quinta-feira, 5 de abril de 2012

Sonambulismo. Menina encontra irmã de 4 anos morta, enforcada em alça de mochila


Menina encontra irmã de 4 anos morta, enforcada em alça de mochila
Pais acreditam que menina de 4 anos possa ter tido um episódio de sonambulismo

Tegan Hancox 
Tegan Hancox amava sua bolsa estampada com a gatinha Hello Kitty. Pouco antes do Natal de 2011, em 15 de dezembro, ela foi dormir usando a mochila, em Coventry, Reino Unido. Na manhã seguinte, sua irmã, de 4 anos, a encontrou pendurada no beliche, enforcada pelo objeto. As informações são do site britânico Daily Mail.

A mãe e o padrasto de Tegan ficaram chocados com a situação. Estavam concentrados nos preparativos natalinos e planejavam se casar. Ela suspeita de que a menina estivesse manifestando um episódio de sonambulismo quando sofreu o acidente. E foram as duas outras filhas de Becky Tegan que deram força para que todos se recuperassem da tragédia.

A família e os amigos de Tegan organizaram eventos para arrecadar dinheiro e comprar uma lápide para a criança. O cemitério escolhido localiza-se em uma paisagem campestre, cheia de animais, ambiente em que ela gostaria de estar. Os pais e as duas irmãs estão se reerguendo aos poucos e começam a pensar no casamento novamente.




O sonambulismo é uma parassonia, ou seja, um transtorno comportamental do sono em que a pessoa pode desenvolver habilidades motoras complexas, como por exemplo sair da cama e andar, urinar, comer, realizar tarefas comuns e até mesmo sair de casa, enquanto permanece inconsciente.

Em um estado normal, nosso sono tem cinco estágios durante os quais as ondas cerebrais diminuem de intensidade até atingir um profundo estado de relaxamento. A baixa atividade se mantém no hipotálamo, ligado à consciência, e no córtex cerebral, que controla os movimentos do corpo. No caso dos sonâmbulos, essas ondas, vindas de uma área do cérebro chamada ponte, são irregulares. Por isso não cumprem a contento a função de inibir a região motora.

 Como as áreas motoras permanecem ativas, o sonâmbulo é capaz de se sentar e andar. Já a área relacionada à consciência, no hipotálamo, se mantém quase inativa. E isso explica por que quem sofre desse distúrbio não percebe o que faz nem se lembra de nada no dia seguinte.

Os cientistas ainda não sabem as causas do sonambulismo, mas existe uma forte evidência de que existe uma alteração no cromossomo 20 das pessoas que sofrem com esse distúrbio. Eles estudaram famílias de sonâmbulos e descobriram que eles tendem a compartilhar um determinado código genético variante do cromossomo 20, que eles acreditam ser ligada ao sonambulismo.

 Existe uma suspeita de que o defeito genético pode existir no gene que é responsável por “desligar” as funções motoras o que poderia permitir que os sonâmbulos pudessem agir fisicamente, colocando para fora seus impulsos do subconsciente. O resultado disso é a realização de tarefas complexas, apesar de ser adormecido.

Acordar um sonâmbulo não é fácil e ao contrário das crenças populares acordá-lo não é perigoso e isso não vai matá-lo, no entanto, é bom ter cuidado pois a pessoa pode ter uma reação violenta.

1/4 das crianças e 3% dos adultos apresentam essa parassomia!
Dr° Sérgio Eduardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.