terça-feira, 9 de novembro de 2010

O uso de laptop pode 'cozinhar' os seus testículos?

Quem inventou o 'laptop', provavelmente, não se preocupou muito com a saúde da reprodutiva masculina.

Acontece que, sem surpresa, quem se sentar com um computador no seu colo vai pôr em marcha o aquecimento das regiões inferiores bem acima das temperatura natural desta área do corpo, o que poderia afetar a qualidade do esperma.
Usar um laptop no colo, como o nome da máquina sugere 
("lap" em inglês significa "colo"), pode não fazer bem à 
saúde reprodutiva masculina, de acordo com um estudo.
E há pouco que você pode fazer sobre isso, de acordo com os autores de um estudo publicado ontem no periódico "Fertility and Sterility", acostume a colocar o seu laptop em uma mesa.

Os pesquisadores viciado termômetros para o escroto de 29 jovens que se equilibrar um laptop nos joelhos. Eles descobriram que mesmo com uma almofada  sob o computador, os escrotos dos homens  superaqueciam rapidamente.

"Milhões e milhões de homens estão usando laptops agora, especialmente aqueles na faixa etária reprodutiva", disse o Dr. Yefim Sheynkin, urologista da Universidade Estadual de Nova York em Stony Brook, que liderou o novo estudo.

"Dentro de 10 ou 15 minutos a temperatura escrotal já está acima do que consideramos seguro, mas não sentem isso", acrescentou.

Até o momento, nenhum estudo realmente testado com laptops  impactou a fertilidade de homens , disse Sheynkin, e não há provas que ele faria isso. Mas uma pesquisa anterior mostrou que o aquecimento do escroto a mais de um grau Celsius (1.8 graus Fahrenheit) é suficiente para danificar o esperma.

Em circunstâncias normais, a posição dos testículos no corpo torna-se possível que ele fique alguns graus mais frio que no interior do corpo, o que é necessário para a produção de espermatozóides.

"Eu não diria que se alguém começasse a usar laptops se tornará infértil", disse Sheynkin à Reuters Health. Mas o uso freqüente pode contribuir para problemas reprodutivos, disse ele, porque "o escroto não tem tempo para esfriar."

Segundo a Associação Americana de Urologia, cerca de um em cada seis casais nos EUA têm problemas para conceber um bebê, e cerca de metade dos casos o homem está na raiz do problema.

Tanto a saúde em geral e fatores como nutrição e uso de drogas podem influenciar a saúde reprodutiva.

No entanto, disse Sheynkin que jeans apertados e cuecas não são geralmente considerados um fator de risco.

"As roupas não devem alterar significativamente a temperatura do escroto, porque você está se movendo", disse ele.

Para manter um laptop nos joelhos, no entanto, é preciso sentar-se ainda com as pernas fechadas. Depois de uma hora nesta posição, os pesquisadores descobriram que a temperatura dos testículos dos homens tinha aumentado em até 2,5 C.

Uma almofada mantida em de volta do computador para esfriar e também menos calor foi transmitido para a pele. Mas ele não fez muito para resfriar os testículos, e pode dar "uma falsa sensação de segurança", segundo Sheynkin.

"Não importa se você usa pad", disse ele. "Você pode colocar um travesseiro sob o seu computador e ainda não irá protegê-lo."

Como se viu, a posição da perna desempenhou um papel muito maior. Quando os homens estavam sentados com as pernas abertas - somente possível colocar o computador em uma almofada - eles poderiam manter seus testículos refrigerados . Mas ainda assim demorou menos de 30 minutos antes de começarem o superaquecimento.

"Não importa o que você faz, mesmo com as pernas bem abertas, a temperatura ainda vai ser maior do que o que chamamos de seguro", disse Sheynkin.

Belkin International, Inc., que vende almofadas de colo e acessórios outros equipamentos eletrônicos, não quis comentar sobre as novas descobertas.

O Dr. James F. Smith, um urologista da Universidade da Califórnia, San Francisco, advertiu que um claro impacto do uso de laptop sobre a fertilidade ainda não tinha sido mostrado, e que provavelmente não desempenham um grande papel.

Ainda assim, ele acrescentou em um e-mail com a Reuters Health, o aquecimento do escroto é susceptível de ser ruim para a produção de espermatozóides. Ele freqüentemente pede pacientes que ele vê para a infertilidade, se eles usam um laptop e, em caso afirmativo, sugere para abrir as pernas periodicamente ou colocar o computador em uma mesa.

Smith disse que as conseqüências da continuidade superaquecimento dos testículos - o chamado hipertermia escrotal - provavelmente não eram fixos, mas podem levar meses para ir embora.

"Quando o interessado em maximizar o potencial de fertilidade", ele aconselhou: "minimizar os riscos nocivos, comer uma dieta saudável e exercício físico regular."

Fox News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.