terça-feira, 27 de março de 2012

Renato Russo completaria 52 anos nesta terça; relembre sua trajetória

Se estivesse vivo, Renato Russo completaria 52 nesta terça-feira (27). Líder da chamada "geração Coca-Cola", é considerado quase um messias dos jovens da década de 80, quando o rock de Brasília explodiu e marcou a história da música no País
Renato Manfredini Júnior, mais conhecido como Renato Russo, foi um dos maiores cantores e poetas do Brasil.

Renato começou sua carreira musical fazendo punk rock, no fim dos anos 70, com o grupo Aborto Elétrico. Mas foi na década seguinte, ao lado da Legião Urbana, que o cantor ficou famoso nacionalmente.

As canções da Legião Urbana compostas por Renato foram trilha sonora de toda uma geração e até hoje são lembradas. Entre elas, Meninos e Meninas, Será, Ainda é Cedo, Geração Coca-Cola, Soldados e Por Enquanto.
Renato Russo e os "legionários" Dado Villa-Lobos e
Marcelo Bonfá

Ele ainda gravou discos solo, conseguindo grande sucesso paralelamente ao grupo de rock.

Russo permaneceu na Legião Urbana até sua morte em consequência de complicações causadas pela Aids, em 11 de outubro de 1996.

Renato Russo nasceu no dia 27 de março de 1960 no Rio de Janeiro. Ou seja, se estivesse vivo, o poeta faria 52 anos nesta terça-feira (27).



O Aborto Elétrico fez parte da Turma da Colina, movimento de bandas do Planalto Central criadas durante esse período

Apesar do reconhecimento de sua primeira banda, a consagração veio mesmo poucos anos depois, com a Legião Urbana

Entre os maiores sucessos estão Meninos e Meninas, Será, Eduardo e Mônica, Faroeste Cabloco, entre outras

O "poeta do rock" permaneceu na Legião Urbana até o dia de sua morte, em 11 de outubro de 1996, em decorrência de complicações causadas pela Aids

Pesando 45 quilos em seus últimos dias, era soropositivo desde 1989, mas não revelou a doença publicamente

Renato Russo assumiu sua homossexualidade aos 18 anos

A banda encerrou suas atividades exatos 11 dias após sua morte

Em 2009, os integrantes remanescentes voltaram a se apresentar com o mesmo nome e com Toni Platão nos vocais. Amigos da década de 80 também ajudaram a segurar os shows, como Herbert Viana, Philipe Seabra (Plebe Rude), Frejat e Dinho Ouro Preto




Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.