quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Sucuri é flagrada tentando esmagar tartaruga; fotógrafo salvou o bicho

Sucuri tentando esmagar tartaruga é flagrada em savana na Venezuela
Fotógrafo francês captou cena e depois ajudou presa a escapar da morte.
Casco da tartaruga impediria esmagamento, mas animal poderia se afogar.

Uma sucuri gigante tentando esmagar uma tartaruga foi flagrada na Venezuela pelo fotógrafo francês Jean-Michel Labat, de 61 anos, que baixou a câmera e ajudou o animal menor a escapar da morte.

Labat visitava uma área de savanas chamada Los Llanos, na região central do país, quando se deparou com a batalha entre os répteis. Mesmo sendo "parente" -- os dois animais pertencem à classe dos répteis -- e muito maior que a presa, a cobra não perdoou o outro animal e se enrolou em volta dele dentro d'água.
Cobra não perdoa tartaruga e tenta esmagá-la (Foto: Jean-Michel Labat/Ardea/Caters News)


"Achei fascinante assistir à cena no começo, mas depois percebi que acabaria mal para a tartaruga e eu tinha que interferir. A sucuri estava tentando sufocar a presa, mas fracassou por causa do casco duro dela. Mesmo assim, ficou claro que a tartaruga se afogaria se eu não fizesse nada", disse.

As sucuris ou anacondas podem passar dos 6 metros de comprimento e pesar mais de 130 kg. Essas cobras não são venenosas, mas se escondem em águas rasas para surpreender as presas antes de matá-las por constrição ou afogamento.

No Brasil, existem três espécies de sucuri: a amarela, do Pantanal, a verde, encontrada nas áreas alagadas do Cerrado e da Amazônia, e a malhada, que só existe na Ilha de Marajó, no Pará. Há registros de sucuris com mais de dez metros, isso é mais do que o comprimento de um ônibus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.