domingo, 22 de maio de 2011

Itajubá: Meninas que morreram afogadas podem ter caído em buraco no rio

Fantástico faz investigação completa sobre o mistério das meninas que morreram afogadas num rio em Itajubá, Minas Gerais.

Bairro do Cantagalo, Itajubá, sul de Minas. No dia 1º de maio, um grupo de adolescente se diverte no Rio Sapucaí. Michele Bittencourt, de 16 anos, grava a farra com a câmera do celular. Ela registra a amiga Vanessa Moreira, de 17 anos, entrando na água.

“O que você quer, Vanessa, sai daí! Deixa eu ir lá com a Vanessa, vai filmando”, fala Michele.

Michele vai para o rio e deixa o celular com outra pessoa, que continua a gravar. Um minuto depois acontece a tragédia.

O vídeo apareceu esta semana na internet. Olhando as imagens com cuidado, é possível ver que algo passa próximo das meninas, no momento em que elas gritam. Logo depois, se afogam.

A mãe de Vanessa, Maria Inês da Cruz, acredita que era uma cobra.

“Pelo vídeo dá pra ver que tem alguma coisa atrás da Vanessa, que a Michele vê e grita apavorada. Para mim, é uma cobra. Ninguém tira isso da minha cabeça”, diz Maria Inês.

Mas os legistas não encontraram nenhuma evidência de ataque de bicho.

“Na perícia médica nós não constatamos nenhuma lesão além das encontradas nos casos de afogamento, que são sinais clássicos de asfixia. Fora esses sinais, nós não encontramos mais nada”, afirma o médico legista José Henrique Schumann.

“Vendo as imagens, apesar de elas não serem nítidas, uma das conclusões que nós podemos chegar é que não foi um ataque de serpente. Por quê? Um ataque de serpente deixaria marcas. Além de deixar marcas profundas, ela mata por constrição, então, ela aperta a pessoa até matar sufocada. Ela atacaria uma criança apenas, não duas”, analisa o biólogo Flávio Vasconcelos.

Mas, então, o que seria o vulto que aparece na água? Poderia ser um outro animal?

“A ariranha também é um animal muito agressivo, ela deixaria marcas. Jacaré nós também não temos registros ali. Lontra nós temos registro, mas lontra é um mamífero até mesmo dócil, ele não ataca as pessoas. Mas isso também não quer dizer que ela não possa ter esbarrado nas garotas, empurrado, talvez pudesse estar ali pescando e elas se assustaram e com o susto elas acabaram se afogando”, avalia Vasconcelos.

Momentos antes de se assustarem, Michele e Vanessa estão com água na altura do pescoço. Parece dar pé. Só que o fundo do Rio Sapucaí é irregular. A areia se move, formando calhas. E a água turva não permite que o banhista enxergue onde está pisando. Se próximo à margem, a profundidade não chega a meio metro, poucos passos adentro, já passa a mais de quatro.

A equipe do Fantástico foi até o ponto exato onde as duas adolescentes se afogaram. Com ajuda do sargento Aloísio, foi medida a profundidade do rio naquele trecho.

“Está dando 2,5 metros. E quando nós viemos resgatá-las, viemos por esse mesmo local e vinha vindo pela praia e, de repente, afundou. Quer dizer, é um buraco, onde provavelmente, elas devem ter se perdido. Num ponto eu tive que ir a nado”, conta o sargento Aloísio.


“O rio hoje, 20 dias depois do afogamento, está mais baixo. Até no dia mesmo não aparecia essa areia que nós estamos vendo hoje aí”, conta o sargento.

Os bombeiros estimam que o rio estava 1,5m mais profundo.

“Aquele susto foi o fato delas não terem atingido o pé. A própria filmagem mostra que uma tenta se apoiar na outra e aquele afundamento brusco é onde existe o buraco que a gente mediu. Com 2,5 metros, pra uma jovem de 1,60, no máximo, se não sabe nadar, ela vai afundar rapidamente”, explica o sargento.

“A Vanessa sabia nadar, a Michele, não”; conta a mãe de Vanessa.

“Ela nunca nadou, tinha medo de entrar em água. Dessa vez ela confiou nos meninos e nas meninas”, comenta Adriana Pereira, mãe de Michele.

“Uma delas pode ter se afogado e acabou agarrando a outra. Isso é normal. No desespero, uma tenta se apoiar na outra. A consequência é o afogamento duplo”, diz o salva-vidas.

Edivania Maria Fernandes, tia de Michele, era a única adulta na hora do acidente. Ela aparece na gravação na beira do rio tentando ajudar, mas também não sabe nadar.

“Uma pessoa já é difícil tirar da água, imagine duas. Uma empurrava a outra para baixo”, conta.

Caíque, que também aparece no vídeo, conta que mais cedo Vanessa já tinha quase afogado. Foi a última pessoa a chegar perto das meninas ainda com vida.

“Estava muito pesado para eu puxar. Elas me abraçaram, quase me afogaram. Quase que fui junto”, relata.

No mesmo ponto onde Michele e Vanessa se afogaram outras quatro pessoas já morreram este ano.

Fonte: Fantástico

21 comentários:

  1. Lamentável... jovens... já vi acontecer algumas vezes.
    Me parece que foram, sim atacadas por um animal. Os gritos e movimentos podem tê-lo afugentado.
    Ariranha, as morderia. A sucuri, nem sempre. Pode ter fugido e as deixado apavoradas e as empurrado para o fundo.
    O susto delas... o pânico. Não pode ter sido apenas o afundamento.
    Pena que as pessoas em volta tenham se apavorado e fugido.
    Esse animal não é tão perigoso se cercado por diversas pessoas. Simplesmente fugiria. Não brigaria pela presa. Acho difícil que as adolescentes, com porte de adulto fossem escolhidas como presas... uma criança, talvez.

    ResponderExcluir
  2. acho ki nao foi nenhum tipo de bicho e sim parte do corpo das meninas se movimentando.mar que Deus conforte o coracao dos familiares

    ResponderExcluir
  3. mandei uma mensagem , falando sobre a morte das meninas que morreram afogadsa em itajubá, pelo video parece muito com um peixe eletrico, ele não ataca , apenas se enrrosca na pessoa dando uma sequencia de choques muito fortes , e pela reação das meninas o mais provavel é que tenha sido isso "um peixe eletrico", meu marido que vivia na fazenda , tem certesa que foi isso que aconteceu


    confresa-MT


    HELENA RAINHA

    ResponderExcluir
  4. Bom gente o que pude notar revendo varias vezes esse vídeo, que na hora que se diz que se observa um “animal” na água, não é um animal é o pé da menina Vanessa pois acho que menina Michele perdeu o contato com o chão ou sentiu alguma coisa passando por ela na água e se apavoro e em ato de desespero agarro a amiga. Na segunda imagem que também se diz ver um “animal” passando do lado dela é a mão da menina Michele. Não acho que algum animal teria puxado as duas para o fundo e sim uma agarrado a outra em ato desespero,pois se fosse algum animal teria alguma marca de mordida ou algo do tipo.

    by:DOUGLAS O. SANTANA
    EMAIL: DODO_IDEAL@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  5. eu
    gosto muito de nadar e quando soube do ocorrido com as meninas eu fiquei maiscuidadosa,e resouvi investigar o caso:pelo que eu vi no video aparece alguma coisa atras da vanessa que parece ser um bicho,mas atravesde investigações perceberam que elas podem ter caido em um buraco,ai vem a pergunta:
    -que coisa e aquela atras de vanessa????
    e tambem o caíque disse que as meninas ficaram puxando ele e ele não aguentou,mane outro video igual a esse os colegas das meninas inclusive o ca´que disse que elas sumiram e o corpo delas desapareceu,ai vem outra pergunta:
    -as meninas apoiaram ou naum nesse menino?
    kyria

    ResponderExcluir
  6. foi uma capivara ou jacare e depois os ataques das serpentes ou foi um peixe eletrico

    ResponderExcluir
  7. lamentavel sem duvida e
    lamentavel tameim e saber ki elas confiaram nos amigos pelo ki mostra no video elas fikaraum assustadas e pode crer ki ningem assusta por nada alguma coiza aparesse no video e naum e nada ki si movimenta lentamente
    dai minha duvida como ki um animal na agua assusta varios animas ki ao ouvir os gritos saem da agua apavorados sem saber oq tava akontecendo para fikarem assistindo i gritando sem fazer porra nenhuma
    axu ki naum foi um animal ki matou essas meninas naum keim matou elas foi keim presenciol a sena toda e naum teve corage de tentar di verade salvar elas
    uma koiza eu falo di coracao eu gostaria di+ de ta nakele lugar nakela hora prq ou essas maes naum teria passado esse sofrimento de perde suas filhas ou a minha mae taria passano pelo memo sofrimento prq ali dava pa ter sido feito alguma koiza i pode ter serteza eu faria

    ResponderExcluir
  8. 1) Segundo familiares elas estavam sangrando no velório. Ps: Afogamento não sangra!
    2) Enfermagem dizem que tinha sim hematomas e numa delas um sinal de mordida na perna.
    Qual autoridade está se escondendo atrás das mentiras?

    ResponderExcluir
  9. O DESFECHO SERÁ ESCLARECIDO ISSO É UMA CAPIVARA SOU ARARINHA SOU VETERINARIA A E ANALISEI O VIDEO AS MENINAS SE ASSUSTARAM E TERMINARAM MORRENDO.

    ResponderExcluir
  10. independente do que seje, bicho ou não, o fato é que elas estavam se afogando e os amigos poderiam ter salva, deu muito tempo pra isso...poderiam se unirem numa corrente humana e com a ajuda daquele pau que eles logo arranjaram,,,poderiam ter salvo pelo menos uma....lamentavavel...eles sabiam nadar..outra coisa...como eram maiores, poderiam ter orientados as meninas a não irem tão longe...ou ficarem ali por perto.agora só orar pelos familiares...só o consolo de DEUS nessa hora..

    Florys

    ResponderExcluir
  11. esses legistas não examinaram direito pois, quem ja viu peixe eletrico subir para respirar, sabe que tal animal que apareceu no video se parece muito com o referido. será que eles ja levantaram esta hipótese?

    ResponderExcluir
  12. isso não é uma cobra e sim um monstro mas as autoridades mentem afirmando ser uma cobra,na minha opinião teriam que fazer uma busca até desvendar esse mistério,não descarto a possibilidade de ser um ser de outro planeta.

    ResponderExcluir
  13. Essas imagens devem ser analizadas com calma, tendo em vista que algo aparece nas imagens, as meninas chegaram no IML com indicios de afogamento, provavelmente não foi dado a atenção aos detalhes, por todos acharem que foi afogamento, em relação aos animais ai citados por varias pessoas, temos que lembrar que se foi um animal nos podemos esperar uma mordida, um abraço forte como o de 01 sucuri ou simplesmente 01 picada, isso na teoria, na pratica não podemos prever o comportamento de 01 ser humano quanto + de animal uma sucuri pode sim ter segurado elas por um momento e telas soltado agitação na agua, as gritarias e as pessoas que na agua entraram assustou o que estava segurando-as, os responsáveis pela investigação tem que levar em conta se realmente se trata de 01 animal,eles são imprevisiveis, do outro lado da margem podemos ver pessoas mexendo com algo, em um dos videos podemos ouvir um dizendo OLHA O TAMANHO DA COBRA, se reparar bem há algo que sobe na outra margem cerca de 60 centimetros acima do nivel da agua, quando o rapaz passa com o tronco perto dela (da possivel cobra), gosto muito da vida animal quando possivel assisto tudo que passa em relação há animais, acho que alguma coisa prendeu por um momento os pés delas não sei o que + os depoimentos vão deixar + facil de desvendar esse caso, minha opinião mesmo elas estando se afogando esse rapaz conseguiria puxar elas algo por um breve momento segurou-as debaixo da agua, e a pericia nem se quer olhou direto os corpos, deduziram que foi afogamento e já jogaram elas no frezer, façam uma exumação dos cadaveres e deem satisfação aos familiares das vitimas, e que Deus os abençõe.

    ResponderExcluir
  14. Eu acho que foi mesmo uma cobra, só pesso a Deus que confortem os corações dos familiares e que der muita força para a mãe das adolescentes agora elas duas é uma linda estrelinha que brilha lá no céu.

    ResponderExcluir
  15. quem matou as meninas foi um poraquê(peixe eletrico),e a omissão de socorro destes bando de manes parasitas

    ResponderExcluir
  16. Eu ja acho que e aquele troco de bananeira que os garotos estava carregado!talves eles queria asustalas!

    ResponderExcluir
  17. gente penso qe todas aquelas pessoas ali sao responsaveis... havia varios meninos nadando nao havia... e eles sairam de uma extremidade a outra nadando... como é que nao conseguiram entrar e puxar as meninas???? tem explicacao isso???? achei que todos foram culpados

    ResponderExcluir
  18. Cobra ou ñ o fato real é que elas morreram e nada mais sera feito! Só sugiram meras provas sem fundamentos.

    ResponderExcluir
  19. eu realmente so tenho 16 anos entao muitos poden ate mesmo nao botar muita fe no q eu digo... desde do dia do acidente fico me perguntando o que na verdade aconteceu o q a mae dessas meninas estao passando mais sinceramente esse e um dos fatos mais curiosos que ja acompánhei e nao desejaria para ninguen ....um simples descuido de momento pode acabar com a alegria de uma vida toda......

    ResponderExcluir
  20. eu estou apavorada com as imagens desde que as vi tenho até pesadelo so de pensar que pode ter sido cobra eu pensei que elas tinham sumido e cobra tinham levado elas,mas como acharam os corpo pode ter sido um orivel afogamento

    ResponderExcluir
  21. Sinceramente...
    Não sei se vocês acreditam nessas coisas, mas pra mim foi um terrível monstro que se chama: caboclo d'água.
    Muito estranho aquela imagem para que possa ser um peixe, ate possa parecer uma cobra... Mas eu acredito q seja mesmo o caboclo!!!
    Que Deus conforte as almas dessas meninas e alivia o sofrimento das mães!

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.