segunda-feira, 30 de abril de 2012

Anel de pureza :"O grande amor espera" ou outra hipocrisia?


O que é isso?


                 O estudante Paulo Sérgio dos Santos exibe seu                     "anel da pureza". (Foto: Daigo Oliva/G1)
O estudante Paulo Sérgio dos Santos exibe seu "anel da pureza". (Foto: Daigo Oliva/G1)





Os anéis de pureza (também chamado de anéis castidade) foram lançados nos anos 90 pelo americano Christian, um apoiador da abstinência sexual.

A partir do momento em que um adolescente decide usar esse anel, ele jura permanecer virgem até casamento religioso. O anel é colocado  geralmente na mão esquerda (ele será substituído pela aliança).

Há  vários tipos de anéis: existe um pequeno de diamante com uma pequena pedra,  gravado  "True Love Waits" ( "O grande amor espera") ou "One Life, One Love" ( " Uma vida, um amor "). Mas muitos cristãos escolhem aqueles que carregam uma pequena cruz (referência a Jesus Cristo).


Verdades absolutas
Nos Estados Unidos, o TLW é alvo constante de críticas. Especialistas acreditam que estes jovens ainda não têm maturidade para optar pela abstinência, e, com isso, deixam de se informar sobre os métodos de prevenção da gravidez e de doenças sexualmente transmissíveis.

O coordenador discorda. “Acredito que os críticos não dão crédito suficiente para a nossa juventude. Quando os moços são conscientizados sobre as conseqüências físicas, emocionais e espirituais que uma vida sexual ativa engloba, eles se tornam capazes de tomar a decisão correta”. 

No entanto, um estudo realizado por prestigiadas universidades do Yale e de Columbia em 2005 concluiu que 88% dos jovens americanos que usavam os anéis não teriam respeitado os seus compromissos! Pior: 50% deles haviam contraídoDST (Doenças Sexualmente Transmissíveis), porque não se protegiam durante o sexo!

 
                 O trio Jonas Brothers: Joe, Kevin e Nick. (Foto: AP)
O trio Jonas Brothers: Joe, Kevin e Nick. (Foto: AP)

O trio Jonas Brothers usa. Miley Cyrus, a atriz bochechuda da série “Hannah Montana”, também. O “anel da pureza”, acessório que simboliza a promessa de jovens religiosos em manter a virgindade até o casamento, virou moda entre adolescentes que seguem à risca os passos dos ídolos. No caso, os dois fenômenos pop da vez.


                 A atriz e cantora Miley Cyrus, protagonista da                     série adolescente "Hannah Montana". (Foto: AP)
A atriz e cantora Miley Cyrus, protagonista da série adolescente "Hannah Montana". (Foto: AP)
A atriz e cantora Miley Cyrus, protagonista da série adolescente "Hannah Montana". (Foto: AP)

Selena Gomez usando um "anel de pureza", como o namorado dela, Nick Jonas. 

Fetiche
Usar o “anel da pureza”, tornando pública a opção pela abstinência sexual não é tarefa das mais fáceis. Muitas vezes estes jovens acabam virando alvo de gozação de amigos que consideram o pensamento ultrapassado. 

Marketing
O coordenador do TLW diz “celebrar” o fato de que artistas famosos preguem a castidade. “Ficamos satisfeitos com a postura dos Jonas Brothers. Mas ela é tão importante quanto a do garoto que vive numa comunidade rural e passa a idéia adiante”, compara Hester.

No entanto, alguns ídolos que no passado levantaram a bandeira da virgindade perderam a credibilidade no meio do caminho. Britney Spears, por exemplo, foi uma das que usou o “anel da pureza” no início da carreira.

Aos, 15 anos, Miley Cyrus exibe com orgulho o acessório em shows, editoriais de moda e entrevistas. Entretanto, fotos picantes da moça vazaram na internet recentemente colocando a reputação da estrela de “Hannah Montana” em cheque.

A virgindade da mocinha seria um golpe de marketing da Disney em busca de holofotes para seu principal produto televisivo?

Só o tempo (e os tablóides) poderão responder. 

Fontes: Teemix e G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.