terça-feira, 3 de julho de 2012

Therizinossauro. O dinossauro mais esquisito que viveu na terra

O Dinossauro - Therizinossauro

Therizinossauro (Therizinosaurus cheloniformis, do latim "lagarto foice") foi definitivamente um dinossauro esquisito. Na verdade, ele é tão incomum que levou muitos anos para os cientistas decidirem o que exatamente era!
Com um pescoço longo, barriga tipo pote, cauda curta, quatro dedos nos pés, cabeça pequena, boca adunca, garras de 39 polegadas e, possivelmente, penas, que parecia uma combinação de meia dúzia de espécies diferentes de dinossauros.

Quando todos os fósseis foram colocados juntos os paleontólogos foram confrontados com uma criatura que estava se preparando para ser o dinossauro mais estranho de aparência de todo o sempre a andar na terra!

A característica mais marcante era garras gigantescas em suas patas dianteiras - eram quase três metros de comprimento! Os cientistas acreditam que este herbívoro provavelmente usava as garras de aparência letais para derrubar galhos e tiras de cascas e folhas e empurrá-los em sua boca.

Com garras enormes, o Therizinossauro teria sido um alvo arriscado para qualquer predador, mesmo o tarbossauro (uma espécie de dinossauro carnívoro e bípede que viveu durante o período Cretáceo, media 6 metros de comprimento, 5,3 metros de altura e pesava 6 toneladas, um parente do Tiranossauro Rex, que viveu na Mongólia, ao mesmo tempo do Therizinossauro).

Therizinosaurus vs Tarbosaurus - documentário da BBC apresentado por Nigel Marven

Em 1948, diversos ossos com garras gigantes foram encontrados por uma equipe de
cientistas soviéticos e mongóis na bacia de Nemegt, no deserto de Gobi, Mongólia. Como a forma das garras se assemelhava a de algumas tartarugas, e foram encontradas em companhia de ossos grandes e chatos, os pesquisadores acreditavam inicialmente que os ossos pertencessem a uma tartaruga gigante. Por isso, o espécime recebeu o nome Therizinosaurus cheloniformis ("réptil com foice, semelhante a uma tartaruga"), escolhido pelo famoso paleontologista soviético E. A. Maleyev.

Diversos ovos de Therizinossauro foram encontrados fossilizados e demonstram claramente como seria o corpo deste estranho e belo animal.

Dados do Dinossauro:
Nome: Therizinossauro
Nome Científico: Therizinosaurus cheloniformis
Época: Fim do Cretáceo
Local onde viveu: Ásia, no Deserto de Gobi, Mongólia
Peso: Cerca de 3,3 toneladas
Tamanho: 6,5 metros de comprimento
Alimentação: Herbívora.

Nova pesquisa: Foi descoberto na China dinossauro semelhante a pássaro
Dinossauros
Clonagem de dinossauros é impossível, diz estudo
Descendentes dos Dinossauros

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.