quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Aluno de 10 anos atira em professora e depois se mata em escola de SP

 Aluno de 10 anos atira em professora e depois se mata em escola de São Caetano do Sul, SP

SÃO PAULO - Um aluno de 10 anos atirou na professora e depois se matou com um tiro na cabeça, na tarde desta quinta-feira, em uma escola em São Caetano do Sul, no ABC paulista. Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura de São Caetano, David Mota Nogueira, aluno do 4º ano C da Escola Municipal Alcina Dantas Feijão, fez o disparo contra a professora por volta das 15h50m, logo após o intervalo do lanche, em sala de aula.

Movimentação em frente a escola - Reprodução/TV Globo

A professora Rosileide Queiros de Oliveira, de 38 anos, foi atingida com um tiro nas costas. No momento, cerca de 25 alunos estavam na sala de aula, mas nenhum deles ficou ferido. Houve correria e pânico.

As aulas na escola, que tem 1.900 alunos e fica no bairro Mauá, foram suspensas nesta quinta e sexta-feira.

Segundo o capitão Robinson Castropio, porta-voz da Polícia Militar, o menino provavelmente entrou com o revólver calibre 38 escondido na mochila. A arma, de acordo com a PM, pertence ao pai do garoto, que é guarda civil em São Caetano do Sul.

De acordo com o policial, o estudante pediu para ir ao banheiro e quando voltou já estava com a arma em punho.

- Ele acertou a professora na região lombar. Em seguida, ele saiu da sala, desceu uma escada e disparou contra a cabeça - explicou o policial.

David era aluno do quarto ano da escola e tinha boas notas. No momento dos tiros, estavam na sala 25 alunos. De acordo com testemunhas, depois de atirar na professora, o aluno se retirou da sala de aula e disparou dois tiros na própria cabeça.

O estudante é filho de um GCM (Guarda Civil Municipal) de São Caetano. Ele pegou a arma do pai escondido, de acordo com apuração da Delegacia Seccional de São Bernardo. O que motivou a ação do menino ainda não é sabido. Ele agiu logo depois do intervalo, às 15h50, quando os colegas haviam acabado de entrar na sala.
O aluno foi levado com vida ao Hospital de Emergência Albert Sabin. David teve duas paradas cardíacas e morreu por volta das 16h50m. A Polícia Militar acionou o helicóptero Águia para socorrer a professora. O garoto foi transportado de ambulância.


- O estado dele já era crítico quando foi socorrido - afirmou o policial.

Em nota, a prefeitura informou que o estado de saúde da professora é estável. Ela não corre risco de morte e foi transferida para o Hospital das Clínicas (HC), em São Paulo. A professora levou um tiro na região posterior do lado esquerdo, altura do quadril e sofreu uma fratura na patela direita, segundo a nota.

Ainda não se sabe a motivação do crime. O caso foi registrado no 3º Distrito Policial de São Caetano do Sul, onde o pai do garoto presta depoimento esta noite.


Professora baleada por aluno em escola de São Caetano do Sul, SP, não corre risco de morte

SÃO PAULO - O estado de saúde da professora Rosileide Queiros de Oliveira, 38 anos, baleada por um aluno de dez anos na Escola Municipal Alcina Dantas Feijão, em São Caetano do Sul, na região do ABC, é estável. Segundo nota divulgada pela prefeitura de São Caetano ela está internada no Hospital das Clínicas, em São Paulo. A professora levou um tiro na região posterior do lado esquerdo, altura do quadril e sofreu uma fratura na patela direita e ela não corre risco de morte.

O aluno David Mota Nogueira, 10 anos, aluno do 4º ano C, disparou com um revólver calibre 38, por volta de 15h50, um tiro contra a professora dentro da sala de aula. No momento estavam no local 25 alunos. Em seguida, segundo informações de testemunhas, o aluno se retirou da sala de aula e disparou contra a cabeça. Ambos foram socorridos com vida. O aluno foi atendido no Hospital de Emergência Albert Sabin, na avenida Keneddy, em São Caetano, e teve duas paradas cardíacas, e morreu às 16h50. As aulas estão suspensas. [O Globo.  Leonardo Guandeline  e João Sorima Neto Com SPTV]


Pai de garoto que se matou no ABC foi até escola tentar recuperar arma, diz delegada

O guarda municipal Nilton Nogueira, pai do garoto D.M.N., 10, que atirou contra a professora e depois se matou na escola municipal Professora Alcina Dantas Feijão, em São Caetano do Sul (SP), foi até o colégio tentar recuperar seu revólver calibre 38, após sentir falta da arma, segundo a delegada Lucy Fernandes.

Além do garoto que morreu, um outro filho de Nogueira, de 14 anos, também estuda no local. “Ele deu falta da arma hoje e, antes de acontecer a tragédia, foi até a escola questionar os filhos se algum deles tinha pegado. Ele suspeitava que o maior tivesse com a arma”, afirmou a delegada.

Por volta de 19h, Nogueira estava a caminho do 3º DP de São Caetano, onde o caso está sendo investigado, para prestar depoimento. Lucy Fernandes afirmou que é cedo para responsabilizar os pais pelo ocorrido. “O crime que eles podem ter cometido é de omissão, mas não dá para falar isso agora. É atropelar as investigações”, diz.

A perícia na escola já foi concluída. A delegada afirmou que só deverá ouvir as crianças e testemunhas a partir de amanhã. “Temos que ter muito cuidado. Vamos lidar com testemunhas que lideram com um trauma muito grande. Só vamos conversar com as crianças quando elas tiverem condições psicológicas e de saúde”, afirma.

Fernandes disse que o caso surpreendeu os funcionários da escola. “Todo mundo ficou surpreso. Não era um menino com problemas. Ninguém imaginava que ele faria isso.” [Guilherme Balza Do UOL Notícias Em São Paulo]



Tragédia no ABC: 'Menino doce, bom aluno e disciplinado', descreve escola

David Mota Nogueira, de 10 anos, (fotos acima) era um aluno de boas notas, nunca teve registro disciplinar e não há qualquer informação de que sofria bullying na escola municipal Alcina Dantas Feijão, em São Caetano do Sul. Esta é a avaliação que Márcia Gallo, a diretora do colégio considerado modelo no município, faz do aluno que, na tarde desta quinta-feira, atirou contra uma professora e se matou em seguida, com um tiro na própria cabeça. Segundo ela, o menino estudava desde 2008 na escola e era um aluno regular.

- Ele era uma criança de dois, três amigos. Não era de turma e não era o mais agitado. Era muito querido pelos colegas - diz Meire Cunha, coordenadora pedagógica da escola, que também descreve o aluno como "doce, tranquilo e calmo".

- Foi muito chocante para nós. É difícil saber o que fazer agora - diz Meire.

Vizinhos da família e amigos de David também não encontram explicações. Carmelita Cordeiro, de 65 anos, diz que conhecia David desde que ele nasceu. Para Carmelita, ele era muito diferente "dos meninos de hoje em dia" e não se metia em confusão.

- Era um menino educado e calmo - diz Carmelita.

- Ele era calmo, estudioso, não bagunçava e não falava na aula, não gostava de atrapalhar - disse G.S, 9 anos, que estudava na mesma sala de David e costumava brincar com ele nos intervalos.

Segundo Carmelita, o pai de David está inconsolável. Sem saber, ele carregou a arma usada pelo filho. Na avaliação dela, a família era estruturada. Não eram ouvidas brigas. O pai, acrescenta, tratava muito bem os filhos.

Sala de aula ficará fechada
Na manhã desta sexta-feira, a direção da escola convocou a imprensa para informar que as aulas só serão retomadas na quarta-feira. Na segunda e na terça serão feitas reuniões com os professores para discutir como enfrentar a tragédia e como abordar o assunto com os alunos.

Na sala onde David atirou contra a professora estavam ontem 22 alunos, além dele. A direção decidiu que nenhum deles voltará a estudar na mesma sala. A turma, porém, não será desfeita, apenas transferida para outra sala de aula. A do crime ficará fechada.

Márcia Gallo descarta a possibilidade de a escola passar a revistar as mochilas das crianças na entrada para as aulas. Afinal, além de ser um caso isolado, a escola recebe em média 900 alunos por período.

Revistar as mochilas entrou na pauta de discussões porque David levou na mochila a arma que usou para ferir a professora e se matar. O pai dele carregou a mochila sem saber que sua arma estava dentro dela.

Logo depois de deixar os dois filhos na escola, o homem, que é guarda municipal e faz bicos como segurança, se deu conta do sumiço do revólver. Retornou então à escola para falar com eles.

Márcia disse que a escola não perguntou o motivo, pois é considerado um direito dos pais falarem com seus filhos a qualquer hora. O pai de David teria pedido autorização à coordenação, que avisou o inspetor por rádio e os dois meninos foram encaminhados ao pátio. Os três conversaram e o pai foi embora. Os garotos voltaram para a aula.

Segundo a polícia, o pai de David foi justamente perguntar aos filhos se algum deles tinha tirado a arma do lugar. Os dois negaram e ele retornou para a casa. Não havia, até aquele momento, nenhum motivo para que desconfiasse dos filhos.

No meio da tarde, foi surpreendido pela tragédia. As imagens que mostram o menino com a arma e no corredor da escola foram encaminhadas à polícia.

Professora é submetida a cirurgia e passa bem
A professora Rosileide Queiros de Oliveira, de 38 anos, foi socorrida e está internada no Hospital das Clínicas, em São Paulo. Ela recebeu um tiro pelas costas, na altura do quadril, e a bala ficou alojada entre o útero e o reto. Sofreu ainda uma fratura no joelho.

A cirurgia para extração do projétil durou três horas. A recuperação, segundo os médicos, é boa e ela pode ser transferida para um quarto e receber visita ainda nesta sexta.

O corpo de David está sendo velado no Cemitério das Lágrimas, na própria cidade, desde a madrugada desta sexta-feira. A família não falou com os jornalistas.

Muitos guardas municipais fazem um controle das pessoas que têm acesso ao velório. Do lado de fora, vários curiosos se aglomeram. Dentro da sala de velório estão apenas familiares e amigos mais íntimos da criança. O enterro está marcado para às 16 horas.

A tragédia
O crime ocorreu logo depois do intervalo, perto das 16h. David pediu para ir ao banheiro e retornou com a arma em punho. Atirou na professora e saiu imediatamente. Foi para uma escada e atirou na própria cabeça. Vinte e dois alunos estavam na sala de aula. Houve correria e pânico, mas as crianças não se machucaram.

David chegou a ser socorrido no Hospital de Emergência Albert Sabin, em São Caetano, mas sofreu duas paradas cardíacas, e morreu às 16h50m.

A professora Rosileide Queiros de Oliveira, de 38 anos, foi socorrida de helicóptero ao Hospital das Clínicas, em São Paulo.

Na manhã desta sexta-feira, surgiu uma pichação no muro da escola, com erro de português: "Crianças choram, mas pais não vê". A Prefeitura determinou a limpeza, que já foi feita.

 Jaqueline Falcão e Guilherme Voitch
 (oglobo.com.br)



MAIS MORTES EM ESCOLAS

Esse ano a violência nas escolas já foi destaque no noticiário nacional e internacional. O mais chocante talvez tenha sido o Massacre de Realengo; no dia sete de abril, por volta das 8h30min da manhã, na Escola Municipal Tasso da Silveira, localizada no bairro de Realengo, na cidade do Rio de Janeiro. Wellington Menezes de Oliveira, de 23 anos, invadiu a escola armado com dois revólveres e começou a disparar contra os alunos presentes, matando doze deles, com idade entre 12 e 14 anos. Oliveira foi interceptado por policiais, cometendo suicídio.

Na quinta– feira passada, uma outra tragédia, dessa vez em São Caetano do Sul, onde um aluno de 10 anos atirou na professora dentro da sala de aula e depois disparou contra a própria cabeça. Os dois foram socorridos com vida, mas o estudante David Mota Nogueira morreu. A professora, identificada como Rosileide Queiros de Oliveira, de 38 anos, deixou a escola consciente

8 comentários:

  1. é muito triste saber de uma noticia dessa uma criança de 10 anos tão jovemtenho um filho e não tenho estrutura para passar por isso peço a deus que acalme o coração desses pais pois que deus tenha muita misericórdia

    ResponderExcluir
  2. So Deus mesmo pra cuidar de nós.. o que se passou com essa criança para levar a fazer isso??? Será que realmente esse menino não estava sofrendo bullyn?Pelos coleguinhas.. Só Deus tem a resposta, que ele ajude essa mãe é esse pai nessa hora dificil que ajude a familia toda é que a professora se recupere bem, vamos rezar muito pra alma dessa criança que poderia ser um filho nosso... Força ha todos nos que esse sorriso lindo não se apague por essa tragedia........

    ResponderExcluir
  3. DEUS TE GURDE JUNTO DELE

    ResponderExcluir
  4. tenho un filho dessa idade e estou sofrendo so de pensa na mae desse garoto ?

    ResponderExcluir
  5. Não tem o que comentar ,e lamentavel o que eastamos vivendo nos ultimos tp
    deus abencooe esse bb!!

    ResponderExcluir
  6. Que mundo é este em que estamos vivendo? Que maldade, que mágoa teria uma criança com apenas 10 anos de idade. Esta é nada mais, nada menos a realidade de um mundo que vive sem amor, sem paz,em busca do materialismo; da ganância; da falta de fé. Mundo desumano. País de leis ultrapassadas, dominado pela imoralidade, pela cupção. Geraldo Costa - V. Alegre, CE

    ResponderExcluir
  7. Que mundo é este em que estamos vivendo? Que maldade, que mágoa teria uma criança com apenas 10 anos de idade. Esta é nada mais, nada menos a realidade de um mundo que vive sem amor, sem paz,em busca do materialismo; da ganância; da falta de fé. Mundo desumano. País de leis ultrapassadas, dominado pela imoralidade, pela cupção. Geraldo Costa - V. Alegre, CE

    ResponderExcluir
  8. MEUS DEUS AONDE VAMOS PARAR,DEUS ABENÇÔES E CONFORTE O CORAÇÃO DESSES PAIS.E QUE ESTA PROFESSORA SE RECUPERE BEM,E QUE NÃO TOLERE BULING NA SUA SALA DE AULA.NINGUÉM SABE O QUE ELE PODE TER PASSADO.

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.