quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Ciência e a Bíblia: Moisés e a Travessia do Mar Vermelho. Existem explicações oceanográficos?

A imagem bíblica de Moisés levantando o braço para partir as águas do Mar Vermelho é um dos mais mais impressionantes relatos do Antigo Testamento. Mas o que se pensa ser uma fábula ou um milagre pode de fato ter acontecido - como pesquisadores postulam teorias a respeito de como e onde tal evento pode ter ocorrido.

O relato bíblico da travessia do Mar Vermelho
A Bíblia (Êxodo capítulo 14) oferece algumas informações meteorológicas específicas na travessia do Mar Vermelho. Depois que Moisés estendeu seu braço, 'o Senhor dirigiu a parte de trás do mar por um forte vento oriental durante toda noite e transformou o mar em terra seca. " Os israelitas foram capazes de passar através do mar, "as águas formaram uma parede ... à sua direita e à sua esquerda."

Para os egípcios que os perseguiam, no entanto, não havia nenhuma rota conveniente, seca. Quando os israelitas, seguros e secos, chegaram ao outro lado, Moisés mais uma vez levantou o braço, com efeito devastador. "Ao amanhecer, o mar retomou a sua profundidade normal ... as águas voltaram e cobriram os carros e os motoristas dos carros ... nenhum deles permaneceu" (Bíblia Sagrada, Nova Versão Internacional).

Dividindo o Mar Vermelho: analisando as possibilidades
Em 1992, um artigo de Doron Nof e Paldor Nathan olhou para possíveis explicações científicas para a divisão do Mar Vermelho, como estabelecido no livro de Êxodo. Eles consideravam duas opções - Um tsunami gerado por um terremoto ou outro evento (como deslizamento de terra ou erupção vulcânica) e um mecanismo chamado "wind setdown " (algo como “vento localizado”, em livre tradução), algo que já aconteceu na região do Delta do Nilo no século 19, em que ventos se dirigem de volta para o mar.

Embora a região do Mar Vermelho seja altamente sismicamente ativa, Nof e Paldor rejeitaram o tsunami como a explicação mais provável em favor do Wind setdown, o que se encaixa melhor com a descrição do evento previsto no Êxodo.  Wind Setdown é o oposto de uma tempestade, e ocorre quando o vento (por vezes em combinação com as marés) leva água anormalmente muito longe da costa.


Nof e Paldor concluiram que a descrição bíblica de um vento leste durante a noite a uma velocidade (não excessivo) de 20 ms-1 teria gerado uma queda do nível do mar de mais de 2,5 m, na extremidade norte do Mar Vermelho. Combinado com a possível existência de uma cordilheira submarina, o que teria permitido aos israelitas uma ponte de terra e tempo para atravessar.

A destruição dos egípcios perseguindo (uma deficiência do modelo de tsunami) também é explicada por Wind setdown. Uma queda repentina na velocidade do vento, ou uma mudança na direção do vento, teria permitido que as águas corressem de volta rapidamente. Os cálculos Nof e Paldorf sugerem que a área seca poderia estar completamente inundada em menos de quatro minutos, não deixando nenhuma esperança de fuga para quem ainda no cume seca-out.


Wind Setdown é a queda no nível de água causada pela pressão dos ventos que atuam sobre a superfície de um corpo de água, por um período de tempo prolongado. Como o vento sopra, a água recua da costa contra o vento e expõe terreno que estava anteriormente subaquático. Pesquisas anteriores sugeriram Wind setdown como uma explicação hidrodinâmica possível para a travessia de  Moisés no Mar Vermelho, como descrito em Êxodo 14.



Travessia do Mar Vermelho: Aprimorando o local com simulações de computador
Em 2010, foi realizado mais um trabalho sobre a possibilidade teórica de uma explicação científica para a travessia do Mar Vermelho. Usando simulações de computador, Drews e Han centraram na topografia histórica e considerada  propostas de Nof e de Paldor. Também seguindo a teoria da wind setdown, considerado locais alternativos e descobriram o que eles consideravam ser um ajuste melhor em outro lugar.

Ao contrário do que a localização na extremidade norte do Mar Vermelho / Golfo de Suez favorecido por Nof e Paldor, eles identificaram um local na costa do Mediterrâneo, no lago de Tanis. Aqui, modelos de computador mostraram que a costa ex-seria, sob um vento de setdown 28ms-1, abrir-se uma ponte de terra 3-4 km de comprimento que permanecerá aberta por cerca de quatro horas.
No princípio dos anos 1990, Nof publicou um estudo segundo o qual a travessia a pé do Mar Vermelho pelos hebreus - após Moisés ter separado as águas - poderia explicar-se por outro fenômeno meteorológico. Segundo esta teoria, ventos moderados soprando durante várias horas no golfo de Suez tiveram por efeito afastar águas de fraca profundidade num muro de 2,5 metros de altura. Depois, bastou uma simples mudança na direção dos ventos para fazer desmoronar esse muro de água. No Antigo Testamento pode se ler que as águas do Mar Vermelho voltaram a unir-se após os hebreus terem passado, afogando um exército egípcio que os perseguia.

Mar Vermelho Milagre: A Verdade?
Há óbvias dificuldades de chegar a uma conclusão firme sobre a passagem através do Mar Vermelho. Informações da Bíblia podem ser interpretadas de diferentes maneiras e é vaga sobre a localização. Além disso, a topografia dos mares Vermelho e Mediterrâneo e suas costas mudaram do nível do mar, variando ao longo de períodos de milhares de anos.

A pesquisa científica indica, entretanto, que esse acontecimento poderia ter ocorrido como descrito puramente através dos mecanismos naturais de setdown wind uma topografia favorável. Se tal evento aconteceu a mando do Senhor, como a Bíblia afirma, ou se os israelitas eram apenas restos de muita sorte, é claro, de uma questão muito maior, e menos científica, debate.


Fontes
Drews, K., Han, W. " A dinâmica de Setdown Vento em Suez e do Oriente Delta do Nilo "PLoS ONE. (2010).
Bíblia Sagrada:. Nova Versão Revisada Bíblias Hendrickson.
Nof, D., Paldor, N. " Existem explicações oceanográficos para os israelitas "travessia do Mar Vermelho ? " Boletim da Sociedade Meteorológica Americana. (1992).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.