domingo, 12 de agosto de 2012

Estrias. É possível eliminá-las?

As estrias são decorrentes de diversas causas. Até mesmo algumas doenças como a Síndrome de Cushing podem causá-las, mas o motivo mais comum é o esticamento rápido e exagerado da pele. Durante o crescimento na adolescência (os chamados períodos de estirão), ou com o grande aumento de peso, má alimentação e especialmente no transcorrer da gestação, a grande maioria das pessoas adquire estrias. Ao sofrer grande estiramento, as fibras que promovem elasticidade à pele arrebentam, deixando as marcas inicialmente vermelhas, e mais tarde esbranquiçadas.

Strech Marks Fighters 1.0 esclarece o processo de formação com riqueza de detalhes. Aqueles que sofrem com estrias vão entender melhor do que nunca as causas e fatores agravantes, além de explicações sobre aparência e variações.

Tratamentos

Cremes, óleos, ácidos… Sol, sal, água… O que causa, piora e melhora estrias? Ao entender melhor cada detalhe sobre as marcas, os aspectos que causam, assim como os que podem manter longe as estrias, será muito mais fácil evitá-las. Nada como estar bem informado para se prevenir e amenizar essas marcas que podem ser tão inconvenientes!



COMO ELIMINÁ-LAS?

A pele se rompe, as bordas cicatrizam e pronto: a pele ganha uma marca que incomoda a todos, homens e mulheres: as estrias. E, para deixar a situação pior, ainda não existe um tratamento médico ou estético para acabar totalmente com elas.

A estria se forma quando a pele é excessivamente estirada, ultrapassando sua capacidade de distensão.

"Ela se rompe e suas bordas, ao cicatrizarem, formam uma linha deprimida na superfície da pele", explica o cirurgião-dermatológico Rogério Ranulfo.

Até mesmo a prevenção é difícil, devido aos vários fatores que podem provocar as estrias. "Várias são as causas de seu aparecimento: crescimento na puberdade, aumento de peso (elimine o efeito sanfona e conquiste seu peso ideal. Clique aqui), gravidez ou o uso crônico de medicamentos a base de corticosteróide, tanto tópico como via oral", continua Ranulfo.

O problema, que atinge mais as mulheres, pode estar presente em qualquer parte do corpo, mas sempre atacam as áreas mais femininas, como bumbum, seios e barrigas. Para cada lugar e tipo de estria é indicado um tratamento.

Segundo a dermatologista graduada pela Universidade de São Paulo, especializada em medicina estética Alessandra Ribeiro, as estrias avermelhadas são as mais recentes tendo essa coloração devido ao rompimento sanguíneo. Os tratamentos iniciados nessa fase têm melhores resultado, pois as células continuam vivas e com maior capacidade regenerativa.

Já as estrias brancas são consideradas as mais antigas. "Essas estrias são de cor branco-acinzentado, pois a melanina (substancia que dá coloração à pele) não é mais produzida onde as fibras se rompem. Também apresentam uma diminuição acentuada da espessura da pele, formando uma depressão, tipo uma cicatriz. Os tratamentos iniciados nessa fase conseguem apenas estreitá-la", explica a dermatologista.

Tratamentos e novidades
O tratamento com ácidos, peeling, é um dos mais comuns para a eliminação das estrias. "Eles estimulam a formação de tecido colágeno, melhorando o aspecto das estrias", diz Alessandra.

No entanto, a dermatologista explica que cada caso é diferente do outro. "Pode haver descamação e vermelhidão e a concentração ideal para cada caso deve ser definida pelo dermatologista, de acordo com o tipo de pele".

Há também a mesoterapia. Segundo Alessandra, esse tratamento pode ser aplicado nos dois tipos de estrias. "É injetada no local da estria, com finas agulhas, uma substância capaz de estimular a produção de colágeno na quantidade ideal para preencher os sulcos das estrias antigas, que, por conseqüência, ficam mais estreitas. Cada aplicação dura 10 minutos por estria e o tratamento leva, no mínimo, dois meses".

Esse tratamento, porém, é dolorido e nem todos aceitam a recuperação. "Eu tenho varizes há muito tempo, fiz mesoterapia, mas a recuperação é muito dolorida e a minha pele ficou um pouco roxa depois da aplicação. Hoje eu trato apenas com ácido", confessa a professora Maria Cristina de Oliveira.

Já o laser é um tratamento mais moderno e indicado para as estrias avermelhadas, provocando o fechamento dos pequenos vasos. "O laser promove a formação de novo colágeno, com diminuição do tamanho das estrias recentes ou antigas".

Em breve, quem quiser livrar-se das estrias terá ainda uma nova opção. Um aparelho em fase de testes, eletroporador, pretende fazer com que qualquer tipo de substância penetre na pele, contudo sem agulhas.

Segundo Orlando Sanches, esteticista responsável pelo setor de estética da Clínica Charles Yamaguchi e especialista em pré e pós-operatório, Laser e drenagem linfática, o eletroporador cria e emite uma onda eletromagnética que permite a introdução de substâncias através da pele.

"Estamos testando uma melange (mescla de substâncias) que estimulam a produção de novo colágeno, hidratam e regeneram a pele. São necessárias no mínimo dez aplicações para se avaliar os resultados", explica.

O custo das sessões do aparelho que vem substituir as agulhas ainda está sendo definido, devido à fase de testes que deve durar mais 60 dias. "Ainda não definimos o custo, mas cada sessão deve ficar em torno de R$ 150 a R$ 400", informa Sanches.

Como evitá-las

A prevenção é a melhor forma de tratamento. Como? Hidratando e nutrindo a pele ao máximo para garantir sua elasticidade e impedir a ruptura de suas camadas internas.

Segundo Alessandra, evitar roupas apertadas é uma maneira de evitar estrias. "A prática de exercícios físicos regularmente, evitar engordar e emagrecer repentinamente e a preferência por alimentos saudáveis são fundamentais para evitar estrias" aconselha a dermatologista.

Por:
Agência MBPress



Estria é um problema que ainda não tem cura, mas os tratamentos médicos e estéticos podem suavizar (e muito!) essas linhas que deformam a sua pele.

Por dentro, as células de sustentação da pele (formadas por colágeno e elastina) não aguentam a pressão e se rompem. "Por fora, como um tecido que foi brutamente esticado, a pele se esgarça, tornando-se mais fina e atrofiada. A estria é a cicatriz desse acidente", diz o dermatologista Otávio Macedo. Por que isso acontece? As suspeitas são várias: hereditariedade, hormônios da adolescência, crescimento rápido, aumento exagerado de peso, excesso de musculação... Infelismente, elas costumam aparecer sem aviso prévio e pior, mesmo se você tomar muitas precauções, como hidratar a pele todos os dias. Nas mulheres, as estrias têm como alvo preferido o bumbum, o quadril, a região lombar, a barriga e os seios. O que você realmente quer saber é se há cura? Os tratamentos contra estrias são demorados, às vezes, doloridos, mas, conseguem suavizar tanto as linhas mais recentes, vermelhas e roxas, como as linhas mais antigas e esbranquiçadas.    
  
Os vilões da história
Genética. A elasticidade e a resistência da pele dependem das características hereditárias. Ou seja, se a sua mãe ou avó tiveram uma pele resistente e elástica, a probabilidade de você ter estrias diminui.     

              .
Descontrole hormonal. O aumento da produção de estrógeno e progesterona (normalmente na adolescência) podem fragilizar as fibras de colágeno e elastina, o que torna mais fácil seu rompimento.

Gravidez. Se não houver controle de peso, a pele pode estriar. "Principalmente em jovens na primeira gestação, durante o terceiro mês - na região lombar e nos seios - e após o sexto mês - nos glúteos, abdômen e coxas".

Alterações de peso. Emagrecer ou engordar (efeito sanfona) de forma rápida ou excessiva pode provocar o esticamento da pele.

Corticóides. Injeções, medicamentos, cremes e pomadas à base de corticóides, aumentam a retenção de líquidos provocando inchaço e diminuição de elasticidade da pele.

Musculação. As maiores vítimas são os homens, principalmente os que exageram na dose. As fibras, pressionadas pelo aumento da massa muscular, se rompem.

Celulite. Os inchaços da celulite prejudicam a circulação, diminuindo a quantidade de substâncias que nutrem os fibroblastos, células que produzem fibras elásticas e colágenas.


Como identificar o tipo de estria
Rosadas: são as estrias mais recentes, avermelhadas devido ao rompimento dos vasos sanguíneos. Os tratamentos iniciados nessa fase têm melhores resultados, pois as células continuam vivas e com maior capacidade de resposta regenerativa.

Nacaradas: são mais antigas, de cor branco-acinzentada ou amarelada, pois a melanina (substância que dá coloração à pele) não é mais produzida nesta onde as fibras se rompem. Também apresentam uma diminuição acentuada da espessura da pele, formando uma depressão, tipo de uma cicatriz. Os tratamentos iniciados nessa etapa conseguem estreitá-la e atenuar a depressão.


Os tratamentos mais eficientes para suavizar as estrias
Existem muitas técnicas que prometem suavizar as estrias. Estas, a seguir, são as mais eficientes:

Cremes e géis à base de ácido retinóico
Provocam uma leve esfoliação na pele, o que estimula a microcirculação no local e a produção de novas fibras de colágeno. Os cremes encontrados no mercado possuem concentrações muito pequenas de ácidos e, por isso, são pouco eficientes. Os mais potentes são manipulados de acordo com as recomendações dos dermatologistas.
Vantagem. É uma das opções mais baratas e eficientes, principalmente para as estrias em estágio inicial, ou seja, as de cor rosa-claro. E melhor: você se trata em casa.
Desvantagem. A pele pode arder, coçar muito, ficar vermelha e descamar. O tratamento diário deve ser feito por, no mínimo, seis meses, para que se note a melhora. E é terminantemente proibido tomar sol -(pode manchar a pele).


Injeções de vitamina C
O método é uma variante da mesoterapia. Uma solução de vitamina C, cobre e oligoelementos é introduzida na linha da estria através de retroinjeções (o especialista injeta a química enquanto retira a seringa da estria). A vitamina C estimula a produção de colágeno, que ajuda a preencher o espaço onde tem afastamento das fibras, diminuindo a sua depressão. O cobre melhora a pigmentação, atenuando a diferença entre a cor da estria e da pele. Ele acelera a formação do colágeno e a expectativa de melhora do aspecto da estria é grande; dependendo do tipo de estria. Para um bom resultado, devem ser realizadas no mínimo dez sessões.
Vantagem. A partir da terceira sessão, a pessoa já sente uma melhora na pele.
Desvantagem. Mesmo utilizando anestésicos locais e gelo nas regiões a serem tratadas, as aplicações são um pouco doloridas. O local também fica inchado e com hematomas até o final do tratamento. É importante não tomar sol enquanto o local estiver roxo.


Microdermoabrasão
Um aparelho que usa microcristais de sílica e óxido de alumínio, esfolia a superfície da estria, provocando pequenas feridas, chamadas de escoriações. A agressão inflama a pele, o que estimula a sua regeneração, formando novas fibras de colágeno e elastina. Após as sessões (são indicadas no mínimo dez, uma por semana), a pele começa a cicatrizar e as estrias ficam mais finas e menos aparentes.
Vantagem. É um dos métodos mais eficientes para as estrias, esbranquiçadas e largas.
Desvantagem. A região fica inchada, dolorida e pode até sangrar. A técnica exige muita habilidade do especialista.


Peeling químico superficial
É o último lançamento de peelings para estrias e está fazendo o maior sucesso nos Estados Unidos e Europa. É um composto de alfa-hidroácidos que provoca a descamação da pele e a formação de novas fibras elásticas. Pode ser usado em qualquer região do corpo, sendo necessários, em média, dez sessões.
Vantagem. Esse método não causa ardência ou queimação. Também, ao contrário dos outros peelings, pode ser usado em pessoas com pele clara ou escuras, sem causar reações alérgicas ou hipercromias - manchas escurecidas após o tratamento de peelings.
Desvantagem. A pele descama totalmente após as aplicações e é necessário se manter longe do sol até a pele se regenerar totalmente.


Laser vascular
As aplicações melhoram o aspecto das estrias (as mais recentes desaparecem muito), porque reduzem os vasos sanguíneos, eliminando sua cor arroxeada. Também aumentam a produção de colágeno e elastina. A queimadura provocada pela luz é superficial. Quando a ferida provocada no local cicatriza, a estria fica bem menos aparente. As sessões devem ser feitas com intervalo de quinze dias.
Vantagem. Às vezes, apenas quatro sessões são suficientes para suavizar as estrias mais recentes.
Desvantagem. O local é anestesiado, mas mesmo assim pode arder um pouco, dependendo da sensibilidade da pessoa.


Laser Cool Touch
O laser Cool Touch já utilizado para remodelação dérmica não-ablativa, isto é, tratamento das rugas e cicatrizes sem esfolar a pele, agora prova sua eficácia em tratamento das inestéticas estrias.
Utilizando essa nova geração de lasers não ablativos há 2 anos, Dr. Otávio Macedo, dermatologista paulista, explica aqui como ele funciona.
O Cool Touch age na derme, estimulando o colágeno e renovando a pele.
Através de uma fonte de luz, o laser gelado é passado sobre o local. Porém ele não atua na camada mais superficial, a epiderme, provocando seu esfolamento como outros tipos de laser. Ele a atravessa, sem queimá-la, e vai agir diretamente na derme. Nessa camada preenchida por colágeno e elastina, as fibras elásticas responsáveis pela firmeza, tonicidade e homogeneidade da pele, o laser "reorganiza" a trama elástica desgastada, estimulando a produção de colágeno. Os "buracos" na trama são preenchidos deixando-a coesa.


Você ganha tempo - O tratamento dura seis sessões, realizadas a cada 15 dias. Esse período foi determinado, durante as pesquisas científicas, como o necessário para a estimulação de colágeno.


O tratamento cabe na sua agenda - As sessões demoram cerca de meia hora. Como provoca certa ardência, é aplicada uma pomada anestésica no local. Não há necessidade de internação ou tempo de recuperação.


A rotina é preservada - A paciente sai da sessão e pode ir direto para o trabalho. A pele fica levemente rosada. Não esqueça o protetor solar se tiver atividades externas, ao ar livre.


No consultório - A aplicação é simples: em consultório é feita uma assepsia da pele com loção bactericida. Tanto médico quanto paciente precisam usar óculos especiais para proteger os olhos do laser. Limpa, a pele recebe, por meio de um aparelho que parece uma caneta com ponta luminosa, um spray gelado, seguido do laser. O spray tem a função de congelar a epiderme, a camada mais superficial da pele. Isso faz com que ela fique imune à dor e sensibilidade, ao mesmo tempo, o frio determina que o laser atravesse a epiderme sem atuar nela, pois a idéia é atingir apenas a derme, camada logo abaixo. Dentro da derme, ele estimula a produção de colágeno novo e o consequente preenchimento dos "vãos" formados pelas estrias.
Atualmente temos obtido excelentes resultados no tratamento das estrias quando associamos todas as armas que disposmos para combatê-las: ácido retinóico tópico + mesoterapia com vitamina C + microdermoabrasão + peelings superficiais + Cool Touch.


Como evitar o aparecimento de novas estrias
Manter o corpo bem hidratado, por dentro (beba 2 litros de água por dia) e por fora, utilizando cremes ricos em emolientes à base de colágeno, elastina, lipossomas, alfa-hidroxiácidos, uréia, lactado de amônia e óleos vegetais. Um tecido bem lubrificado não estria com tanta facilidade, suporta melhor as oscilações de peso e crescimento, diz o médico Otávio Macedo.
 

Use sempre bloqueadores solares quando se expor ao sol nos horários ruins.
 O nosso organismo produz substâncias químicas que estimulam os genes a formar enzimas que destroem as fibras elásticas e de colágeno.

Evite as oscilações bruscas de peso.
 

Ative a circulação com duchas alternadas com jatos de água fria e quente.
 Evite o uso de roupas apertadas e fumar (isso prejudica a circulação e a oxigenação das células).
 

Pratique atividades físicas com moderação e use sempre sutiãs adequados, pois ajudam a sustentar o peso dos seios.
 

Ingira alimentos ricos em vitaminas C - importantíssima na produção de colágeno e na melhora da circulação sanguínea, que leva os nutrientes para as células da derme. Excelentes fontes: acerola, caju, amora, laranja, abacaxi, caju, kiwi, morango e tomate.

Fonte: www.derme.com.br
por Dr. Otávio 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.