quinta-feira, 8 de março de 2012

Bloquear composto leva a emagrecer sem esforço


Bloqueio de químico natural e ‘primo’ da maconha emagrece, diz estudo
Pesquisadores da Universidade de Irvine conseguiram acelerar a queima de calorias

Emagrecer ou manter o peso sem fazer força, e comendo tudo o que desejar, é o sonho de todo mundo. Pois bloqueando o endocanabinoide 2-AG no cérebro, pesquisadores da Universidade de Irvine conseguiram acelerar a queima de calorias.

Em análise com ratos, eles observaram que os animais passaram a comer mais e a se movimentar menos, mas não ganharam peso.

O bloqueio de uma substância química natural e "prima" da maconha ajuda a eliminar gordura, segundo estudo publicado na edição de março da revista científica "Cell Metabolism". O composto, chamado de 2-AG, está presente nos cérebros dos mamíferos e tem a função de regular o metabolismo energético, de acordo com a pesquisa.

Testes em ratos mostraram que a limitação da produção da substância acelera o metabolismo e ajuda a emagrecer. Apesar de comerem mais e fazerem menos exercício, os roedores com bloqueio de 2-AG não engordaram e não desenvolveram problemas cardíacos ou aumento da pressão sanguínea.

"Nós descobrimos que estes ratos eram resistentes à obesidade porque eles queimavam calorias com muito mais eficiência que roedores normais", afirmou o pesquisador Daniele Piomelli, da Universidade da Califórnia, em Irvine (EUA), em material de divulgação.

Para bloquear a substância, os cientistas criaram ratos com células cerebrais modificadas. Por isso, os resultados ainda não podem ser reproduzidos em seres humanos.

De acordo com Piomelli, isso só seria possível com a criação de um medicamento que bloqueasse a produção de 2-AG no cérebro, "algo que nós ainda não estamos preparados para fazer".

O 2-AG é um endocanabinoide, ou seja, um composto produzido naturalmente pelo corpo humano e que tem a mesma estrutura da substância psicoativa da maconha, o THC. De acordo com cientistas (G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.