quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Ushuaia, a cidade mais ao sul do mundo

Ushuaia é a de capital de província de Terra do Fogo (Tierra del Fuego), Argentina . 
Localizada sobre o canal Beagle, tira seu nome - que significa “Baia que olha à poente”- da língua yámana. 

É geralmente considerado como a cidade mais austral do mundo(um título disputada há muito tempo pelo menor Puerto Williams). Ushuaia está localizada em uma ampla baía na costa sul da Ilha Grande de Tierra del Fuego , delimitada a norte pela montanha Marciais gama e ao sul pelo Canal de Beagle . É o único município do Departamento de Ushuaia e tem uma área de 9,390 km



Esta pitoresca cidade foi fundada em 1870 por missionários ingleses e, durante o primeiro século de existência foi centrado em torno da prisão para criminosos perigosos que permaneceu em funcionamento até 1947.

Foi criado seguindo o modelo usado pelos britânicos para colonizar a Austrália. Na verdade, mais do que  criminosos, eles foram obrigados a praticamente a construírem a cidade.


Num marco imponente de mar, bosques, lagos e montanhas, Ushuaia é uma pitoresca cidade com uma importante infra-estrutura de serviços para o turismo, um charmoso centro comercial e uma crescente atividade social e cultural.

Ushuaia oferece, nos seus arredores, inexplorados territórios vírgens que convidam ao descobrimento e à aventura. Por isso, as principais atividades que podem se-realizar nesse recanto privilegiado estão relacionadas com a natureza, entre elas, trekking, cavalgadas, escalada e mergulho. Cerro Castor é uma opção que Ushuaia oferece aos amantes da neve durante os meses do inverno.

Mas também tem um lugar reservado para a contemplação, como os imperdíveis cruzeiros e expedições que percorrem ilhas, glaciares, baias e íngremes. O Parque Nacional Tierra del Fuego, com típicas espécies animais e vegetáis e importantes testemunhas dos primeiros habitantes da região, protege os lagos Fagnano e Roca, o canal e os bosques subantárticos mais austrais.

Atraídos pela mística particular da sua geografía e o ambiente natural, turistas do mundo inteiro visitam Ushuaia ano tras ano, virando um dos destinos mais escolhidos para passar umas férias diferentes.
 Parque Nacional Tierra del Fuego.


Ushuaia tem um clima
frio e úmido com bastante vento durante todo o ano. No inverno, que vai de junho a outubro, a temperatura varia de -6º C e 4º C, e do centro de Ski Cerro Castor a temperatura pode chegar a -15ºC.

Entre os meses de outubro e março, a temperatura está mais quente e agradável, com temperatura média de 10oC.

Nesta época, os dias ficam mais longos, com duração de até 18 horas. Esse período é ideal para realizar trekkings e passeios de barco.

A pinguineira pode ser visitar entre os meses de dezembro e fevereiro, quando são registradas temperaturas que variam de 6ºC a 18ºC.



Na cidade cordilherana de Ushuaia as precipitações em forma de chuva, neve, granizo, ou nevasca, têm uma distribuição uniforme ao longo de todo o ano.

17 horas de escuridão
Um fenômeno que merece ser destacado é a diferença de luminosidade que existe entre os dias de inverno e os de verão. Como conseqüência de sua posição latitudinal tão extrema chega a existir uma diferença de 8.43 horas a 19.16 horas entre a época estival e invernal e, deste modo, pode-se desfrutar durante o inverno de dias muito curtos e de noites muito longas, enquanto que no verão a situação se inverte.

Verão
Amanhecer (crepúsculo matutino) 3.54 h
Escurecer (crepúsculo vespertino) 23.10 h

Inverno
Amanhecer (crepúsculo matutino) 9.14 h
Escurecer (crepúsculo vespertino) 17.57 h


O volume das precipitações na região gira em torno de 574 mm anuais e se divide equitativamente ao longo do ano.

Ushuaia encontra-se a 220 km sudoeste de Rio Grande, outra importante cidade da Terra do Fogo. Ambas as cidades estão unidas pela Rota 3 (estrada Panamericana) que termina na Baía de Lapataia.
Ushuaia conta com boa infra-estrutura hoteleira e gastronômica, onde são servidos pratos tradicionais da região como a centolla, a merluza-negra, os mariscos, os pescados e também o assado de cordeiro da Patagônia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.