segunda-feira, 25 de outubro de 2010

"Sonambulismo sexual". Mais comum do que se pensava

Como os distúrbios do sono são, isso pode não ser o pior: "sonambulismo sexual". Pacientes relatam ter iniciado o sexo durante o sono. Agora, os cientistas deram um toque na prevalência deste sexo no sono.

O "Sonambulismo sexual" foi relatada em 7,6 por cento dos pacientes em um centro de distúrbios do sono, disseram os pesquisadores. Iniciar o sexo durante o sono foi mais comum em homens (11 por cento) do que em mulheres (4 por cento).

Estudos anteriores descobriram que algumas pessoas - principalmente homens - ocasionalmente iniciam o sexo com um parceiro e chegam ao orgasmo durante o sono. Eles geralmente não têm memória de tal "sexo sonâmbulo", como alguns pesquisadores chamam. Tomam conhecimento do fato somente se o parceiro disser-lhes.

"Não houve estudos prévios sobre a frequência e como ocorre o sonambulismo sexual", disse o co-investigador Sharon A. Chung, do departamento de psiquiatria da University Health Network, em Toronto, Canadá. "Enquanto em nossa descoberta 8 por cento de pessoas que afirmam "sonambulismo sexual " parece ser realmente um número alto, deve sublinhar-se que só foram estudados pacientes encaminhados a uma clínica do sono. Então, esperamos que o número seja muito menor que na em população geral."

Infelizmente, a pesquisa revelou, que o "sonambulismo sexual" não parece substituir outros sintomas de sono.

Os sintomas de insônia, fadiga e humor depressivo foram similares entre os relatórios de "sonambulismo sexual" e outros pacientes no centro de distúrbios do sono, comunicou Chung e seus colegas em um comunicado.

Mas havia uma pista do que pode estar por trás do início da relação sexual, enquanto se cochilava:

Ambos os grupos (sonambulismo sexual e outros) relataram fumar e consumir cafeína em taxas similares. Mas as pessoas que relataram "sonambulismo sexual" tinham duas vezes mais probabilidade que outros pacientes do centro do sono de admitir o uso de drogas ilícitas (15,9 por cento contra 7,7 por cento).

Os pacientes parecem relutantes em falar sobre suas artimanhas de fim de noite.
O fenômeno chamado de "sonambulismo sexual", é uma forma de parassonia, um distúrbio no qual as pessoas que estão dormindo, mas num estado de comportamento de semi-excitação e não estão conscientes disso. "Sonambulismo sexual" é descrito pela Classificação Internacional de Distúrbios do Sono e pode ocorrer durante um episódio de sonambulismo.
Roni Caryn Rabin, " Sem sexo, por favor: você está dormindo , "The New York Times, 8 de junho de 2010
Os pacientes raramente mencionam "sonambulismo sexual" com seu médico, mostrou a pesquisa. Apenas quatro dos 63 sexsomniacs no estudo tinha-se queixado sobre isso durante uma consulta com um especialista do sono.

"Parece que os pacientes não costumam discutir o assunto com seus médicos", disse Chung.

"Sonambulismo sexual" parece ocorrer, predominantemente durante o estado de excitação confusa, dizem especialistas, e pode ocorrer durante um episódio de sonambulismo. Ambas as doenças que são classificadas como "parassonias", que envolvem comportamentos indesejáveis que ocorrem ao adormecer, durante o sono ou ao acordar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.