sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Rita Camata faz cirurgia e retira nódulo do seio


Ela precisou retirar a mama direita para a realização de biópsia

A Gazeta


A ex-deputada federal Rita Camata (PSDB) levou um susto ao fazer exames de rotina no final do ano passado. Foram detectados vários nódulos no seio direito e, devido à suspeita de câncer de mama, ela passou por uma cirurgia, no último dia 27, e precisou retirar o seio. Para alívio dela e dos familiares, os exames revelaram que todos os nódulos eram benignos.

A princípio reticente para falar sobre o assunto, Rita, que tem 50 anos, aceitou para alertar outras mulheres sobre a necessidade de fazer exames de rotina, como a mamografia. Ela ficou dois anos sem fazê-lo.

"A mulher não pode se descuidar. Fiquei dois anos sem fazer mamografia. Ninguém está imune. Não podemos pensar só em trabalho, temos de fazer todos os exames preventivos".

Ela ressaltou que o diagnóstico foi mais preciso porque fez a mamografia digital, exame disponível em poucos hospitais e em nenhum de Brasília.

A notícia sobre os nódulos veio após a derrota para o Senado. "É claro que se você sai de uma derrota, numa disputa por ideal, essa conjunção abala. Mas tenho muita fé em Deus".

Devido ao número de nódulos e ao pouco volume de mama de Rita, foi preciso retirar o seio para fazer a biópsia. A cirurgia, feita no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, incluiu a reconstrução da mama e a retirada de um cisto no útero, também benigno. Ela se recupera em Brasília e deve voltar ao Estado antes do carnaval.


Trajetória


Constituição.No seu primeiro de cinco mandatos de deputada federal, Rita Camata (PSDB) ajudou na elaboração da Constituição de 1988 e do Estatuto da Criança e do Adolescente.

Campanhas.

Em 2002, foi candidata a vice-presidente na chapa de José Serra (PSDB). Já em 2009, deixou o PMDB e filiou-se ao PSDB, sigla pela qual disputou vaga ao Senado e foi derrotada, em 2010.

Cabeças.
Com mandato voltado principalmente às mulheres, Rita esteve na lista dos 100 cabeças do Congresso várias vezes. Pela beleza, foi considerada Musa do Congresso por muitos anos.

Emendas.
Uma das emendas de Rita garantiu a aquisição do primeiro mamógrafo digital público do Estado, no Hospital Santa Rita.

Autor: Ednalva Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.