domingo, 13 de maio de 2012

Guerra Contra as Drogas no México: 49 corpos decapitados mutilados encontrados

 México: 37 corpos são encontrados em beira de estrada
A descoberta se soma a diversos outros casos nos quais gangues de drogas deixam corpos espalhados em lugares públicos como um aviso a rivais

Dezenas de corpos, boa parte deles mutilados, foram encontrados neste domingo (13) jogados em uma estrada perto de Monterrey, no México, disseram autoridades. Um oficial disse que 37 corpos foram encontrados na cidade de San Juan, em uma estrada para a cidade fronteiriça de Reynosa, mas as autoridades ainda estão investigando o caso. Oficiais fecharam a estrada, bloqueando a passagem de centenas de motoristas, para que as polícias estadual e federal, junto com as tropas mexicanas, isolassem a cena.

A descoberta se soma a diversos outros casos nos quais gangues de drogas deixam corpos espalhados em lugares públicos como um aviso a rivais. Trinta e cinco corpos foram encontrados em uma rodovia na cidade de Veracruz, em setembro. Dois meses depois, 36 foram achados em Guadalajara.

Corpos decapitados e mutilados pendurados México ponte
Quarenta e nove decapitado e corpos mutilados foram encontrados domingo ao longo de uma estrada que liga o pólo industrial de Monterrey, no norte do México até a fronteira dos EUA, no que pode sinalizar uma crescente guerra de terror entre gangues de traficantes.

Grupos organizados do México de crime, muitas vezes abandonar vários corpos em locais públicos como alertas a seus rivais, apesar de Nuevo Leon estado Procuradoria Geral Adrian de la Garza disse que não descarta a possibilidade de que as vítimas eram norte-bound migrantes.

Os corpos dos 43 homens e seis mulheres foram encontrados na cidade de San Juan na estrada sem portagem para a cidade fronteiriça de Reynosa em cerca de quatro horas (05:00 EDT; 0900 GMT), forçando a polícia e tropas para fechar o rodovia. Nuevo Leon estado porta-voz da segurança Jorge Domene, disse em uma entrevista coletiva que uma bandeira deixou no local tinha uma mensagem com o cartel de drogas Zetas assumir a responsabilidade pelo massacre.

Domene disse que o fato de os corpos foram encontrados com as cabeças, mãos e pés cortados fará a identificação difícil. Os corpos estavam sendo levados para Monterrey para testes de DNA.

De la Garza disse que as vítimas poderiam ter sido mortas como há dois dias atrás em outro local, então, transportado para San Juan, uma cidade no município de Cadereyta, cerca de 105 milhas (175 quilômetros) a oeste-sudoeste de McAllen, no Texas, ou 75 milhas (125 quilômetros) a sudoeste da Roma, Texas, a travessia das fronteiras.

Cartéis de drogas mexicanos foram travando uma guerra cada vez mais sangrenta para controlar as rotas de contrabando, o mercado local de drogas e extorsão, inclusive extorsões de migrantes em busca de chegar aos Estados Unidos.

Uma gangue de drogas aliada ao cartel de Sinaloa deixou 35 corpos em um viaduto na cidade de Veracruz, em setembro e a polícia encontrou 32 outros corpos, aparentemente mortos pela mesma quadrilha, alguns dias depois disso. O objetivo, aparentemente, era tomar o território que tinha sido dominada pelos Zetas. Vinte e seis corpos foram encontrados em novembro, em Guadalajara, outro território que está sendo disputado pelos Zetas e pelo grupo de Sinaloa.

Até agora, este mês, 23 corpos foram encontrados jogados ou em enforcamento na cidade de Nuevo Laredo e 18 foram encontrados ao longo de uma estrada ao sul de Guadalajara, cidade do México, segundo maior.

Em abril, a polícia encontrou os corpos mutilados de 14 homens em uma minivan abandonada no centro de Nuevo Laredo, junto com uma mensagem de uma quadrilha de traficantes não revelado. Também em abril, os corpos torturados e escarnecidos de sete homens foram despejados no porto do Pacífico cidade de Lazaro Cardenas, juntamente com mensagens assinadas por aliados da quadrilha de traficantes de Sinaloa.

Funcionários no ano passado descobriu 183 corpos em valas comuns no estado de Tamaulipas cidade de San Fernando. Acredita-se terem sido mortos por migrantes do cartel de drogas Zetas. Outros 72 imigrantes, muitos deles da América Central, foram encontrados mortos em San Fernando em 2010.

Com base nos relatórios de Associated Press.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.