pela Universidade de Newcastle, na Inglaterra, acompanhou 8 mil homens e mulheres por sete anos. Entre casados, que eram 30% dos participantes, o ponteiro da balança registrou vários quilos a mais. A culpa? Segundo eles, da rotina.
Frustração mexe com ponteiros da balança para mais ou menos
Para os dois sexos, uma decepção amorosa pode significar magreza ou engorda, segundo o endocrinologista Albermar Harrigan. "Quando a paixão não é correspondida, podem acontecer as duas coisas. Há pessoas que bloqueiam a fome, outras ficam ansiosas comem mais".
Mas, a psicanalista Malvine Zalcberg diz que, especialmente no organismo da mulher, o impacto é avassalador. É que ela se realiza mais no amor que o homem - o que devasta seu organismo de forma diferente. "Por isso, elas podem definhar ou compensar essa dor com comida. E isso ocorre com muito mais força que no corpo dos homens".
Por isso, em vez de afogar as mágoas no primeiro sorvete que encontrar, desconte tudo na academia. "Exercícios dão muito prazer, e você ainda queima calorias para atrair um próximo amor", aconselha o endocrinologista Tércio Rocha.

CURIOSIDADE

Além de engordarem mais quando frustradas, as mulheres também ganham mais peso que os homens depois que estão namorando firme ou casadas. Suas porções aumentam, porque elas naturalmente comem a mesma quantidade que os maridos. Já com os homens acontece o contrário: como também passam a adotar os hábitos da parceira, podem até emagrecer. Segundo pesquisas, a explicação é que eles incluem frutas e legumes na dieta.

Será que sexo emagrece?
Se sexo emagrece? Para o autor do livro Como emagrecer fazendo sexo, Richard Smith, sim! Ele diz que todas as ações relacionadas ao ato sexual gastam energia – do beijo ao orgasmo, que consumiria 160 calorias. Por isso, seria um ótimo exercício físico. Alguém duvida?

O psicólogo Oswaldo Rodrigues Júnior, presidente da Sociedade Brasileira para o Estudo em Sexualidade Humana (Sbrash), diz que não é bem assim. Garante que não há estudos sérios sobre queima calórica em atividades sexuais, já que cada pessoa faz sexo com intensidade diferente, o que impede comparações.

"Como a média de relações sexuais do brasileiro é duas vezes por semana, há poucas chances de associar redução de peso com atividade sexual", diz. O sexólogo acrescenta que alguém que faz pouca atividade física também terá menos atividades sexuais e provavelmente levará pouco tempo quando fizer sexo, gastando muito menos calorias e vivendo menos emoções e sensações prazerosas.

O endocrinologista Tércio Rocha faz coro com a tese de que sexo não pode ser considerado um forte emagrecedor: "Como qualquer atividade física, sexo gasta calorias. Porém, mais importante que isso é a sensação de estar saciado que o ato proporciona". Além disso, sexo rejuvenesce, renova o organismo e aumenta a produção de hormônios. Ou seja: pique novo à relação, sempre.

Rotina contribui para o aumento de peso
A rotina de casais amorosos também pode se tornar uma vilã da boa forma. Após a troca de alianças, com a independência de comprar o que quisermos no supermercado e com as receitas novas que aprendemos para receber os amigos, danamos a comer mesmo, como cúmplices. A fase é um perigo para deixar as roupas justas. "Achamos que no casamento já está tudo conquistado... a monogamia engorda", alerta o endocrinologista Tércio Rocha. E acrescenta: "Rotina entediante leva à ansiedade, que faz buscar ainda mais compensação na comida". Ou seja: junto ao sedentarismo, acaba tudo em pizza: uma engorda desenfreada. Mas não é preciso esquecer a monogamia para se manter magro. Tanto o endocrinologista quanto o sexólogo Oswaldo Rodrigues são enfáticos: auto-estima em alta e injeção de ânimo na relação podem manter os corpos acelerados e cheios de disposição para, inclusive, fazer mais sexo.

O número
34 - é a quantidade de calorias que uma pessoa de 60 quilos pode perder fazendo sexo durante 30 minutos. A constatação vem de uma pesquisa norte-americana.

Alianças que pesam
Quando ouvia falar que casar engorda, a vendedora Teresa Javarini, 35, achava que era exagero. Hoje, ela tem certeza: os ponteiros da balança disparam. As alianças de casamento ficaram mais apertadas depois de dois anos dividindo a geladeira com o gerente de produção José Porfírio Santa Clara da Silva, 34.

Ela ganhou 13 quilos, em dois anos de relação. Ele acumulou quase a mesma quantidade. Eles confessam que, além de os programas serem em torno de comida - todo fim de semana eles inventam um churrasco - , o sedentarismo contribui. "Antes, saíamos para dançar, éramos mais ativos. Agora, até quando saímos com amigos, saímos para comer", conta Tereza.

De malas prontas para as férias, enquanto recebia nossa equipe, ela já previa diversões ultra calóricas. "Vamos passar alguns dias com minha irmã e a geladeira já está preparada para o churrasco regado a cerveja!"

A volta do passeio, no entanto, já está comprometida com mais leveza na rotina. Os dois pretendem rever a alimentação e dar novo fôlego ao ano. Mas nem assim prevêem parar com os prazeres gastronômicos. "Às vezes, emagrecemos para poder comer mais", ri Teresa.

Para não engordar depois do casamento:
Não repita sem pensar. Reproduza apenas os bons hábitos do parceiro. Nada de incluir na sua rotina ações engordativas que ele (ou ela) trazem à nova vida.

Agite a rotina Estimulem-se a adotar mais movimento, gastando mais calorias e evitando o ganho de peso.

Exercitem-se juntos. Se o tempo para exercícios não é compatível, entrem num consenso e incluam uma nova atividade na rotina, mas nunca excluam os exercícios da agenda.

Cozinha saudável.Se nenhum dos dois sabe cozinhar, tentem pratos rápidos e fáceis de fazer. Até porque quanto mais simples a alimentação (saladas e legumes cozidos, por exemplo), menos calórica será a refeição.

Nas compras. Evite encher a geladeira de alimentos congelados. São ricos em gorduras e pobres em vitaminas.

Lanchinhos perigosos. Pedir pizza, sanduíche ou comer na rua pode ser mais prático. Mas evitem fazer isso mais de uma vez por semana. São refeições calóricas - e a chance de ficar em um só pedaço é pequena.

Vigie as porções. Mulheres, nada de seguir o tamanho das porções dos maridos. Homens comem mais do que mulheres. O que para eles é o prato de cada dia, para elas é exagero.

Idéias magras. Conversem sobre suas preferências alimentares. Proponha novas idéias menos calóricas e que livrem vocês de preparar dois tipos diferentes de refeição, o que não é nada prático, por sinal.

Outros prazeres. Não priorizem somente a vida em família. Saiam com amigos, dediquem-se a um hobby e preencham o lazer com atividades que evitem ganhar calorias

Ame sua imagem. Mantenha sua vaidade em alta pensando em si mesmo, e não apenas no companheiro

Feliz, sem culpa. Já no início da vida a dois, estipule as suas regras de atividade física e de alimentação. Isso evita que no futuro, você se comporte como vítima do casamento e do excesso de peso. Lembre-se: se tiver companhia, ótimo! Se não for o caso, mantenha-se firme para não ganhar peso. [ Fonte: A Gazeta]


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.