domingo, 13 de maio de 2012

Top 10 Mistérios do Universo


Top dez Mistérios do Universo
Um dos astrônomos muitos mistérios desconcertantes é como galáxias como a Via Láctea são capazes de formar novas estrelas a um ritmo insustentável.

Quais são essas questões candentes sobre os cosmos que ainda confundem os astrônomos hoje em dia?

1. O que são bolhas de Fermi?
Não, isto não é um distúrbio digestivo raro. As bolhas são enormes, estruturas misteriosas que emanam do centro da via Láctea e ampliam cerca de 20.000 anos-luz acima e abaixo do plano galáctico. O estranho fenômeno, descoberto pela primeira vez em 2010, é composta de super-alta energia de raios gama e raios-X das emissões, invisíveis a olho nu. Os cientistas levantaram a hipótese de que os raios gama podem ser ondas de choque de estrelas que estão sendo consumidos pelo enorme buraco negro no centro da galáxia.

2. Galaxia Retangular

"Olha, lá no céu! É um retângulo ... "No início deste ano, os astrônomos avistaram um corpo celeste, a cerca de 70 milhões de anos-luz de distância, com uma aparência que é única no universo visível:  LEDA galáxia 074886 é formada mais ou menos como um retângulo. Enquanto a maioria das galáxias são em forma de discos, tridimensionais elipses ou bolhas irregulares, este parece ter um retângulo regular ou em forma de losango. Alguns têm especulado que a forma resultante da colisão de duas galáxias em forma de espiral, mas ninguém sabe por enquanto.

3. Campo Magnético da Lua

Um dos maiores mistérios da lua, por que apenas algumas partes da crosta parecem ter um campo magnético tem intrigado durante décadas, inspirando o mesmo enterrado mítico "monolito" no romance e no filme 2001: Uma Odisséia no Espaço. Mas alguns cientistas pensam que finalmente pode ter uma explicação. Depois de usar um modelo de computador para analisar a crosta da lua, os pesquisadores acreditam que o magnetismo pode ser uma relíquia de um asteróide de 120 quilômetros de largura que colidiu com o pólo sul da Lua cerca de 4,5 bilhões de anos, espalhando material magnético. Outros, porém, acreditam que o campo magnético pode estar relacionado com outros pequenos impactos mais recentes.

4. Por que os pulsares de pulso?

Os pulsares são estrelas de nêutrons distantes, girando rapidamente que emitem um feixe de radiação eletromagnética em intervalos regulares, como um raio do farol rotativo que paira sobre o litoral. Embora o primeiro foi descoberto em 1967, os cientistas durante décadas lutou para entender o que faz com que estas estrelas de pulso e, para essa matéria, o que faz com que os pulsares, ocasionalmente parar de pulsar. Em 2008, porém, quando de repente um pulsar desligado por 580 dias, dos cientistas observações permitiram determinar que os períodos "on" e "off" são de alguma forma relacionado com correntes magnéticas abrandar as estrelas 'spin. Os astrônomos ainda estão no trabalho tentando entender por que essas correntes magnéticas oscilar em primeiro lugar.

5. O que é a matéria escura?

Os astrofísicos estão tentando observar os efeitos da energia escura , que representa cerca de 70 por cento do universo. Mas não é o único material escuro no cosmos: cerca de 25 por cento do que é feito de um material totalmente separado chamada matéria escura. Completamente invisível aos telescópios e do olho humano, não emite nem absorve luz visível (ou qualquer forma de radiação eletromagnética), mas seu efeito gravitacional é evidente nos movimentos de aglomerados de galáxias e estrelas individuais. Embora a matéria escura tem se provado extremamente difícil de estudo, muitos cientistas especulam que ele pode ser composta de partículas subatômicas que são fundamentalmente diferentes daqueles que criam a matéria que vemos à nossa volta.

6. Reciclagem Galactica

Nos últimos anos, os astrônomos notaram que as galáxias se formam novas estrelas a um ritmo que parece consumir mais matéria do que eles realmente têm dentro deles. A Via Láctea, por exemplo, aparece para transformar um valor de aproximadamente um sol de poeira e gás em estrelas novas a cada ano, mas ele não tem matéria suficiente livre para continuar com isso a longo prazo. Um novo estudo de galáxias distantes pode fornecer a resposta: Os astrónomos observou gás que haviam sido expulsos pelas galáxias que fluem de volta para o centro. Se as galáxias reciclar esse gás para produzir novas estrelas, pode ser um pedaço do quebra-cabeça para resolver a questão da matéria-prima em falta.

7. Onde está todo o lítio?

Modelos do Big Bang indicam que o elemento lítio deve ser abundante em todo o universo. O mistério, neste caso, é bastante simples: não. Observações de estrelas antigas, formadas a partir de material mais semelhante à que é produzida pela Big Bang, revelam quantidades de lítio de duas a três vezes mais baixa do que o previsto pelos modelos teóricos. Nova pesquisa indica que algumas dessas lítio podem ser misturados no centro das estrelas, fora da vista de nossos telescópios, enquanto os teóricos sugerem que axions hipotética, partículas subatômicas, pode ter absorvido prótons e reduziu a quantidade de lítio criado no período logo após o Big Bang.

8. Existe alguém lá fora?


Em 1961, o astrofísico Frank Drake criou uma equação altamente controversa: Multiplicando juntos uma série de termos relacionados à probabilidade de vida extraterrestre (a taxa de formação de estrelas no universo, a fração de estrelas com planetas, a fração de planetas com condições adequadas para a vida, etc), ele supôs que a existência de vida inteligente em outros planetas é muito provável. Um problema: os teóricos da conspiração de Roswell, não obstante, não ouvimos de quaisquer estrangeiros até à data. As descobertas recentes de planetas distantes que poderiam teoricamente abrigar vida, no entanto, aumentaram as esperanças para que possamos detectar extraterrestres se apenas continuarmos procurando.

9. Como será o fim do Universo? 

Agora acreditamos que o universo começou com o Big Bang. Mas como isso vai acabar? Baseado em uma série de fatores, teóricos concluem que o destino do universo pode tomar uma das várias formas completamente diferentes. Se a quantidade de energia escura não é o suficiente para resistir à força de compressão da gravidade, o universo inteiro pode entrar em colapso em um singular ponto de uma imagem espelhada do Big Bang, conhecido como o Big Crunch. Descobertas recentes, porém, indicam um Big Crunch é menos provável do que um Big Chill, em que a energia escura obriga o universo em uma expansão lenta, gradual e todos os restos que são estrelas extintas e planetas mortos, pairando em temperaturas pouco acima do zero absoluto . Se a energia escura está presente o suficiente para sobrepujar todas as outras forças, um cenário de Big Rip poderia ocorrer, em que todas as galáxias, estrelas e até mesmo átomos são dilacerados.

10. Em todo o Multiverso

Os físicos teóricos especulam que nosso universo pode não ser o único de sua espécie. A idéia é que nosso universo existe dentro de uma bolha, universos alternativos e vários estão contidos dentro de suas próprias bolhas distintas. Nestes outros universos, as constantes físicas, e até mesmo as leis da física, podem diferir drasticamente. Apesar semelhança da teoria à ficção científica, os astrônomos estão agora à procura de evidências físicas: Disco em forma de padrões de radiação de fundo cósmico remanescente do Big Bang, o que poderia indicar colisões com outros universos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.