domingo, 6 de maio de 2012

Dinossauros. Flatulência desses animais gigantes podem ter decretado sua extinção

Será que os dinossauros causaram uma mudança climática? Enormes criaturas podem ser culpadas, porque produziam muita flatulência, dizem cientistas 

Dinossauros pode ser parcialmente responsáveis por uma mudança no clima, porque eles produziam muita flatulência, de acordo com cientistas.

O professor Graeme Ruxton da Universidade de St. Andrews, na Escócia, disse que os animais gigantes passaram 150 anos emitindo o gás do aquecimento global, potente, o metano.
Paralititan Stromeric
Grandes herbívoros saurópodes teriam sido os principais culpados por causa das grandes quantidades de vegetação que eles consumiam.

O Paralititan Stromeric - um saurópode que pesava até 80 toneladas e atingia 100 metros de comprimento - teria sido um dos muitos culpados emitindo gás metano

A equipe calculou os animais teriam produzido coletivamente mais de 520 milhões de toneladas de metano por ano - fontes modernas mais do que tudo hoje juntos.

Acredita-se que estas enormes quantidades poderia facilmente ter sido o suficiente para aquecer o planeta.

É até possível que a mudança climática fosse tão catastrófica que eventualmente causou o desaparecimento dos dinossauros.

Um dos animais, um Argentinosaurus de 90 toneladas, que media 140 pés de comprimento, consumia pelo menos metade de uma tonelada de alimento, em um dia.

Depois de quebrar no estômago do animal, produzia milhares de litros de gás estufa em comparação com uma vaca moderna que produz apenas 200 litros de metano por dia.

O metano é até 20 vezes mais eficaz em reter o calor na atmosfera do que dióxido de carbono (CO2).

Ele é criado a partir de uma variedade de fontes naturais e humanos, que incluem aterros, gás natural, fontes de petróleo e atividades agrícolas.

Os cientistas afirmam os seres humanos têm  incrementado os níveis do gás em até 2,5 vezes mais do que deveriam e estimam que isto seja responsável por 20 por cento do aquecimento global dos tempos modernos.
Gado do mundo coletivamente emitem apenas 100m de toneladas de metano por ano
Vacas e outros animais atualmente só emitem cerca de 100 milhões de toneladas de metano por ano.

Gado do mundo coletivamente emitem apenas 100 milhões de toneladas de metano por ano


Segundo o professor Ruxton e seu co-pesquisador David Wilkinson, da Liverpool John Moores University, isto é apenas um quinto do que era produzido quando os dinossauros viveram na Terra.

"Na verdade, nossos cálculos sugerem que estes dinossauros podem ter produzido mais metano do que todas as fontes modernas, naturais e humanos, todss juntos," disse o Sr. Wilkinson para o Sunday Times.

A pesquisa deverá ser publicada em uma revista acadêmica esta semana.


dailymail.co.uk

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.