segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Como diagnosticar o transtorno bipolar?

Você acorda numa manhã com a cabeça toda congestionada e um pouco de febre. Você continua com espirros. Sua garganta está dolorida. Por meio da tarde, você está infeliz e de cabeça para o médico. Ele tem um olhar e diz: "Você tem um resfriado." Ele prescreve um descongestionante, um xarope para a tosse e descanso. Ele pode até mesmo pedir um exame de laboratório ou dois e prescrever um antibiótico se a evidência de uma infecção for encontrada. Talvez horários de seu médico um teste de tolerância à glicose, pois a reclamação dos dedos dormentes e sede freqüentes indica que você pode desenvolver diabetes. Dentro de alguns dias, você saberá com certeza se você vai ter que começar a contagem de carboidratos.

Infelizmente, o diagnóstico de transtorno bipolar não é nada simples assim de se chegar a um diagnóstico.

Embora existam alguns avanços promissores no horizonte, não há atualmente nenhum teste definitivo para diagnosticar este distúrbio. Além disso, há uma série de condições físicas e um bocado de transtornos psiquiátricos que apresentam sintomas que podem ser confundidos com os de transtorno bipolar.

E só para complicar as coisas um pouco mais, um grande número de doenças psiquiátricas podem ocorrer em paralelo.

Portanto, para chegar a um diagnóstico de transtorno bipolar, um psiquiatra, normalmente observa as seguintes condutas:
  • Uma história médica completa e exame físico. Estes são realizados a fim de descartar outras condições físicas.(Afastar a presença de outras condições físicas)
  • A história psiquiátrica completa. Como observado anteriormente, a possibilidade de outros transtornos mentais deve ser considerada. Além disso, o transtorno bipolar é caracterizado por alterações de humor que tendem a andar de bicicleta. Ao rever a história de um paciente, mudanças de humor anteriores (talvez de menor gravidade ou duração) pode vir à luz. 
  • Uma história familiar de problemas médicos e psiquiátricos. A pesquisa atual indica que os transtornos de humor têm bases genéticas - eles tendem a funcionar nas famílias. Portanto, se houver um histórico familiar de depressão ou transtorno bipolar, é uma boa indicação de que este é o caso do paciente atual também.
  • Uma avaliação dos sintomas atuais.
    Há uma série de sintomas que são comuns para episódios maníacos e depressivos:
    Se nenhuma causa orgânica é encontrada, se nenhum outro transtorno mental melhor esclarece os sintomas, e se os sintomas atuais têm sido de duração significativa ou causar prejuízo significativo no funcionamento, um paciente pode ser diagnosticado com transtorno bipolar. É importante notar aqui que, se não há antecedentes de mania ou hipomania, o quadro atual deve ser de mania ou hipomania para o diagnóstico de transtorno bipolar. Uma vez que o transtorno bipolar é caracterizado por ambos os extremos do humor (mania e depressão), sintomas de depressão somente será obviamente levar a um diagnóstico de depressão unipolar.
Se alguém que você sabe ou pode ter transtorno bipolar, você precisa conhecer os sinais que apontam para um episódio maníaco. Se você ver um grupo destes comportamentos maníaco, você (se possível) ou o indivíduo em questão deve contactar um médico. Indo para uma sala de emergência pode ser apropriado, dependendo de como a extrema comportamento maníaco é. Mantenha um caderno só para maníacos gravação (e depressiva) sintomas.

Veja como:

  1. Tome nota das mudanças nos padrões de sono, especialmente se seu amigo ou ente querido tem muita energia em apenas algumas horas de sono.
  2. Ele é inquieto à procura de maneiras de trabalhar fora da energia extra? Lavar o carro todos os dias? Anote esse comportamento maníaco.
  3. Esteja alerta para aumento da loquacidade. Se a boca transborda, este poderia ser um outro sintoma, especialmente se a conversa parece pressionados.
  4. Esteja atento se alguém começa a fazer "bumbum" associações, ou seja, se distrair com os sons das palavras - como o curso sobre microfones, caixas, xilofones e casquinhas de sorvete.
  5. Se o seu cônjuge / companheiro é de repente sexualmente mais exigente, que poderia ser um sintoma. Hipersexualidade é frequentemente um sintoma de mania.
  6. Verifique a sua conta de telefone para chamadas para números 900 sexo. Isto, infelizmente, é outro sintoma de hipersexualidade bipolar.
  7. Estude de suas contas de cartão de crédito diligentemente! Mania pode causar gastos excessivos desastrosos. Considere deixar os cartões e talão de cheques a distância, enquanto seu amado está exibindo comportamentos maníacos.
  8. Observe se ele se queixa de que seus pensamentos estão ocorrendo de forma incontrolável.
  9. Esteja no alerta se ele/ela começa a ter delírios de grandeza - por exemplo, fazer planos exagerados como "Eu vou parar meu trabalho e escrever um romance" ou "Vamos passar no Iêmen no fim de semana!"
  10. Cuidado com razoável irritabilidade e / ou hostilidade. Este não é apenas um sintoma - ela pode ser perigoso. Tenha cuidado!
  11. Aumento do zelo religioso ou a participação pode ser outro sintoma de mania. Anote isso se você vê-lo.
  12. Se ele/ela descreve as alucinações auditivas ou visuais ou apresenta um comportamento paranóico, contate seu psiquiatra imediatamente. Estes são os sintomas maníacos graves.
  13. Durante um episódio maníaco, uma pessoa é susceptível de vestir roupas coloridas e extravagantes. Note que esta se ocorre com outros sintomas.
  14. Se comportamentos maníacos ocorrem na sequência de uma mudança na medicação, contacte o médico que fez a prescriçãoe imediatamente.

Dicas:
Faça um pacto com seu amigo que se você trouxer estes comportamentos maníaco à sua atenção, ele entrará em contato com seu médico.

Se o seu cônjuge / companheiro tem um padrão de gastos excessivos maníaco, manter o dinheiro em seu nome apenas.

Esta não é uma lista exaustiva de sintomas maníacos. Você vai aprender mais através da observação Certifique-se de adicionar o seu amigo ou um ente querido é específico bandeiras vermelhas para esta lista!

O transtorno bipolar é uma condição difícil de diagnosticar. Estima-se que ele leva uma média de cinco anos do aparecimento dos sintomas para chegar ao diagnóstico correto (Evans, 2000).

Psicose maníaco-depressiva - outro nome para o transtorno bipolar - uma desordem mental caracterizada por oscilações extremas de humor. Como tal, uma das dificuldades no diagnóstico é a seguinte: há uma série de condições físicas que podem imitar a apresentação de, ou ter sintomas semelhantes, o transtorno bipolar. Isto é ainda mais complicada pelo fato de que não há nenhum teste definitivo médicos, como exames de sangue ou raios-X para diagnosticar esta doença. Portanto, outros problemas de saúde deve primeiro ser descartada para chegar a um diagnóstico preciso. Um exame físico completo e work-up médico deverá ser preenchido por um paciente que está lutando com uma variabilidade significativa no humor.

As condições físicas que podem manifestar sintomas semelhantes ao transtorno bipolar incluem:

AIDS
Síndrome da Imunodeficiência Adquirida é causada pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV). Como este vírus ataca e enfraquece o sistema imunológico de um paciente, uma série de sintomas, que podem incluir alterações de capacidade mental, bem como a depressão - muitas vezes com tendências suicidas (Zerr, julho de 2001).

Tumor cerebral / Trauma na Cabeça
Como acontece com qualquer distúrbio ou doença que afeta diretamente o sistema nervoso central, um trauma ou tumor na cabeça pode comprometer a estabilidade emocional.

Diabetes
Para aqueles que têm este transtorno, seus corpos não pode corretamente regular a quantidade de glicose no sangue. Os altos e baixos extremos de açúcar no sangue pode causar irritabilidade e fadiga extrema, os sintomas observados em episódios depressivos (McLaughlin, Junho de 2001).

Epilepsia
A epilepsia é um distúrbio do cérebro causada pela súbita, descargas grande de impulsos elétricos das células cerebrais. Este distúrbio afeta as funções normais do cérebro e produz alterações no movimento de uma pessoa, comportamento ou consciência (Epilepsy Foundation).

Lúpus
O lúpus é uma doença auto-imune em que o corpo cria anticorpos contra seus próprios tecidos. Prejuízo grave pode ser causado por todo o corpo - inclusive o cérebro eo sistema nervoso central (Cleveland, 2001).

Doença de Lyme
A doença de Lyme é uma infecção bacteriana grave causada por uma picada de carrapato. Nos estágios finais, tem manifestações neurológicas que podem causar os sintomas de transtornos psiquiátricos, como depressão, demência, psicose e transtorno bipolar (Fallon et al, 1995).

Esclerose Múltipla
A EM é uma doença que danifica a substância branca do cérebro. Em que o sistema nervoso central controla grande parte do funcionamento do organismo, esta doença tem uma grande variedade de sintomas. Pode causar mudanças freqüentes no estado emocional e uma síndrome bipolar do tipo (Jones, 2003).

Neurossífilis
Esta é uma forma da sífilis não tratada da doença sexualmente transmissível que tem ido para o cérebro. Ela pode causar demência ou outros transtornos psiquiátricos (Zerr, Junho de 2001).

Desequilíbrio de sódio
Um desequilíbrio de sal no corpo, se hiponatremia (pouco) ou hipernatremia (demais), causa confusão, irritabilidade e depressão entre os seus sintomas (McLaughlin, 2001).

Transtorno da tireóide
A tireóide é uma glândula endócrina que produz hormônios da tireóide, que controla os processos que permitem o corpo a transformar alimentos em energia e para reconstruir as células. Se a tireóide produz excesso de hormônio (hipertireoidismo), o nervosismo é um sintoma resultante. Hipotireoidismo (muito pouco) causa fadiga extrema (Harrison, 2001).

Fonte: bipolar.about.com

Mais informações em:

  1. Bipolar
  2. Transtorno bipolar - Wikipédia, a enciclopédia livre
  3. Transtorno bipolar do humor - ABC da Saúde
  4. Transtorno Afetivo Bipolar
  5. PPM - Transtorno bipolar do humor - Unifesp/EPM
  6. Bipolar disorder - Wikipedia, the free encyclopedia
  7. ABTB - Associação Brasileira de Transtorno Bipolar
  8. Bipolar Brasil - Transtorno Bipolar do Humor
  9. Revista Brasileira de Psiquiatria - Transtorno bipolar
  10. Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.