quinta-feira, 7 de abril de 2011

Rio: Homem invade escola e mata 11 alunos em Realengo

O Corpo de Bombeiros informou que 12 alunos da Escola municipal Tasso da Silveira, no Rio, morreram na manhã desta quinta-feira após um homem invadir a unidade e disparar diversos tiros. O criminoso também morreu. Há feridos. A escola fica na região de Realengo (zona oeste do Rio) e atende estudantes com idades entre 9 a 14 anos --da 4ª a 9ª série, segundo a Secretaria Municipal da Educação.


O número de mortes foi confirmado pelo coronel Evandro Bezerra, chefe do setor de Relações Públicas do Corpo de Bombeiros.
Luiz Gomes/Futura Press
Pessoas se concentram em frente à Escola municipal Tasso da Silveira após rapaz atirar contra alunos
Pessoas se concentram em frente à Escola municipal Tasso da Silveira após rapaz atirar contra alunos

Segundo a Polícia Militar, o criminoso foi identificado como Wellington Menezes de Oliveira, 24, e seria ex-aluno. Inicialmente, havia a suspeita que o atirador fosse pai de um aluno. O crime ocorreu por volta das 8h30. De acordo com a polícia, o atirador cometeu suicídio em seguida.

Várias das crianças foram levadas de helicópteros do Corpo de Bombeiros para o hospital Albert Schweitzer e demais unidades de emergência do Rio como o hospital Souza Aguiar, no centro. O hospital Albert Schweitzer, em Realengo, hospital mais próximo do local da tragédia, conta com cinco salas de cirurgia.
A escola atende 999 alunos, sendo 400 no período da manhã, de acordo com a secretaria. É grande a movimentação de pessoas ao redor da escola. Muitos pais buscam informações dos filhos.
Veja os maiores ataques em escolas pelo mundo

Um homem invadiu a Escola municipal Tasso da Silveira e disparou diversos tiros na manhã desta quinta-feira, na região de Realengo (zona oeste do Rio). Segundo a GloboNews, oito pessoas morreram. O número de feridos ainda não foi informado --seriam cerca de 20.


Mídia internacional repercute tiroteio em escola no Rio

Ex-aluno invadiu prédio na manhã desta quinta-feira.
Notícia é manchete do site do britânico 'Guardian'.

O tiroteio que matou 13 pessoas em uma escola no Rio de Janeiro na manhã desta quinta-feira (7) foi notícia nos sites dos jornais internacionais.

O portal do britânico 'Guardian' colocou a notícia como manchete por volta das 11h, com o título 'Tiroteio em escola no Rio deixa até 20 crianças mortas'. Segundo a reportagem, assinada pelo correspondente do jornal no Rio, uma testemunha disse ter visto de 15 a 20 crianças mortas na escola Tasso da Silveira.

Os argentinos 'La Nación' e 'Clarín' também deram o principal destaque de seu site para o incidente. No primeiro, o título começa com a chamada: 'Terror no Rio'.

O espanhol 'El País' publicou a reportagem nesta manhã, informando que "Homem no Brasil mata 13 crianças, fere outros 22 e depois dá um tiro na cabeça". A rede árabe 'Al-Jazeera' também noticiou o tiroteio.

Tiroteio
Segundo a polícia, o atirador está incluído no total de mortos. Ao todo, já são 22 pessoas feridas.
O atirador foi identificado pela polícia como Wellington Menezes de Oliveira, de 23 anos. Conhecido na escola por ser ex-aluno, ele teria entrado sob alegação de que iria fazer uma palestra. Segundo a polícia ele usou dois revólveres, que chegou a recarregar várias vezes.

Segundo a polícia, uma equipe da Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRV) passava próximo ao local e foi à escola depois de ver crianças correndo pela rua.

A Polícia divulgou lista de vítimas:
1- Karine Chagas de Oliveira, 14 anos
2- Rafael Pereira da Silva, 14 anos
3- Milena dos Santos Nascimento, 14 anos
4- Mariana Rocha de Souza, 12 anos
5- Larissa dos Santos Atanázio, (aguardando documento)
6- Bianca Rocha Tavares, 13 anos
7- Luiza Paula da Silveira, 14 anos
8- Laryssa Silva Martins, 13 anos
9- Géssica Guedes Pereira (aguardando documento)
10- Samira Pires Ribeiro, 13 anos
11- menina não identificada - aguardando identificação de familiares

Veja outros casos de tiroteios em escolas nos últimos anos pelo mundo:


2010
14 de dezembro, EUA
Um homem armado abriu fogo em uma reunião de um comitê escolar na Cidade Panama, no Estado da Flórida, fazendo com que os espectadores saíssem correndo antes de ele trocar tiros com um segurança e, então, se matar, informou a polícia. Ninguém além do atirador ficou ferido.

08 de outubro, EUA
Um atirador fere duas crianças na escola primária de Carlsbad, na costa norte de San Diego, no Estado da Califórnia. O atirador levava, além da arma de fogo, uma lata de gasolina, um bujão de gás e farta munição. Ele foi detido por dois operários que trabalhavam em uma construção próxima à escola.

28 de setembro, EUA
O estudante de matemática Colton Tooley, 19, abriu fogo com um rifle de assalto no campus da Universidade do Texas, antes de correr para a biblioteca e se suicidar. Ninguém mais ficou ferido, e a polícia não efetuou nenhum disparo.

26 de fevereiro, EUA
Uma professora foi morta a tiros na porta de uma escola primária da cidade de Tacoma, no Estado de Washington. O suspeito esperou a professora durante cerca de duas horas. Quando ela chegou, foi baleada, e o homem fugiu em um carro. Ele foi baleado e morto pela polícia, a cerca de 18 km do local do crime.

24 de fevereiro, EUA
Bruco Strong Eagle Eastwood, 32, começou a atirar durante a saída dos jovens de uma escola em Deer Creek, em Denver, capital do Estado do Colorado. Os estudantes Reagan Weber e Matt Thieu foram atingidos e levados para o hospital. Eastwood, que portava um rifle, foi desarmado por funcionários que monitoravam a saída das crianças e preso.
*
2009
11 de março, Alemanha
Jovem Tim K., 15, invadiu o colégio Albertville de Winnenden, onde matou a tiros nove alunos e três professoras, antes de iniciar uma fuga que se prolongou por horas e na qual matou outras três pessoas. Ele se suicidou na localidade de Wendlingen, quando foi encurralado pela polícia.

23 de janeiro, Bélgica
Homem mata duas crianças e um adulto em ataque a uma creche na Bélgica, na cidade de Dendermonde.
*
2008
23 de setembro, Finlândia
O estudante Matti Juhani Saari, 22, abre fogo em uma escola técnica em Kauhajoki, na Finlândia. Nove pessoas morreram.

14 de fevereiro, EUA
Um homem atira dentro de uma sala de aula lotada de estudantes na Universidade de Northern Illinois, perto de Chicago, matando cinco pessoas e ferindo 18. Depois, o homem comete suicídio.

8 de fevereiro, EUA
Uma estudante de enfermagem mata duas mulheres e depois se suicida na frente das colegas de classe na faculdade Louisiana Technical College na cidade de Baton Rouge.
*
2007
7 de novembro, Finlândia
O jovem Pekka-Eric Auvinen mata seis colegas, a enfermeira da escola e o diretor e depois se suicida com um revólver na Jokela High School, próxima de Helsinque.

16 de abril, EUA
Armado, o jovem Seung-Hui Cho mata 32 pessoas e fere 15 na Virginia Tech University. Foi a maior chacina em uma universidade americana.
*
2006
2 de outubro, EUA
Charles Carl Roberts, um caminhoneiro, ataca uma pequena escola rural na Pensilvânia, atira em dez garotas, matando quatro, e depois se suicida.

29 de setembro, EUA
Um estudante armado com uma pistola calibre 22 e um rifle invade uma escola rural do Condado de Richland, no Wisconsin e dispara várias vezes contra o diretor, ferindo-o gravemente antes de ser detido.

27 de setembro, EUA
Um atirador invade uma sala de aula de uma escola em Bailey, no Colorado, fazendo um grupo de seis alunas reféns. Quando a polícia invade o local, Duane Morrison, 53, mata uma das reféns --uma adolescente de 16 anos-- e, em seguida, se suicida. Segundo a polícia, todas as seis alunas foram molestadas e ao menos duas delas sofreram abusos sexuais.

13 de setembro, Canadá
Kimveer Gill abre fogo na faculdade Dawson College, de Montreal, deixando um estudante morto e 19 feridos. Gill se suicida depois de um confronto com a polícia.

24 de agosto, EUA
Um homem armado invade uma escola primária de Essex, em Vermont (leste dos EUA), matando ao menos duas pessoas --entre elas, um professor-- e ferindo outras três.

21 de março, EUA
Um estudante de 16 anos mata cinco estudantes, um professor e um segurança em uma escola da Reserva Indígena de Minnesota's Red Lake. Ele também matou o avô e uma companheira em outro local da reserva.

14 de janeiro, EUA
Um adolescente morre após ser atingido pela polícia enquanto apontava uma arma de brinquedo em uma escola em Penley, de Winter Springs, Flórida. O aluno trouxe uma arma de brinquedo para a escola e a usou contra colegas e professores, que pensavam ser um revólver de verdade. Ele foi morto por um policial quando apontou a arma para um funcionário da escola.
*
2005
8 de novembro, EUA
Um estudante de 14 anos é detido após matar a tiros um assistente de direção e ferir gravemente dois outros funcionários da administração de uma escola do Condado de Campbell, Tennessee (sul dos EUA).

22 de março, EUA
Ao menos sete pessoas morrer e outras 14 ficam feridas em um ataque cometido por um estudante na escola secundária Lake High School de Red Lake, cidade rural localizada no norte do Estado de Minnesota, nos EUA. O atirador se matou logo após o ataque.
*
2004
1º de setembro, Tchetchênia
Rebeldes que lutam pela independência da Tchetchênia fazem mais de mil reféns na escola número um na cidade de Beslan. No ataque caótico, 333 deles --sendo ao menos 186 crianças-- são mortos.
*
2003
24 de abril, EUA
Um estudante da 8ª série mata a tiros hoje o diretor de sua escola no Estado da Pensilvânia (nordeste dos EUA) e depois se suicida. O tiroteio ocorreu no restaurante da escola, cerca de 15 minutos antes do início das aulas.
*
2002
26 de abril, Alemanha
Em Erfurt, no leste do país, um homem armado abriu fogo depois de dizer que não faria um teste de matemática. No total, morreram 17 pessoas, além do atirador.

Fevereiro, Alemanha
Na cidade de Freising, na região da Bavária, um ex-aluno, expulso da escola de comércio, atira em três pessoas antes de se matar. Um professor ficou ferido.

Janeiro, EUA
Um estudante expulso da faculdade de direito da Appalachian School of Law, em Grundy, no Estado da Virgínia, mata o reitor, um professor e um estudante, e fere outras três pessoas.
*
2001
Junho, Japão
Mamoru Takuma, armado com uma faca de cozinha, entra na escola Ikeda Elementary School, perto de Osaka, e mata oito crianças. Ele foi executado em setembro de 2004.

30 de março, EUA
Um estudante de 16 anos é morto a tiros no estacionamento de uma escola em Gary, no Estado de Indiana, por um ex-aluno do mesmo colégio.
*
1999
20 de abril, EUA
Dois estudantes matam 12 colegas de escola e uma professora no Colégio Columbine, em Littleton (Colorado), antes de se suicidarem.

Abril, EUA
Dois adolescentes armados matam 12 estudantes e um professor na Columbine High School em Littleton, no Colorado. Depois, cometem suicídio juntos.
*
1998
Maio, EUA
Em Springfield, no Estado de Oregon, um estudante abre fogo na Thurston High School matando dois colegas e ferindo 22. Mais tarde, os pais do garoto são encontrados mortos dentro de casa.

Março, EUA
Na escola Westside Middle School, em Jonesboro, no Estado de Arkansas, dois garotos, de 13 e 11 anos, ligam o alarme de incêndio e matam quatro estudantes e uma professora ao saírem da escola.
*
1997
Março, Iêmen
Um homem portando um fuzil ataca centenas de alunos em duas escolas em Sanaa, matando seis crianças e dois adultos. Ele foi condenado à morte em 1998.
*
1996
Março, Reino Unido
Um homem armado invade uma escola primária em Dunblane, na Escócia, mata a tiros 16 crianças, uma professora e depois se suicida.


Fontes: Folha e G1

11 comentários:

  1. SOU PROFESSORA,
    FIQUEI MUITO ASUSTADA COM O FATO DESE EX ALUNO QUE ENTROU EM UMA ESCOLA E FEZ COM ESSAS CRIANÇAS, QUE DEUS PROTEJA ESSAS FAMILHAS QUE PERDEU OS SEUS FILHOS E AQUELES QUE ESTÃO EM UM HOSPITAL QUE ELES TEM TODO APOIS NECESSARIO PARA COM AS CRIANÇAS E FAMILHIARES, EU NÃO TENHO NEM PALAVRAS O QUANTO É DOIDO PARA ESSES PAIS, COMO PROFESSORA DECHO AQUI O MEU APOIO QUE DUES ABENÇOA ESSAS FAMILHAS E TODAS CRIAÇAS E PROFESSORE DESSA UNIDADE ESCOLAR....

    ResponderExcluir
  2. Cade a segurança da escola ? como uma pessoa entra em uma escola armado e mata 12 pessoas , é muita falta de vergonha na cara !!!!!

    ResponderExcluir
  3. como pode uma pessoa entra na escola com tamta facilidade não tem um pingo de cegurança essa escolaa

    ResponderExcluir
  4. Que chacina orrivel!!!
    A que ponto chegou o homem meu Deus,de tira vida de pessoas inocentes...
    E como estão agora a familia dessas crianças!!!
    Jesus esta voltando!!!

    ResponderExcluir
  5. é o que ele fez ele vai pagar no inferno tira vida de pessoas inoncentes de crianças eu ja perdi um filho e eu sei como e doindo pra uma mãe e pra um pai mais QUE DEUS CONFORTE ESSAS FAMILIAS ....

    ResponderExcluir
  6. como o fato ja aconteceu nao podemos fazer mais nada
    so tenhos que pedir a DEUS que de comforto para estes familias que pederam suas crianças
    agora ver ser ele olham isto bem e começar a colocar segurança nas escolas ser isto acionteceu aqui em bh isto esta por acontecer em outra escola

    ResponderExcluir
  7. Esse homem tinha que morrer amargamente,ele nao deveria ter feito isso principalmente com crianças que arrecem começaram as suas vidas...
    Que Deus conforte o coração dessas familias !!!

    ResponderExcluir
  8. SOU MÃE E JÁ CHOREI MUITO POR ESSA VIDAS QUE FORAM TIRADAS E PELAS MÃES QUE ONTEM ARRUMARAM SEUS FILHOS PARA IREM A ESCOLA E HOJE OS ENTERRARAM POIS UM MONSTRO RELSOLVEL QUEM DEVERIA VIVER. PORQUIE ELE NÃO SE MATOU ANTES DE ENTRAR NA ESCOLA...QUE PASSE A ETERNIDADE NO INFERNO E QUE TODOS OS DIAS ELE SOFRA MUITO E AINDA SIM SERÁ POUCO ELE DEVIA ESTAR VIVO E SER ENTRERGUE A POPULAÇÃO PRA SER TORTURADO MUITO ANTES DE MORRER.

    ResponderExcluir
  9. olha pra mim isso foi uma grende crueldade naõ era pra ele fazer isso com aquelas pobres criancas era pra esse animal morrer sozinho bruto?

    ResponderExcluir
  10. que pouca vergonha,minha vontade é de estrangular esse matador , ele nao tem deus nao tem coraçao, séra que ele nao tinha mae para ensinar o que deve faser e o que nao deve,falta de juizo,depois ainda que que deus pordoe!

    ResponderExcluir
  11. que cara doido meu,isso nao é coisa que se faz,imagina a dor que essas maes estao sentindo agora,cara assim nao tem deus no coraçao,o que eu queria mesmo era eatrangular esse matador ,que tristeza!

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.