domingo, 13 de maio de 2012

As dez mais perturbadoras descobertas científicas

As dez mais perturbadoras descobertas científicas
Os cientistas chegaram a conclusões surpreendentes sobre o mundo e nosso lugar nele. São algumas coisas simplesmente desconhecidas melhor esquerda?

A ciência pode ser gloriosa, pode trazer clareza de um mundo caótico. Mas grandes descobertas científicas são, por natureza contra-intuitivas e, por vezes chocante. Aqui estão dez das maiores ameaças à nossa paz de espírito.

1. A Terra não é o centro do universo.

Tivemos mais de 400 anos para se acostumar com a idéia, mas ainda é um pouco inquietante. Qualquer um pode ver claramente que o Sol e as estrelas nascem no leste, varrem o céu e se põe no oeste; a Terra parece estável e estacionária. Quando Copérnico propôs que a Terra e outros planetas em vez orbitar o Sol, seus contemporâneos acharam seu grande salto lógico um "absurdo", diz Owen Gingerich, do Centro Harvard-Smithsonian de Astrofísica. "Isso levaria várias gerações a aprofundar-se em estudos. Muito poucos a viram como uma descrição real do universo."


Galileu teve mais sofrimento com a ideia que Copérnico concebeu. Ele usou um telescópio para fornecer evidências para a teoria heliocêntrica, e alguns de seus contemporâneos ficaram tão perturbados com o que a nova invenção revelava de crateras em uma lua supostamente perfeitamente esférica, outras luas circundando Júpiter, que eles se recusaram a olhar através do dispositivo. Mais perigoso do que o senso comum que desafia, porém, foi o desafio de Galileu com a Igreja Católica. A Escritura dizia que o Sol girava em torno da Terra, e o Santo Ofício da Inquisição encontrou heresia em Galileu por dizer o contrário.

2. Os micróbios estão ganhando de nós.

Antibióticos e vacinas têm salvado milhões de vidas, sem essas maravilhas da medicina moderna, muitos de nós teríamos morrido na infância de poliomielite , caxumba ou varíola. Mas alguns micróbios estão evoluindo mais rápido do que podemos encontrar maneiras de combatê-los.

O vírus da gripe sofre mutações muito rapidamente que a vacinação do ano passado geralmente é ineficaz contra o bug deste ano. Hospitais estão infestados de bactérias resistentes a antibióticos de Staphylococcus que podem transformar um pequeno corte em uma infecção do membro ou risco de vida. E novas doenças ficam pulando de animais para humanos, ebola dos macacos, SARS de ocelote ou gato-do-mato, hantavírus em roedores, a gripe aviária em aves, a gripe suína de porcos. Mesmo a tuberculose, a doença que matou Frederic Chopin e Henry David Thoreau, está fazendo um retorno, em parte porque algumas estirpes da bactéria desenvolveram resistência a múltiplas drogas. Mesmo no século 21, é bem possível morrer infectado.

3. Houve extinções em massa no passado, e estamos, provavelmente, em um agora.

Os paleontólogos identificaram cinco pontos na história da Terra, quando, por qualquer razão (impacto de um asteróide, erupções vulcânicas e às mudanças atmosféricas são os principais suspeitos), extinções em massa eliminou muitas espécies.

O conceito de extinção levou um tempo para arraigar-se nos meios científicos. Thomas Jefferson viu ossos mastodonte no Kentucky, por exemplo, e concluiu que os animais gigantes estariam ainda vivendo em algum lugar no interior do continente. Ele pediu a Lewis e Clark para ficar do lado de fora de olho neles.

Hoje, de acordo com muitos biólogos, estamos no meio de uma sexta grande extinção. Mastodontes podem ter sido algumas das primeiras vítimas. Como seres humanos mudaram de continente para continente, grandes animais que haviam prosperado durante milhões de anos começaram a desaparecer desde mastodontes na América do Norte, aos cangurus gigantes na Austrália, elefantes anões na Europa. Seja qual for a causa dessa onda de extinções, os humanos estão dirigindo extinções modernas pela caça, destruição do habitat, introdução de espécies invasoras e, inadvertidamente, propagando doenças.



4. Coisas gostosas são ruins para você.

Em 1948, o Framingham Heart Study inscreveu mais de 5.000 moradores de Framingham, Massachusetts, para participar de um estudo de longo prazo dos fatores de risco para doença cardíaca. (Muito longo prazo, o estudo é agora está matriculando os netos dos voluntários originais.) Ele e subseqüentes ambiciosos e meticulosos estudos epidemiológicos têm mostrado que seu risco de doença cardíaca, diabetes, acidente vascular cerebral, certos tipos de câncer e problemas de saúde depende da dose após a exposição a comida deliciosa. Salgado, batatas fritas, ovos fritos, bife, fudge sundaes com brownie triplo e Chantilly -Acontece que eles são assassinos. Claro, algumas coisas saborosas são saudáveis ​​de frutas vermelhas, ervilhas, nozes e talvez até mesmo vinho (oh, por favor) tinto. Mas no cômputo geral, as preferências do paladar humanos evoluíram durante tempos de escassez, quando fazia sentido para os nossos ancestrais caçadores-coletores para devorar o máximo de sal e gordura e açúcar possível. Na idade de tortas Hostess e estilos de vida sedentários, esses desejos não são tão adaptáveis.

5. E = mc ²

A famosa equação de Einstein é certamente uma dos mais brilhantes e bonitas descobertas científicas, mas também é uma dos mais perturbadoras. O poder explicada pela equação realmente repousa no c², ou da velocidade da luz (186,282 milhas por segundo) vezes em si, o que equivale 34700983524. Quando isso é o multiplicador seu, você não precisa de muita massa. Um pouquinho de plutônio é bastante para criar energia suficiente para destruir uma cidade.

6. Sua mente não é sua.

Freud poderia ter errado nos detalhes, mas uma de suas principais idéias, que muitos dos nossos comportamentos e crenças e emoções são movidos por fatores que não estamos cientes -acaba por se comprovar correto. Se você estiver feliz, com humor, com otimista ambicioso, verifique o tempo. Os dias ensolarados tornam as pessoas mais felizes e mais úteis. Em um teste de gosto, é provável que você tenha uma forte preferência para a primeira amostra de gosto, mesmo que todas as amostras sejam idênticas. Quanto mais vezes você vê uma pessoa ou um objeto, mais você vai gostar. Decisões de acasalamento são baseados em parte em cheiro. Nossas falhas cognitivas são legião: tomamos algumas anedotas e fazemos generalizações incorretas, que interpretam informações para apoiar os nossos preconceitos, e estamos facilmente distraídas ou seduzidos por detalhes irrelevantes. E o que nós pensamos como as memórias são apenas histórias que contamos a nós mesmos de novo cada vez que nos lembramos de um evento. Isso é verdade mesmo para os flashes de memórias , aqueles que se sentem como se eles foram queimados no cérebro:


7. Somos todos macacos.

É uma espécie de deflação, não é? A teoria de Darwin da evolução pela seleção natural pode ser inspiradora: talvez você está impressionado com a imensidão do tempo geológico, ou maravilha-se com a variedade de criaturas da Terra. A capacidade de apreciar e compreender a natureza é apenas o tipo de coisa que é suposto fazer-nos de especial, mas em vez disso, permitiu-nos perceber que somos apenas uma variação recente sobre o plano do corpo do primata. Podemos ter uma maior capacidade de pensamento abstrato do que os chimpanzés, mas nós somos mais fracos do que os gorilas, menos ágeis na copa das árvores que os orangotangos e bonobos e mais mal-humorados.

Charles Darwin começou a vida como um criacionista e apenas gradualmente veio a compreender o significado da variação, observou em suas viagens a bordo do Beagle. Durante os últimos 151 anos, desde A Origem das Espécies foi publicada, as pessoas vêm discutindo sobre a evolução. Nossos conflitos com a teoria dos macacos ancestrais com o mito de criação de cada cultura e não é particularmente intuitivo, mas tudo o que aprendemos desde então em biologia, geologia, genética, paleontologia, química e física mesmo suporta seu grande insight.

8. Culturas através da história e ao redor do mundo têm se engajado em rituais de sacrifício humano.

Digamos que você está prestes a morrer e estão embalando alguns suprimentos para a vida futura. O que levar? Um par de moedas para o barqueiro? Algumas flores, talvez, ou lembranças de seus entes queridos? Se você fosse um faraó egípcio antigo, você teria teus servos abatidos e enterrados junto a seu túmulo. Concubinas foram sacrificados na China para ser companheiras eternas; certas seitas indianas exigem sacrifícios humanos. Os astecas abatiam dezenas de milhares de pessoas para inaugurar a Grande Pirâmide de Tenochtitlan, após sagrados Jogos de Bolas, a equipe perdedora por vezes era sacrificado.

É difícil dizer o que é a realidade ou o que é ficção quando se trata deste costume particularmente horrível. O ritual de sacrifício é descrito na Bíblia, na mitologia grega e sagas nórdicas, e os romanos acusavam muitas das pessoas que eles conquistaram de engajar-se em ritual de sacrifício, mas a evidência estava tênue. A acumulação recente de achados arqueológicos de todo o mundo mostra que isso foi surpreendentemente comum que as pessoas ritualmente matavam e às vezes comiam outras pessoas.

9. Nós já mudou o clima para o resto deste século.

A mecânica da mudança climática não é tão complexa: nós queimamos combustíveis fósseis, um subproduto da queima, que é o dióxido de carbono, que entra na atmosfera fazendo armadilhas de calor, aquecendo a superfície do planeta. As conseqüências já são evidentes: as geleiras estão derretendo mais rápido do que nunca, as flores estão florescendo mais cedo (é só pedir Henry David Thoreau ), e as plantas e os animais estão se movendo para latitudes mais extremas e altitudes para se refrescar.

Ainda mais perturbador é o fato de que o dióxido de carbono permanece na atmosfera por centenas de anos. Nós apenas começamos a ver os efeitos das mudanças induzidas pelo homem, clima e as previsões para o que está por vir é uma terrível catástrofe.

10. O universo é feito de coisas que mal podemos imaginar.

Tudo o que você provavelmente pensa quando você pensa dos planetas universo, estrelas, galáxias, buracos negros, de poeira torna-se apenas 4 por cento de tudo o que está lá fora. O resto vem em dois sabores de "escuro", ou coisas desconhecidas: a matéria escura, a 23 por cento do universo e energia escura , em um 73 por cento gritante:

Os cientistas têm algumas idéias sobre o que a matéria escura pode ser exótica e ainda hipotética partículas, mas eles têm quase uma pista sobre a energia escura. Universidade de Chicago ... cosmólogo Michael S. Turner classifica a energia escura como "o mistério mais profundo em toda a ciência."

O esforço para resolvê-lo mobilizou uma geração de astrônomos em um repensar da física e da cosmologia para rivalizar e talvez superar o Galileo revolução inaugurada em uma noite de outono em Pádua. ... [Energia escura] inspirou-nos a perguntar, como se pela primeira vez: O que é isso cosmos chamamos de lar?

Mas os astrônomos sabem que, graças a essas partes escuras, o universo está se expandindo. E não só expansão, mas expandindo mais e mais rápido. Em última análise, tudo no universo vai andar à deriva longe e mais distantes até que o universo é uniformemente frio e desolado. O mundo vai acabar em um gemido.



smithsonianmag.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.