quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Tempestade solar pode afetar a Terra em 2013

Tempestade solar pode afetar a Terra em 2013
Onda emitida pelo Sol pode causar destruição em massa de equipamentos eletrônicos - e levar a um caos tecnológico
Tudo o que usa circuitos elétricos, de carros a computadores, queima no ato. Celulares e satélites pifam, os meios de transporte param, a rede de energia dá curto-circuito e logo começa a faltar água e comida. Esse cenário apocalíptico pode acontecer - e causado pelo Sol. Segundo cientistas da Nasa e de outras instituições, que recentemente se reuniram em Washington para debater a questão, em 2013 o astro vai entrar num ciclo de alta atividade, o que aumenta a probabilidade de erupções solares. Essas erupções liberam muita energia. E, quando essa energia chega à Terra, provoca uma tempestade eletromagnética - que literalmente frita tudo o que tiver um circuito elétrico dentro. Seria um verdadeiro Dia do Juízo Final para os equipamentos eletrônicos. Os cientistas não sabem exatamente quando essa tempestade virá, ou qual sua força. Mas dizem que há motivo para preocupação.

"O Sol está despertando de um sono profundo. E nossa sociedade é muito vulnerável a tempestades solares", diz o físico Richard Fisher, da Nasa. Elas já aconteceram antes. Em 1859, uma tempestade do tipo queimou as linhas de telégrafo na Europa e nos EUA. Hoje, o efeito seria muito pior. Um relatório assinado por cientistas de 17 universidades diz que a humanidade levaria até 10 anos para se recuperar de um grande evento do tipo. A solução é desligar tudo o que for elétrico antes da tempestade. Os EUA têm um satélite capaz de detectar a onda com um dia de antecedência - em tese, tempo suficiente para que as redes de energia do mundo sejam desconectadas. [Bruno Garattoni - Revista Superinteressante]

A energia solar aumenta e diminui em ciclos de cerca de 22 longos anos. Ao mesmo tempo, o número de crises aumenta e diminui em ciclos de onze anos. E em 2013, culminando dois ciclos de uma vez. A combinação parece levar à indução de super tempestade solar, acompanhado por radiação extremas.

Como resultado desse acúmulo pode afetar grande parte das falhas do mundo no fornecimento de electricidade a vários meses. Especialistas apontam que, em particular a Grã-Bretanha e os países nórdicos possuem rede de energia relativamente frágil.

acordo semelhante veio antes, mas nunca na história da humanidade não tem sido tão dependentes dos dispositivos eletrônicos, que podem sobrecarregar uma enorme dose de radiação e descarte.

"Nós sabemos que está vindo, mas não sabemos quanto vai ser ruim", disse o Telegraph citou o diretor local da divisão da Nasa incidiu sobre a física do Sol, de Richard Fisher. "Além de um dispositivo de comunicação, como satélites e navegação em automóveis, transportes aéreos, o sistema bancário, computadores, todos os aparelhos eletrônicos. Grandes áreas estão sem eletricidade e reparam o dano vai ser difícil e exigir um período mais longo de tempo."

É o alerta mais grave ainda que a NASA lançou devido à atividade solar.

Fonte: http://www.novinky.cz/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.