domingo, 6 de maio de 2012

Carolina, a bebê prematura mais leve do país vai para casa

Cinco meses e meio após nascer prematuramente, pesando 360 gramas e medindo 27 centímetros, a menina Carolina deverá deixar na tarde desta quarta-feira o hospital Vila da Serra, em Nova Lima (região metropolitana de BH), celebrada pelos médicos como uma vencedora.

A menina Carolina que nasceu prematura recebe alta
depois de cinco meses e meio, em Minas Gerais
(Fotos: Reprodução TV Globo)
"É o menor bebê sobrevivente em peso do Brasil que nós temos informação", disse o pediatra neonatologista Oswaldo Trindade, um dos que cuidaram de Carolina desde o seu nascimento, em 16 de novembro do ano passado, quando ela tinha apenas cinco meses de gestação.

No mundo, há registros de aproximadamente 70 casos de bebês que sobreviveram com o peso abaixo ao de Carolina. Segundo os médicos, de dez anos para cá as chances de sobrevivência aumentaram muito.

A menina vai deixar o hospital pesando 3,65 kg e medindo 47 cm. Em casa ela terá que continuar recebendo cuidados especiais, como respirar com ajuda de oxigênio por tempo indeterminado.

Os médicos não puderam avaliar ainda se Carolina terá alguma sequela, já que é possível desenvolver problemas, como respiratórios e neurológicos.

Carolina nasceu após a sua mãe, a psicóloga Alexandra Terzi, com 24 semanas de gestação, apresentar elevação da pressão arterial, chegando a 24 por 13, e sofrer convulsão.

Como havia risco para a mãe e o bebê, foi feita a cirurgia para o nascimento prematuro de Carolina.

A mãe disse que só viu o bebê cinco dias depois do parto, e que foi alertada pelos médicos da gravidade do caso.

"Um dedo da Carolina era da finura de um cotonete", disse o pai, Thiago Fernandes Antunes, que afirmou ter rezado muito pela sobrevivência da filha.

"Eu nunca deixei de acreditar. Dez gramas que ela ganhava para mim já era uma vitória", afirmou a mãe.

Folha Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.