sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Arequipa, a 'Cidade Branca' do Peru. Veja

Chamada de 'cidade branca', Arequipa é rodeada por montanhas espetaculares, inclusive o vulcão El Misti.
Situada aos pés dos vulcões Chachani e Misti (foto), Arequipa, no Peru, é considerada Patrimônio da Humanida pela Unesco. O município é conhecido como 'Cidade Branca', pois muitas de suas construções são feitas de sillar (rocha vulcânica dessa coloração)

Uma das grandes atrações da região é o Vale e Cânion de Colca, que tem o dobro da profundidade do Grand Canyon, nos EUA

Do alto do Cânion de Colca, é possível ver, com sorte, o imponente condor andino
Divulgação

O condor andino habita as montanhas mais altas do local. Seu voo pode chegar a 7 mil metros de altura
Divulgação

A Praça das Armas é um dos locais mais visitados de Arequipa. Nela também fica a Catedral, considerada um dos primeiros monumentos religiosos do século XVII
Divulgação

Visão lateral dos arcos de sillar (pedra vulcânica) na Praça das Armas
Divulgação


No Convento de Santa Catalina, fica a Pinacoteca de Arequipa, que exibe arte peruana
Divulgação



Arequipa é a segunda cidade do Peru conhecida pela sua actividade cultural e económica. É conhecida no país pela 'Cidade Branca' devido à cor da lava vulcânica, utilizada na construção de numerosos edifícios.
Está situada perto da base do Misti (5.821m), um vulcão que se encontra adormecido e que domina por completo a paisagem da cidade, com o seu cume coberto de neve. Ao lado desta montanha, encontra-se outro vulcão chamado Chachani (6.075 m) e o Pichu-Pichu (5.425m).

Esta bela cidade foi fundada em 1540, mas as suas principais igrejas e mansões surgiram nos séculos XII e XIII, numa altura em que prosperou a agricultura e os benefícios derivados da sua situação no comércio de minerais, que iam de Potosi (Bolívia) para Espanha.

Arequipa é o centro mais importante da industria têxtil de lã de Alpaca do país.
Lugares a visitar incluem a catedral, construída no século XIX, a Igreja de la Merced, a Igreja de San Agustín, e o Mosteiro de Santa Catalina, fundado em 1580. Este mosteiro esteve até 1970 vedado ao mundo. Hoje em dia, algumas freiras ainda mantêm o voto de clausura. As famílias ricas espanholas enviavam para este Mosteiro as suas filhas. É como uma cidade dentro de outra cidade, onde as suas estreitas ruas mantêm nomes espanhóis.

Colca
De Arequipa pode-se realizar uma visita ao vale e desfiladeiro do rio Colca: Ao sair da cidade Branca, a estrada sobe pelas vertentes do vulcão Chachani, chegando às Pampas de Cañahuasi, onde se podem observar as fugitivas e simpáticas Vicuñas, manadas de Alpacas e Lamas (sendo todas estas espécies camelídeos nativos da América do Sul).

Durante a viagem visita-se a 'Janela' do Colca, uma formação rochosa interessante (4.400m), assim como a pequena povoação de Callalli com a sua igreja.

O alojamento situa-se na zona do povoado de Chivay, onde existem águas medicinais e termais, ideais para a recuperação da viagem. No segundo dia realiza-se uma viagem ao desfiladeiro do Colca que inclui uma paragem a um miradoiro chamado Cruz del Condor, onde se podem observar com relativa facilidade estas enormes aves, que pairam nas primeiras horas da manhã, utilizando as correntes termais ascendentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.