domingo, 19 de agosto de 2012

Pancas - ES


Pancas é reconhecido pela sua impressionante formação rochosa que circunda a cidade com grandes pontões, perfazendo um belíssimo cenário natural. Encantou até mesmo o paisagista Burle Marx que, ao conhecê-la em 1973, assim a descreveu: “fiquei deslumbrado com a morfologia: uma série de montanhas de forma cônica, rodeada num vale no fundo do qual o rio deslizava como uma serpente”.

Aspectos Históricos
Até 1918, o atual território de Pancas era habitado por índios. Passou a ser explorado com a chegada à região dos primeiros colonizadores oriundos do Estado de Minas Gerais, à procura de boas terras para o plantio de café. Os primeiros núcleos populacionais surgiram com a chegada de novos imigrantes alemãs, que deram início à cultura do café.

Pancas emancipou-se de Colatina no dia 13 de Maio de 1963. Pesquisadores têm várias versões para a origem da palavra pancas. Uma delas diz que a palavra provém do linguajar dos índios botocudos, que significaria "terra onde a raiz não penetra", exatamente pelo tipo de solo que os primeiros agricultores encontraram, pouco profundo. A cultura pomerana permanece viva no distrito de Lajinha, com os ritmos e passos do grupo de danças folclóricas alemãs, repassadas e mantidas através das gerações de imigrantes europeus.

Geográficas
Área Total do Município: 820Km².
Município Limítrofes: ao sul com Colatina e Baixo Guandu, a norte com Águia Branca, a
oeste com Alto Rio Novo, a leste com Sã Domingos

Distritos:
· sede,
· Lajinha e
· Vila Verde.

Temperatura:
média: 22,9°
máxima: 30,1°
mínima: 17,4°

Clima: tropical semi-úmido.
Altitude Média: 180m².

Principais atividades econômicas:
· café,
· granito e
· pecuária

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.