domingo, 19 de agosto de 2012

Depilação: qual é a melhor opção para eles

Depilação: qual é a melhor opção para eles
Alguns homens estão optando por retirar os pelos do corpo, seja por saúde ou vaidade

Os nadadores são adeptos. Os fisiculturistas também. O processo também é utilizado por jogadores de futebol famosos como David Beckham e Cristiano Ronaldo. A verdade é que, para alguns homens, a depilação masculina não é novidade. Mas, para outros, o assunto ainda é tabu.

E até os adeptos se dividem. Uns dizem que é uma questão de vaidade, outros afirmam que estão preocupados com a higiene e há os que se rendem aos pedidos das companheiras. "Além de deixar o corpo mais em evidência, a minha namorada também prefere o corpo liso", conta o engenheiro Eduardo Lima.

Para os que ainda não experimentaram, a dermatologista Alessandra de Melo explica que a depilação não prejudica a pele. "De um modo geral, não prejudica, mas a lâmina pode causar foliculite; e a cera, flacidez", diz.

A médica ressalta que, para quem quer acabar definitivamente com o pelo, a dica é utilizar o laser. "Na primeira sessão, já é possível notar a diferença. E o tempo para os pelos voltarem a crescer é de cerca de 15 dias", afirma.

Nas clínicas especializadas em depilação, a grande procura entre os homens é para tirar os pelos das costas, do tórax e do abdômen. "Geralmente, são mergulhadores, surfistas ou jovens que querem exibir o corpo", conta a depiladora Elda Nunes, do Instituto Adriano Saviato.

Quanto à sensibilidade, dependendo da região a ser depilada, não tem jeito e é inevitável sentir dor. "No caso da barriga, pedimos para o cliente contrair os músculos para sentir menos dor", diz.

Métodos

Nas prateleiras das farmácias, é possível encontrar diversos produtos que ajudam a retirar os pelos. Em geral, a diferença entre eles está no tempo que dura cada uma das técnicas, e os cuidados que se deve ter.

A lâmina, apesar da praticidade, tem uma desvantagem: o pelo cresce mais rápido. Para o uso do creme depilatório, há necessidade de um teste de sensibilidade antes de aplicá-lo, para evitar reações alérgicas. E os pelos nascem pouco tempo após o processo, semelhante à lâmina, já que são retirados rente a pele.

Assim, fica a dica e, quem quiser, pode experimentar entre os diversos métodos e possibilidades.

As vantagens e desvantagens de cada método
Lâmina
Vantagens
Baixo custo em relação aos outros métodos, praticidade e acessibilidade para encontrá-la facilmente, logo ali na farmácia da esquina
Desvantagens
Por retirar os pelos rente a pele, o seu crescimento é rápido, podendo ser necessário retirá-los já no dia seguinte. Além disso, o  manuseio incorreto pode causar cortes na pele. Ao nascer, os pelos passam a impressão de estarem mais grossos

Creme depilatório
Vantagens
Custo e rendimento intermediário (cerca de R$ 15 a R$ 20), praticidade, sem riscos de cortes, e os pelos nascem praticamente do jeito que foram retirados
Desvantagem
Há necessidade de um teste de sensibilidade antes de usá-lo, a fim de evitar reações alérgicas. Os pelos nascem pouco tempo após, semelhante à lâmina, já que são retirados rente a pele

Cera Fria
Vantagens

Retira os pelos pela raiz, demorando pelo menos cerca de duas semanas para voltarem a aparecer. Os pelos tendem a nascer em menor quantidade e mais finos com o uso a médio ou longo prazo. O custo é relativamente barato (dependendo da parte a ser depilada)

Desvantagem
É necessário ter as informações corretas para o seu uso, pois se usado incorretamente pode causar sérios danos à pele. A dor é intensa, principalmente em determinadas regiões do corpo


Aparelho de Depilação
Vantagens
Arranca os pelos pela raiz, assim como a cera. De fácil manuseio

Desvantagens
A dor pode ser pior que a da cera. Retira apenas em pequenas partes. Portanto, não é um processo rápido

Depilação a laser 
Vantagens
Pode ser definitiva de acordo com o número de aplicações. É muito usada pelos homens na retirada definitiva da barba 
Desvantagens
Pode ser irreversível
e tem um preço
mais elevado 
Guilherme SillvaA Gazeta



DESVENDE OS MITOS E VERDADES SOBRE O PELO E DEPILAÇÃO


MITO OU VERDADE



Raspar os pêlos faz com que eles fiquem mais grossos ou cresçam mais?

Mito. Nada que se faça com a haste do pêlo muda a sua característica. A impressão de que o pêlo engrossa deve-se ao fato de que ele foi cortado no meio da haste, onde é mais grosso que na ponta do fio. Se fosse assim, ninguém ficaria calvo, era só raspar a cabeça que os cabelos voltariam a crescer fortes e grossos.

Para a barba não aumentar, não se deve raspar todo dia?

Mito. Raspar a barba todo dia não vai estimular o crescimento de novos pêlos nem engrossar os que já existem pois isso não afecta a raiz do pêlo, responsável pelo seu desenvolvimento. 

Quanto mais se depila, menos pêlos crescem?

Mito. A retirada dos pêlos por depilação não impede o seu crescimento. Isto só aconteceria se, durante a depilação, o bulbo piloso, que forma o pêlo, fosse destruído. 

Depilação com roll-on ou cera quente causa varizes?

Mito. As varizes são formadas devido a uma alteração das veias das pernas, dificultando o retorno do sangue venoso para o coração e aumentando a pressão dentro dos vasos. A depilação não interfere neste processo. 

Depilação com cera provoca flacidez na pele? 

Mito. A retirada dos pêlos por depilação não interfere nas fibras colagenas e elásticas da pele e, portanto, não provoca a flacidez. Mas o cuidado na região dos olhos é recomendado que se evite.   

Banho demais faz mal à pele?

Verdade. A água não faz mal à pele porém, o uso excessivo de sabonetes pode retirar a camada de oleosidade necessária para a manutenção da integridade da pele, causando o seu ressecamento, especialmente nos idosos e em cidades com clima seco. 

Banhos quentes aumentam a oleosidade da pele?

Verdade. Em pessoas com pele oleosa, a água quente pode estimular a secreção de mais oleosidade nas áreas de pele oleosa. 

TEXTO EDITADO POR: DERMATOLOGIA.NET

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.