sábado, 14 de maio de 2011

Osama nas alturas. Após morte de Bin Laden, terrorista se transforma em um ícone pop

Desde que assumiu o atentado às torres gêmeas do World Trade Center, nos Estados Unidos, em 2001, o terrorista saudita Osama Bin Laden passou a personificar, para o Ocidente, a face do mal. Com sua aparência exótica e semblante estranhamente sereno, ele provocava calafrios.


Mesmo assim, a frustração e o medo dos norte-americanos - que levaram dez anos caçando Bin Laden até encontrá-lo, no Paquistão, e matá-lo a tiros, no dia 1º de maio, - não impediram que a população utilizasse uma arma poderosa, o humor, para exercer o tão humano sentimento de vingança.

Principalmente agora, que o corpo do terrorista repousa no fundo do mar, os americanos soltaram o verbo e abriram as carteiras: sites de vendas on-line, como o Zazzle, estão faturando milhares de dólares com a venda de chaveiros, canecas, camisetas, bonés e até roupas de bebê com imagens alusivas à morte de Bin Laden. Esculachar Osama está na moda.

Aqui no Brasil, onde o povo costuma rir da própria desgraça, o terrorista mais pop da história já vinha sendo motivo de piada há muito tempo. Basta lembrar o quadro criado no "Casseta & Planeta", "No Cafofo do Osama", em que o ex-líder da Al-Qaeda, um morador do Rio, era interpretado pelo humorista Reinaldo.

É claro que o terrorismo não tem graça nenhuma, nem o mundo pode se considerar a salvo, mas o riso é, certamente, uma arma das mais poderosas.

Bin Laden-Mania
- Love not war

Na cidade de Jacaré dos Homens (AL), o cantor Bin Laden do Brega (vídeo ao lado) é o "Terrorista do Amor", ladeado pelas suas "Binladinhas". O clipe é impagável e está no YouTube.


- Marilac
O humorista Marcelo Adnet fez uma paródia do vídeo que tornou famoso na web o travesti Luisa Marilac, criando o hilário Osama Marilac.


- South Park
O desenho animado mais politicamente incorreto dos EUA não podia deixar barato: já fez menção à morte de Bin Laden, em episódio exibido apenas três dias após o ocorrido. 


- Trocadilho
A diretora Kathryn Bigelow, que ganhou seis Oscar com o filme "Guerra ao Terror" em 2010, vai começar a gravar seu novo longa, que vai se chamar, acredite, "Kill Bin Laden". 


- Piadas
Em um país onde se faz piada com tudo, terrorista não tem perdão. Circulam na internet pérolas do tipo: "Osama Bin Laden  - Campeão Mundial de Esconde-Esconde 2001-2011" além de outras, impublicáveis.

- Guerra ao Terror
Os jogadores de "Counter-Strike" já podem fazer download de um cenário que retrata a casa em que Osama foi morto, para usar como campo de batalha virtual.

- Sem noção

Em 2001, o agricultor Osvaldo Soares, de Embu (SP), tentou, mas não conseguiu, batizar seu sexto filho como Osama Bin Laden Feliciano de Oliveira Soares. 

- Terror Fashion

Osama deve estar se revirando no túmulo, ops, no fundo do mar, pois o capitalismo está lucrando milhões com camisetase outras lembrancinhas que comemoram sua morte.


Rachel Silva - A Gazeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.