domingo, 29 de maio de 2011

As receitas caseiras que fazem milagres

As receitas da vovó ainda fazem milagres
Receitas caseiras de beleza e saúde ajudam a economizar com o salão de beleza e com a farmácia.


No tempo de nossas avós, a maioria das doenças era curada com chás. Entre as ervas preferidas estão a hortelã e a erva-cidreira, que é eficaz para aliviar problemas estomacais, cólicas, enxaqueca, insônia, entre muitos outros benefícios.

Melhorar o bem-estar e até fazer as pazes com o espelho é mais fácil e barato do que você imagina. Seja quando pinta aquela dorzinha no estômago ou uma festa de última hora, alguns segredos caseiros podem te tirar do sufoco.

A médica homeopata e fitoterapeuta, Henriqueta Tereza do Sacramento, indica o preparo de chás para acabar com a ansiedade. "Flores de camomila branca, de Melissa, folhas de maracujá, de alface ou capim cidreira são ótimas opções de calmantes. Chá de casca de maçã também é tranquilizante. É só lavar bem a fruta e usar uma colher de sopa das cascas para uma xícara de água", orienta Henriqueta.

Outra dica esperta é tomar, pela manhã, o leite com uma colherzinha de canela em pó. A mistura protege o organismo contra resfriados e dá sensação de saciedade, garante a médica. "Se a pessoa já está gripada também alivia os sintomas, além de melhorar a disposição", diz a especialista.

Para dar aquele trato na pele, você pode usar e abusar dos produtos da sua geladeira. É só evitar frutas como limão, laranja e abacaxi na hora de preparar as máscaras. "As substâncias mais ácidas podem irritar a pele", alerta a dermatologista Gláucia Duarte.

A médica também ensina a melhor forma de utilizar as receitas caseiras no rosto. "Antes de aplicar a máscara, o ideal é usar chá de camomila gelado, que acalma a pele e ajuda a melhorar a penetração dos princípios ativos",diz a dermatologista.

Receitinhas para o seu bem-estar

ANSIEDADE
Você pode preparar chás usando flores de camomila branca, capim cidreira, flores de melissa, folhas de maracujá ou de alface

Atenção: 
Quem tem pressão baixa deve evitar a erva cidreira e as folhas de maracujá. Se for adoçar, use mel ou açúcar mascavo

DOR DE ESTÔMAGO
Faça chás com folhas de espinheira-santa, carqueja e boldo. As flores brancas de camomila também aliviam as cólicas intestinais e menstruais

ESCALDA-PÉS CASEIRO
Prepare um chá de erva-doce com cravo-da-índia (antisséptico). Despeje numa bacia e coloque 1 colher (sopa) de sal grosso e água morna até cobrir os dois pés

MÁSCARAS CASEIRAS
Pele mista e com acne: misture meio pepino fatiado com meia colher de maisena no liquidificador. Essa receita equilibra e revitaliza a pele

Anti-idade. Use meio mamão papaia amassado com uma colher de sobremesa de mel. A mistura auxilia também no tratamento de manchas na pele. Hidrata, rejuvenesce e ajuda a atenuar as linhas de expressão

Pré-festa. Passe no rosto duas claras de ovo bem batidas. A mistura melhora o aspecto da pele na hora

Peles bronzeadas. Meio copo de água de coco, uma colher de sobremesa de maisena e uma colher de sobremesa de mel. A receita deixa a pele mais luminosa, suave e hidratada, além de manter o bronzeado

Esfoliante. Duas colheres de aveia com meia colher de mel. Ajuda a remover as células mortas, clareia a pele e colabora na penetração de outros componentes

Para olheiras. Compressa de chá de camomila seguida de máscara de papaia e mel (anti-idade), colocada ao redor dos olhos

CABELOS COM BRILHO

Use: Meia colher (de chá) de óleo de abacate (encontrado em lojas de produtos naturais), meio abacate e 2 colheres (de sopa) de iogurte natural

Modo de fazer: Bata os ingredientes no liquidificador. Passe a mistura nos fios e deixe agir por 30 minutos. Enxágue com água fria

CELULITE

Use: 100 ml de óleo de semente de uva, 3 gotas de óleo essencial de alecrim e 3 gotas de óleo essencial de lavanda

Modo de fazer: Junte os ingredientes e faça, com a mistura, uma massagem suave, circular e com leves pancadas com as mãos em concha nas partes do corpo afetadas pela celulite. Faça massagens diariamente para que os resultados sejam obtidos mais rápido

SAÚDE BUCAL DAS CRIANÇAS

O doutor responde!

Paula Baião, Odontopediatra

Qual escova de dente é melhor para crianças (tamanho, forma, etc)?

Hoje a maioria das escovas é dividida de acordo com a faixa etária, facilitando a compra e diminuindo o risco de errar. Quando a escova não apresentar a identificação das idades, o melhor é optar por uma que tenha cerdas macias e cabeça pequena.

Quais técnicas de escovação posso ensinar a meus filhos?
As técnicas de escovação dependem da idade. A mais difundida para as crianças em idade escolar é a técnica de Fones. São movimentos básicos: vai-e-vem, circular e de cima para baixo e de baixo para cima. O ideal é que um adulto faça ao menos uma das três escovações (de preferência a noturna) até que a criança atinja os nove anos de idade, pois a coordenação motora ainda não está bem desenvolvida, o que prejudica a eficácia da escovação. Lembrando que a língua também deve ser escovada e a quantidade de pasta deve ser bem pequena.

Quando a criança deve começar a usar o fio dental?
O uso do fio dental deve começar cedo, para criar o hábito desde pequeno, pois o fio atinge lugares que a escova não consegue alcançar. Um adulto deve fazer os movimentos, já que a criança não tem a habilidade para fazer com destreza.

Qual é a importância da alimentação na saúde bucal da criança?
A alimentação equilibrada é essencial para garantir a saúde bucal da criança e deve conter variedade de vitaminas e sais minerais. Açúcares e amido são os inimigos número um dos dentes.

Pílulas
Está servido?
A queda de temperatura faz bater aquela vontade de beber um chazinho para esquentar o corpo e dar pique de enfrentar o dia mais ameno. Uma ou mais xícaras de chá, de preferência o verde, agem como antídoto contra doenças cardiovasculares e infecções.

De olhos abertos
Não dá para negar que os olhos maquiados com rímel ficam muito mais marcantes e sedutores, mas é preciso ter cuidado com a aplicação do produto, que deve ser retirado no final do dia.  E não se esqueça de usar produto específico para a área dos olhos.

Cílios danificados 
O rímel à prova d?água é ainda mais prejudicial, por ser mais difícil a remoção, acumulam resíduos e danificam os cílios, podendo até causar sua queda.

4 horas de ação
Esse é o tempo que a cafeína age no organismo, acelerando o metabolimo.  De acordo com um estudo americano, tomar 2 copos de café pode fazer uma mulher de 74 quilos queimar até 50 calorias a mais durante as 4 horas seguintes à ingestão. O ideal, no entanto, é não ultrapassar as três xícaras diárias.

Na mente...
Muitas pessoas que imaginam sofrer de intolerância à lactose podem estar, na verdade, com problemas como ansiedade, estresse e até depressão. Na maioria das vezes, os sintomas, como diarreia e dores abdominais, são reais, mas a origem é emocional.

... e no corpo
O problema é que ao cortar os alimentos derivados de leite da dieta, muitos  pacientes  acabam com falta de cálcio e problemas ósseos.

Dicionário da Saúde 
Caspa - Pode ser desencadeada por fatores como frio e estresse. É uma erupção comum, com o aparecimento de manchas avermelhadas com escamas amareladas e finas, distribuídas no couro cabeludo e outras partes do corpo.

Estica e puxa
Na hora de fazer atividade física, tão importante quanto o exercício é fazer alongamento, que previne lesões de tendões e músculos e aumenta a flexibilidade do atleta. Fora isso, o alongamento promove aquecimento intramuscular e vasodilatação.

Sem dor

Além disso, quem se alonga antes de malhar sente menos aquela dorzinha que tanto incomoda  no dia seguinte ao esforço físico.



A Gazeta
Daniella Zanotti

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.