quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Desfazendo o mito. Eram homossexuais os habitantes de Sodoma e Gomorra?

Desfazendo o mito de Sodoma e Gomorra

A explicação tradicional para a destruição sobrenatural das antigas cidades da planície, Sodoma e Gomorra em Gênesis 19, tem sido o descontentamento e ira de Deus contra o pecado da homossexualidade. A tradição diz que os "homens da cidade" cercaram a casa onde dois visitantes tinham vindo para ficar com Ló, sobrinho de Abraão. Esses visitantes, sendo supostamente homens, eram na verdade anjos enviados por Deus para guiar Ló e sua família com segurança para fora da cidade. Por esta visão tradicional, os homens que cercaram a casa tinham vindo para ter "relações sexuais" com os visitantes. Por isso Deus derramou fogo e enxofre para destruir o pecado repugnante e desprezível. Mesmo agora, o pecado de Sodoma entendido, entregue a nós através deste ensino tradicional, tomou o nome de "sodomia" .

Até recentes descobertas arqueológicas foram feitas, a história de Sodoma e Gomorra era vista pela comunidade científica com algum ceticismo. A área de sua localização foi, evidentemente, fértil e as pessoas que ali viviam, desfrutavam de uma prosperidade não compartilhada por áreas circundantes, que eram evidentemente terreno baldios, principalmente desertos. Sob essas circunstâncias, é fácil entender como as pessoas das cidades da planície podem se tornar isolacionistas e gananciosas, sempre desconfiado de estranhos. A comunidade mundial da época teria sido pequena e tinha sido unificada até a divisão de línguas na Torre de Babel. A viagem entre as cidades era muito traiçoeira e na maioria das vezes, os hotéis não estavam disponíveis. Hospitalidade para peregrinos era uma instituição criada na comunidade humana. Mas os habitantes de Sodoma e Gomorra, com toda a sua abundância e riqueza, não eram hospitaleiros para com os outros menos afortunados. Não há evidência bíblica forte que seja por isso que Deus as destruiu.

Prova Bíblica
Se a homossexualidade fosse a razão clara para o julgamento de Deus sobre Sodoma e Gomorra, por que não, o escritor do Gênesis não ter claramente indicado como tal. O profeta Ezequiel indica uma razão clara no capítulo XVI de sua palavra profética, versículos 49-50:

 "Agora, este é o pecado de sua irmã Sodoma: ela e seus filhos são arrogantes, superalimentados e despreocupados, eles não  ajudam os pobres e necessitados. Eles são arrogantes e detestáveis ​​e fizeram abominação diante de mim; pelo que, ao ver isso, as tirei do seu lugar. " 

Esta passagem não diz nada sobre os atos sexuais de qualquer tipo, como a razão para a destruição, mas especificamente delineia a arrogância e falta de preocupação com as necessidades dos outros como o motivo. A passagem ensina claramente que os atos hostis foram as principais razões para o julgamento de Deus.

Muitos diriam que os "coisas detestáveis" mencionada na passagem se refere a pecados sexuais, incluindo a homossexualidade que é uma abominação para Deus. Mas Provérbios 6:16-19 lista as sete coisas que são particularmente detestável para Deus:
"Há seis coisas que o Senhor odeia, sete que são detestáveis 
 ​​para ele: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, 
coração que trama esquemas iníquos, pés que se apressam a correr para 
o mal, testemunha falsa que derrama mentiras e um homem que desperta 
 discórdia entre irmãos. "


Não vemos aqui nenhuma condenação ao pecado sexual de qualquer tipo, muito menos a homossexualidade. Isso não quer dizer que os atos homossexuais não estavam ocorrendo em Sodoma ou que eram aceitáveis ​​a Deus. O incidente do lado de fora da casa de Ló (Gênesis 19:1-10) mostra que as intenções das pessoas que estavam reunidas em torno da casa era ter relações sexuais com os homens - que na verdade eram anjos. Um ato de amor, no entanto, não se destinava, neste caso, de colza . Este tipo de tratamento não era incomum em civilizações antigas que era uma forma de demonstrar poder sobre os inimigos. Por si só, esta não foi a razão para a destruição de Sodoma, desde que o Senhor já havia determinado a destruir a cidade antes da visitação dos anjos (Gênesis 18).>

Em Judas 7, o escritor diz que o povo buscava "carne estranha". Alguns acreditam que esteja se referindo à homossexualidade. A tradução "carne estranha" vem das palavras gregas heteros sarx  significando "carne diferente" . Se o escritor quisesse referir-se a atos homossexuais, teria feito mais sentido usar o termo homos sarx significado "mesma carne". Sabe-se que homossexuais na verdade não seguem “outra carne”, mas aqueles de mesmo sexo. Então, pode se aplicar esta passagem a homossexuais? O Antigo Testamento Pseudopigrapha sugere uma prestação alternativa deste versículo pode ser que Judas esteja afirmando que "assim como os anjos maus, os habitantes de Sodoma e Gomorra deixaram a sua primeira graça e deram-se a prostituição idólatra e do tratamento violento de outras pessoas, para que eles se tornaram e por exemplo sofrendo a pena do fogo eterno."

Jesus comentou sobre o pecado de Sodoma indiretamente (Mateus 10:14-15), quando ele deu instruções a seus discípulos sobre a sua resposta apropriada aos atos hostis para com eles. Ele afirmou que "se alguém não vos receber, nem ouvir as vossas palavras, sacudi o pó dos vossos pés quando você sair daquela casa ou cidade. Digo-lhes a verdade, será mais suportável para Sodoma e Gomorra no dia do juízo, do que para aquela cidade".   Embora não se declarou diretamente, a inferência pelo contrário é clara: Jesus diz que Sodoma e Gomorra foram destruídas por causa de atos inóspitos.

A interpretação tradicional da história em grande parte deriva da tradução infeliz da palavra enoshe, em Gênesis 19:4. A maioria das versões dizem "homens".

"Antes tinham ido para a cama, todos os homens de toda parte da cidade 
de Sodoma - jovens e velhos - cercaram a casa "

A palavra hebraica enoshe não é gênero específico, mas indica mortais ou pessoas. A palavra esh, era usada para significar "homem" e eshal para significar "mulher" para determinar o gênero. Esta tradução errada dá a impressão de que apenas os homens da cidade cercaram a casa de Ló e ainda mais a impressão de que eles eram todos homossexuais por desejarem relações sexuais com os anjos. A palavra enoshe é usada em Gênesis 17:23 com a palavra zechar significado "macho" demonstra este ponto. A versão King James diz assim:

"Abraão levou Ismael e ... todo o homem entre os homens da casa de Abraão ..."

Surge a questão, que outro tipo de homens estavam lá, mas os homens? Abraão foi selecionar os homens, dentre todos os "povos" em sua casa para a circuncisão. As traduções mais modernas corrigiram Gênesis 17:23 para indicar pessoas (ou, neste caso doméstico), mas por algum motivo não fizeram a mesma correção em Gênesis 19:06.

As intenções das pessoas que cercam a casa de Ló era violar os visitantes. A maioria das pessoas consideram o estupro como um ato de violência, em vez de um ato sexual. Como seria ilógico para condenar todos os atos sexuais heterossexuais, porque algumas pessoas agiram de forma abusiva, também é ilógico trazer condenação de todos os atos homossexuais, quando apenas alguns agem de forma irresponsável.

As mulheres na cultura do Antigo Testamento foram tratadas como propriedade, para serem usadas como seus donos entendesse. Homens, por outro lado, estavam em outro contexto. A violência sexual contra um homem por outro homem é uma demonstração muito comum de domínio sobre o outro. Seu propósito era tirar a dignidade da moderação, para humilhar o homem através de sexo anal forçado. Isto foi feito por homens que não eram necessariamente próprios homossexuais. Compare com juízes 19.

As prostitutas eram uma parte comum dos rituais de fertilidade religiosas em tempos antigos e sem dúvida foram predominantes em Sodoma e Gomorra. A palavra usada por muitos hoje para condenar os homossexuais é a palavra sodomita . Muitos usam este termo como uma referência para aqueles que viviam em Sodoma e supondo que eles eram homossexuais, assim usando esta palavra como sinônimo de homossexual como um toque negativo. A palavra, no entanto, não aparece na história da destruição de Sodoma e é usado apenas quatro vezes em toda a Bíblia. É a palavra kawdashe e refere-se ao culto de prostitutos do sexo masculino no templo. Normalmente, como em Deuteronômio 23:17, as prostitutas do culto do templo do sexo feminino também são mencionados, designadas como kedayshaw . Estes não são os homossexuais. Eles são prostitutas que estavam ativos na adoração dos deuses pagãos da fertilidade e deusas da antiga Palestina, de acordo com a Bíblia de Estudos Dake . A palavra sodomita origina da versão de King James, mas apenas em referência a essas prostitutas de culto do templo. Versões posteriores devem ter pego a conotação homossexual a partir da compreensão tradicional e interpretação do que o pecado de Sodoma era, e desde então tem sido usado para condenar a homossexualidade.

Estas interpretações errôneas e a recusa por alguns estudiosos bíblicos para denunciar tais óbvias traduções parecem ser uma tentativa de manter a homossexualidade sob controle. Quando confrontados com a evidência, muitos têm feito ouvidos moucos e não têm dado a devida atenção à possibilidade de que a interpretação tradicional possa ser de fato um erro. Esta tradição é tão forte, aqueles que têm uma interpretação diferente são muitas vezes marginalizados pela sua não-conformidade. De pé para a verdade sobre esta questão poderia significar suicídio profissional para os clérigos que procuram reconhecimento e aceitação, e aqueles sob os holofotes, estão com medo de perder a face e não falar também.

Não há ninguém que vai defender a verdade, não importa o que parece ser? Uma coisa é certa, a verdade será a verdade não importa se alguém tente encobri-la.

Traduzido de www.oocities.org/dispellingthemyth/sodom_and_gomorrah.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.