quarta-feira, 2 de maio de 2012

Clube Atlético Mineiro: Curiosidades sobre o centenário galo das Minas Gerais



O Atlético Mineiro é o mais antigo clube em atividade em Belo Horizonte. São 104 anos de pura raça, paixão, tradição. O Clube foi fundado em 25 de março de 1908 por 22 garotos , que se reuniam sempre para as peladas e paqueras nos arredores do Parque Municipal. Foi primeiro batizado de Atlético Mineiro Futebol Clube e, a partir de 1913, se tornou Clube Atlético Mineiro. Seu 1º presidente foi Margival Mendes Leal, que comandou o time entre 1908 e 1910.


O primeiro jogo oficial da história do Atlético foi contra o Sport F.C., o time mais antigo da cidade, no dia 21 de março de 1909. O Galo venceu por 3 x 0, sendo que o 1º gol foi marcado por Aníbal Machado. Inconformado, o Sport pediu a revanche e perdeu de novo : 2 x 0. Já revoltados, os diretores do Sport pediram mais um jogo. Para não deixar dúvidas, o Galo não perdoou e meteu 4 x 0 no time deles. Resultado : depois da humilhação, o Sport foi extinto e seus torcedores aderiram ao novo clube. A partir daí, o Atlético ganhava de vez o título de maior time de Minas Gerais.


As vitórias tornaram o Atlético um time simpático, sem preconceitos, com a cara do povão. Ao contrário do América, clube seletivo e que não aceitava gente humilde, e do Yale, que pertencia a uma minoria italiana.


O primeiro campo se localizava na Rua Guajajaras, entre São Paulo e Curitiba. Na primeira noite, as traves foram roubadas e Margival tratou de procurar outro lugar para o campo. Conseguiu um bem central, na Av. Paraopeba (hoje Augusto de Lima), mas este também foi logo requisitado pelo Governo para a construção da Secretaria da Saúde. Então o Galo passou a ocupar as velhas instalações do extinto Sport, junto à Pça. da Estação até 1921, quando o Governo doou ao Atlético um quarteirão inteiro na Avenida Olegário Maciel para compensar o que havia tomado. Ali seria construído o estádio Antônio Carlos.


O jogo de inauguração do estádio Antônio Carlos foi Atlético 4 x 2 Corínthians (SP), no dia 29 de maio de 1929. Porém, a capacidade de apenas 5 mil pessoas rapidamente passou a não comportar a maior torcida do estado. Após a inauguração do Independência, em 1950, o Atlético quase não jogou mais em Lourdes. Por muito tempo o "Alçapão" foi conservado apenas em respeito à tradição, mas no início dos anos 70 ele foi destruído. Hoje no local está construído o Diamond Mall, shopping center mais luxuoso de Minas Gerais.


No início dos anos 30, o cartunista Mangabeira batizou cada time mineiro com um bicho. Para o Atlético coube o galo carijó, preto e branco, um galo de briga forte e vingador. Foi sem dúvida o bicho de maior sucesso entre todos, adotado pela torcida como símbolo da paixão alvinegra.


Nos anos 50, diziam que um jogador do Galo tinha parte com o diabo. Ubaldo Miranda era um ídolo humilde. Raçudo, boa gente, risonho, o crioulo era um assombro. Não havia bola perdida, o sujeito era danado para chutar uma bola em cima da linha de fundo e fazê-la chegar à rede. A torcida acreditava serem gols espíritas. Foram 140 gols em 7 anos. Ubaldo também foi o único jogador na história do Atlético a ser carregado, de calção e chuteira, do Estádio Independência até a Praça 7, no centro da cidade. Foram 5 km e meio percorridos nos ombros da massa !


No dia 03/09/69, duas grandes seleções se enfrentaram num amistoso histórico no Mineirão. Uma vestia o tradicional uniforme canarinho, outra vestia a camisa da Seleção Mineira, mas era formada só por jogadores atleticanos. Com um gol de Amauri e outro de Dario, o Atlético se tornou o primeiro e único clube do país a vencer a Seleção Brasileira, que ainda se sagraria Tri-campeã no ano seguinte. O jogo terminou 2 x 1 para o Galo e foi presenciado por 77.433 torcedores. O gol do Brasil foi marcado por Pelé. As escalações foram :
Atlético: Mussula, Humberto Monteiro, Grapete, Normandes (Zé Horta) e Cincunegui (Vantuir); Oldair e Amauri (Beto); Vaguinho, Laci, Dario e Tião (Caldeira) - Técnico: Yustrich.
Brasil: Felix, Carlos Alberto, Djalma Dias, Joel e Rildo (Everaldo); Piazza e Gérson (Rivelino); Jairzinho, Tostão (Zé Maria), Pelé e Edu (Paulo César) - Técnico: João Saldanha.

Vídeo: Torcida do Galo bate Recorde - Globo



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.