Maranata: "uma igreja que surgiu da luta pelo poder"
História é contada em livro escrito a partir de atas oficiais
A "igreja do seu Abílio". Assim era conhecida a instituição frequentada pela família de Abílio Gueiros, que, no fim dos anos 60 – após um racha com a Presbiteriana –, deu origem à Maranata. Hoje, a instituição, que possui quase 5 mil templos espalhados pelo país, é comandada por um de seus filhos, Gedelti.
A criação da Maranata foi relatada em um livro escrito por Joel Ribeiro Brinco. A intenção do autor, que conviveu com os Gueiros desde os 7 anos, foi a de contar a história de sua igreja – a Presbiteriana – em Vila Velha, uma história que está ligada à criação da Maranata.
Segundo a obra de Joel, a nova igreja surgiu de um racha ocorrido no seio da Presbiteriana. "A paz terminou em 28 de janeiro de 1965", relata. Ele refere-se à data em que o irmão de Gedelti, Jedaias, perdeu a eleição para pastor, pondo fim à hegemonia da família Gueiros à frente da Presbiteriana.
Jedaias havia sido eleito pastor por três vezes consecutivas, mas não chegou a assumir o último mandato. Decidiu aceitar um convite para pastorear uma outra unidade presbiteriana no Rio de Janeiro. Seis anos depois, após passar em um concurso para juiz no Estado, decidiu retornar e reassumir o comando da igreja, em uma nova eleição. "A família Gueiros dava como certa a eleição de Jedaias", conta Joel.
foto: Bernardo Coutinho
Convivência
Joel Ribeiro Brinco (foto colorida) conviveu desde os 7 anos com a família Gueiros.
Surpresa
Para surpresa de todos, o resultado foi outro. "Jedaias perdeu para um pastor humilde, recém-chegado a Vila Velha, do interior do Estado", conta Joel. Era o reflexo, diz o autor, do crescimento do município, de sua população e, por consequência, do número de presbiterianos.
Esses novos fiéis, pondera Joel, não tinham ligação com a família Gueiros. "Os Gueiros, reconhecidamente, fizeram muito por Vila Velha. Mas para os novos moradores eram desconhecidos". Pesava ainda o fato de que Jedaias estava fora da comunidade havia seis anos.
O irmão de Gedelti perdeu as eleições para Sebastião Bittencourt dos Passos por uma diferença de 21 votos, resultado que não foi aceito. "A família Gueiros julgava ser muito improvável a eleição do Sebastião, face a grande influência que sempre exerceu na igreja", diz Joel.
Resultado
O resultado disso se viu nos anos seguintes. O primeiro passo foi uma tentativa da família Gueiros de anular a eleição. Num primeiro momento até conseguiram. A cúpula da Presbiteriana aceitou o pedido e manteve Sebastião na igreja apenas como pastor evangelista e não titular.
Nos meses seguintes, os Gueiros começaram a se reunir em outra congregação, numa comunidade chamada Cruz do Campo, no bairro da Toca, em Vila Velha. Lá recebiam pastores de outras denominações. "Com uma doutrina diferente da presbiteriana, que incluía revelações e línguas estranhas", diz o autor.
Foi dessa pequena congregação que surgiu uma nova igreja, a Cristã Presbiteriana. Alguns anos depois seu nome foi trocado para Maranata. "Uma igreja que surgiu a partir de uma luta por poder", assinala Joel, cujo livro foi baseado nas atas históricas mantidas nos arquivos da Igreja Presbiteriana.
Igreja diz que história é outra
A Maranata garante que a história da igreja é outra. Por intermédio de nota, informou que o primeiro culto aconteceu em 1968, na Igreja Cristã Presbiteriana, em Itacibá. O pastor, Milton Leitão, falou para um grupo de 200 membros "que desejava uma maior comunhão com Deus".
O grupo expandiu-se no ano seguinte, com membros de Vitória, Vila Velha, Ataíde, Campo Grande e Afonso Cláudio. A construção do primeiro templo foi em 1972, no bairro de Belém, conhecido como Toca. "Uma igreja de taipa, coberta de telha de amianto", diz a nota.
A partir daí, a igreja cresceu, organizou sua doutrina e alterou o nome para Maranata. "Emergiu do seio da comunidade evangélica mundial, com ênfase no batismo com o Espírito Santo e nos dons espirituais", diz a nota.
Descartam ainda um racha com a Presbiteriana. Sobre a participação da família Gueiros, assinalam em nota que no início aderiram apenas Sara Gueiros e seu filho Gedelti.
"Os dois, com mais seis membros de Vila Velha e Vitória, aderiram à doutrina avivalista, que já tinha pontos de propagação em todo o Brasil, com diversas designações", pontua a nota.
Esclarece que a escolha do presidente e do Conselho Presbiteral é feita por voto ou aclamação em assembleia, com representantes das coordenações regionais do Brasil. Esses representantes são eleitos em suas regiões e trazem suas credenciais em atas.
Convivência
Joel Ribeiro Brinco (foto colorida) conviveu desde os 7 anos com a família Gueiros. Na
foto em preto e branco, ele aparece à direita. Ao centro está Gedelti, presidente da
Igreja Maranata; e, à esquerda, Abílio Gueiros.
Letícia Cardoso
Vilmara Fernandes
(em A Gazeta)
Nós servos da igreja Cristã Maranata não permanecemos na igreja por a ou b, mas por experiencias que tivemos com um Deus vivo e por isso não achamos que livros como este possa nos impressionar ou nos fazer desistir como alguns estão falando em reportagens por aí. Somos servos do Deus altíssimo e cremos que o nosso Deus mostrará a todos onde e com quem está o erro. Cuidado com o condenar, como este escritor está fazendo, para que a mão de Deus não pese sobre ti.
ResponderExcluirO Senhor Deus vos dará a melhor resposta.
Concordo plenamente com a irmã, as pessoas não entendem que não estamos em obra feito por homem... Não entendem que estamos numa Obra do Espírito Santo e não de uma Obra feita pelo homem... Sei que a verdade aparecerá e espero que a mídia mostre a verdade... seja imparcial sem fazer pré-julgamentos...Nem uma matéria nem uma publicação de livro abalará a Fé de um povo que teve e tem experiências profundas com Deus... pertenço a esta igreja a 16 anos e já passei antes dela por várias denominações conheci a fundo todas... E digo que em nem uma delas tive experiências tão profundas como essa Obra do Espírito... não desmerecendo essa ou aquela religião mas onde eu tive a minha experiência e onde tenho até hoje foi na Maranta... Igreja essa que estarei até o fim... Pois foi nela que encontrei o meu Salvador.
ExcluirConcordo plenamente com a irmã, as pessoas não entendem que não estamos em obra feito por homem... Não entendem que estamos numa Obra do Espírito Santo e não de uma Obra feita pelo homem... Sei que a verdade aparecerá e espero que a mídia mostre a verdade... seja imparcial sem fazer pré-julgamentos...Nem uma matéria nem uma publicação de livro abalará a Fé de um povo que teve e tem experiências profundas com Deus... pertenço a esta igreja a 16 anos e já passei antes dela por várias denominações conheci a fundo todas... E digo que em nem uma delas tive experiências tão profundas como essa Obra do Espírito... não desmerecendo essa ou aquela religião mas onde eu tive a minha experiência e onde tenho até hoje foi na Maranta... Igreja essa que estarei até o fim... Pois foi nela que encontrei o meu Salvador.
ExcluirConcordo plenamente com a irmã, as pessoas não entendem que não estamos em obra feito por homem... Não entendem que estamos numa Obra do Espírito Santo e não de uma Obra feita pelo homem... Sei que a verdade aparecerá e espero que a mídia mostre a verdade... seja imparcial sem fazer pré-julgamentos...Nem uma matéria nem uma publicação de livro abalará a Fé de um povo que teve e tem experiências profundas com Deus... pertenço a esta igreja a 16 anos e já passei antes dela por várias denominações conheci a fundo todas... E digo que em nem uma delas tive experiências tão profundas como essa Obra do Espírito... não desmerecendo essa ou aquela religião mas onde eu tive a minha experiência e onde tenho até hoje foi na Maranta... Igreja essa que estarei até o fim... Pois foi nela que encontrei o meu Salvador.
Excluiressa obra e de DEus e ninguem pode impedir o que oSENHOR faz no nosso meio,o homem precisa entender que enquanto ele olhar para ele proprio ,nao tera salvaçao,pq o homem nao nos prometeu nada e nem se quisesse nos dar nao poderia,mas o Senhor sim,o autor da nossa fe e Ele que nos pode dar a vida eterna...
ResponderExcluirSou uma serva de Deus, essas coisas me decepcionam, mas não abalam a minha fé,pois estou firmada na rocha ue é o Senhor Jesus, e ele jamais me decepionará.
ResponderExcluirEspero ue as leis dos homens possam ser aplicadas a uem de fato forem culpados; por ue a justiça divina, esta não falha...e um dia todos nós estaremos diante do trono de Deus!!!
"Os sinais do fim se cumprem"
"Vigiaei para ue ninguém roube a vossa coroa"
Saionara
ICM - Januária-MG.
Pobre de quem olha para a obra do homem, para a razao humana... Conheci o Senhor de perto nessa igreja e nao vou sair por saber que um ou outro errou. É problema de quem o fez, pois terá que prestar contas ao Senhor. Sao pessoas infelizes que nao tiveram uma experiência com o Deus vivo. Olhemos para o alto, para o Senhor e nao para o homem, pois ninguém é perfeito . A igreja nao é quatro paredes, mas um povo escolhido por Deus, mesmo sem merecer. Meu amor e minha adoraçao sao para o Senhor, nao para um templo fíico.
ExcluirA paz do Senhor Jesus.
SO O ESPIRITO SANTO PODE ESCREVER SALVACAO NOS CORACOES DO HOMEM .DEUS QUER QUE CADA HOMEM INDIVIDUALMENTE BUSQUE -O,PARA QUE CONHECECA BEM O DONO DE TODAS AS ALMAS.DEVEMOS ESTAR BEM ATENTOS AOS LIDERES ,QUE QUEREM BEM ADMINISTRAREM AS ALMAS MAS A INTENCAO DELES E TIRAR O PROVEITO PROPIO PARA SIM,FAMILIA,AMIGO....SABEM ORGANIZAR BEM AS COISAS.DISCIPLINA.NAO EMVOLVER COM ISTO ,OU AQUILO.CALAMOS AQUI.NINGUEM FALA NADA..NAO COMENTE.ASSIM A COISA FICA NO SILENCIO E O PRATO ESTA TODO MONTADO PARA FAZER A DEVORAR.COLOCAR CABRESTO SAO TECNICAS DE GUIAR UM ANIMAL.POREM ALELUIA.QUEM DENUNCIOU AS MAS PRATICAS FORAM OS IRMAOS.A IGREIJA SO SE MANIFESTOU A DENUNCIAR DEPOIS DE MUITO TEMPO PELA INSITENCIA DE IRMAOS QUE PASSARRAM A TEREM CONHECIMENTO DE FRAUDES.O O POVO DO SENHOR JESUS QUER A PALAVRA DE DEUS VIVO.NAO PALAVRAS PERSUASSIVAS....POIS ESTA INCHAM.NOS TIRAM A VERDADEIRA VISAO DA OBRA DO ETERNO DEUS.ENFIM NAO QUER QUE AS OVELHAS DELES SEJAM ENGANADAS POR GUIAS AVARENTOS.HA MUITO TEMPO JA TINHA FOGO ESTRANHO.
ExcluirO BOLO PODE CRESCER ,MAS A BASE DE QUE.FOGO ESTRANHO OU FOGO DO ESPIRITO SANTO...SO JESUS E A SALVACAO.
Minha opinião é que os irmãos que sairam da ICM estão com seus corações cheios de rancor pelo q lhes fizeram o "homem", mas estão esquecendo de JESUS, do que ELE ensinou e creio que é o momento de orar pelos milhares de irmãos da ICM que estão sofrendo muito pelo que os pastores do presbitério fizeram, q realmente foi roubo e como ladrões devem ser punidos pela justiça e a Deus prestarão contas. Então oremos a Deus para ELE tirar do coração dos ex-maranatas essa sede de vingança pessoal através de videos, blogs, livros e cada um lute pela sua salvação, pois AQUELE QUE ESTÁ DE PÉ, CUIDE-SE PARA QUE NÃO CAIA",é bíblico. Não é momento de julgamentos, dissenção, mas de comunhão, pois Jesus está voltando. O que precisamos é olhar para ELE, QUE É PERFEITO e esquecermos placas de igrejas. Minha fé está fundamentada na PALAVRA DE DEUS, NA ROCHA, QUE É O SENHOR JESUS, não no homem que é falho e pecador. A Paz do Senhor irmãos.
ResponderExcluirA Igreja Cristã Maranata, o Senhor JESUS CRISTO concedeu na minha vida algo muito importante que não tinha antes, que é o CONHECER A PALAVRA DE DEUS, embora que os últimos acontecimentos venham a entristecer a todos que convivem e os que conviveram com a doutrina cristã. HOJE TEMOS QUE SER IGUAIS AS ÉGUAS DO CARRO DE FARAÓ, temos que ir até o FIM, PARA GANHARMOS A CAROA DA VIDA. Se existem ladrões dentro da IGREJA que eles sejam punidos igual foi punido JUDAS. QUE O JÓIO APODREÇA E QUE O TRIGO VENÇA. PARA SEMPRE.
ResponderExcluirFÁBIO
NA REALIDADE E MUITO TRISTE.PREGARAM TANTO . EXORTARAO TANTO....FALARAM TANTO QUE OBRA E OBRA E RESTO E SOBRA.... CONVIDARAM VEM PARA A OBRA NA IGREIJA MARANATA QUE AQUI TEM A OBRA DO ESPIRITO.AQUI DEUS REVELA....TRISTE .ONDE HA O HOMEM ESTA SUJEITO CORRUPCAO.ENFIM TUDO ACONTECEU NO SILENCIO PELA OMISSAO DA DIRECAO.SE A DIRECAO ESTIVESSE TAO CHEIO DO ESPIRITO SANTO NA TAL SUBMISSAO QUE PREGAO ,E ADMINISTRANADO BEM AS FINANCAS DA IGREIJA NO SENHOR JESUS...NAO DEIXARAM QUE TAIS MAS PRATICAS DE DESVIOS DE DINHEIRO DAS CONTRIBUICOES DOS FIEIS
ResponderExcluirFOSSEM ROUBADOS DA IGREIJA NO SILENCIO DE QUASE 6 ANOS.O PODER DO ESPIRITO SANTO.A PALAVRA DE DEUS .A SUMBMISSAO AO SENHOR JESUS NAO LEVA HOMEM ALGUM,PASTOR,OU PRESBITERIO AO DESVIOS DE VERBAS DA IGREIJA DO SENHOR JESUS...
MUITA PALAVRA DE CONHECIMENTO....SABEDORIA HUMANA....TRUQUES COM TECNICAS.PALAVRAS PERSUASSIVAS SAO MANEIRAS DE HOMENS USAREM DE MANIPULAMENTO DE VIDAS.ENFIM O DITADO E QUEM UM OLHO NA TERRA DE CEGO E REI....MAS O REINO DO SENHOR JESUS NAO E DESTE MUNDO.COITADO DESTE QUE ATAREM ALMAS E AS ESPARRAMAM MELHOR FORA NAO CONHECER O EVANGELHO.
MENE, MENE, TEQUEL, PARSIM
ResponderExcluirDaniel 5:25
Só digo que, as Atas de uma Igreja, são documentos fieis, da História desta Igreja. O autor deste livro, trouxe à tona, somente o que está registrado nestas Atas. Ninguém lançaria ali, nas Atas, o que não fosse a expressão da verdade.
ResponderExcluirO tempo do fim se aproxima para a ICM e isso é só o principio das dores. Tenho certeza de que coisas ainda maiores surgirão, ainda há mais sujeiras a serem "reveladas". Deus não dorme e no tempo oportuno faz com que toda a podridão torne-se conhecida. Uma pena pela ICM, eu que achava ser uma igreja realmente comprometida com a verdade.
ResponderExcluir