Diversos sentimentos diferentes vêm com a notícia da gravidez. A insegurança sobre o que pode ou não ser consumido e realizado confunde a mente das futuras mães. Para ajudá-las nesse momento, a ginecologista e professora da Ufes Maria Angélica Belônia e o ginecologista e obstetra Aléssio Calil Mathias prepararam uma lista de atitudes que devem ou não ser feitas nestes nove meses.
Os profissionais respondem a dúvidas frequentes e desvendam alguns mitos. Aprenda com eles.
PODE:
Adoçante
É permitido tomar adoçante, de preferência, estévia e aspartame. Assim como os adoçantes, o sal, açúcar e farinha devem ser consumidos de maneira equilibrada.
Viagem aérea
O grande tabu com relação à viagem aérea são as pacientes que se encontram em até 12 semanas de gestação - fase em que normalmente acontecem os abortos, 80% são decorrentes de alterações genéticas ou má-formações fetais. A paciente associa o aborto à quedas, susto, viagens, mas, normalmente, isso não acarreta o aborto.
Exercício físico
Pode ser feito desde que não ultrapasse 150 batimentos por minuto de frequência cardíaca. O acompanhamento de um profissional também é importante. Quem já faz pode continuar e as que não praticavam devem começar de maneira mais leve. Sempre respeitando os próprios limites. A hidratação é fundamental. Também recomendo comer carboidrato antes do exercício. Atividades de impacto devem ser evitadas. Se a gestante não teve descolamento de placenta, diabetes, pressão alta e sangramento, não há problemas em se exercitar até o fim da gravidez. Se ela sentir dor, contração e cólica, pare e procure um médico.
Sexo
É como a atividade física. Desde que não tenha nenhum problema, é recomendável. "Somente após o oitavo mês, peço para evitar um pouco, mais pela própria barriga. Também há uma substância no sêmen do homem que provoca um pouco de contração. Mas ela pode perfeitamente ter relação, desde que não tenha nenhuma dor ou sangramento. Aliás, existem pacientes que têm muito mais prazer sexual na gestação", destaca o médico. A ginecologista também aconselha o sexo. "É liberado e deve ser feito durante toda a gravidez. O bebê é a composição de uma família, complementada pelo casal, e o sexo passa pelo casal. Não adianta ter um neném saudável e uma família destruída", acrescenta.
Tintura de cabelo
É liberado tonalizantes e rena natural. Não é recomendado usar tintura com amônia, que pode trazer complicações a nível de toxidade à criança e, às vezes, acarretar problemas de tireóide no bebê.
NÃO PODE:
Álcool e tabagismo
Álcool não deve ser consumido de forma alguma porque acarreta problemas no crescimento fetal intra-uterino. Após o crescimento a criança continua tendo um desenvolvimento prejudicado. O cigarro pode causar um parto prematuro e problemas pulmonares no bebê.
Gatos
Os bichinhos são responsáveis por transmitir toxoplasmose. Evite ficar perto.
Depois dos 40
"Não recomendamos a gravidez após os 40. O ideal é a mulher engravidar até os 30 anos. Nessa idade, a gravidez pode ser saudável, mas é preciso prestar atenção no diabetes gestacional, que causa óbito do bebê dentro do útero, e na hipertensão", afirma a professora.
Fonte:
gazetaonline.globo.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.