quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Piranhas podem realmente devorar uma vaca até os ossos em menos de um minuto?

Roosevelt explorou a exótica Amazônia brasileira como um caçador ávido. Ele não era exatamente um turista comum. Ele era um ex-presidente dos EUA e seus guias queriam que ele ficasse muito satisfeito com essa viagem. Mas o que ele viu foi real: piranhas (em inglês) devorando uma vaca em um surpreendente curto período de tempo. Se isso aconteceu realmente em menos de um minuto jamais saberemos. Mas sabemos que esse tipo de ataque é possível para as piranhas. O que Roosevelt testemunhou foram algumas circunstâncias especiais, às quais abordaremos logo mais.

Piranha é como o pit bull dos peixes. Elas são seriamente mal entendidas e assumidas como ferozes máquinas de matar que são retratados nos filmes. Na verdade, piranhas se alimentam principalmente de pequenos peixes e carcaças de aniamis mortos e em decomposição. Existem relatados de mordidas de piranhas em seres humanos, mas isto é raro.


A piranha de barriga vermelha é a espécie mais conhecida por sua ferocidade. Esta raça é a máquina de matar do mundo dos peixes e é encontrado em todo o rio Amazonas. Há cerca de 20 espécies de piranha no rio Amazonas, e a maioria delas são inofensivas. A piranha de barriga vermelha é uma exceção a esta regra. As espécies de barriga vermelha é uma das espécies de peixes mais ferozes do mundo!

Piranhas são mais perigosas durante a estação seca, quando há uma certa escassês de seus alimentos. Se puderem, elas se alimentam de jacarés pequenos, garças caídas, ou uma vaca doente e morrendo durante este tempo. Cardumes de piranhas chegam a geralmente 20-30 peixes, por isso é improvável qsão maiores o cardume de piranha de barriga vermelha pois se acumulam em pequenas piscinas, que definitivamente poderiam devorar uma vaca doente em questão de minutos.



O motivo pelo qual piranhas podem devorar um animal grande como uma vaca até o esqueleto com tanta rapidez é devido a alguns fatores. Primeiro, piranhas não mastigam. Quando dão uma dentada, o grande pedaço de carne que arrancam da vaca vai direto para suas barrigas. Elas apenas continuam trincando suas mandíbulas e se empanturrando. Depois, esse tipo de tarefa é desempenhado por centenas de piranhas, não apenas o cardume normal de 20. Em um furor alimentar elas se revezam continuamente, de forma que cada piranha arranca um pedaço, se afasta do caminho para que a piranha atrás dela possa tirar outro pedaço, e assim por diante. Elas se revezam com incrível velocidade, que é de onde vem o efeito que faz com que pareça que a água está fervendo. As piranhas estão constantemente mudando de posição durante um furor alimentar.

Outro fator importante envolvido quando as piranhas comem um animal grande em minutos tem a ver com as circunstâncias especiais. Os frenesis de alimentação ocorrem quando as piranhas estão muito famintas. Não é uma ocorrência diária. Os guias de Roosevelt no Brasil montaram a cena para o hóspede famoso. Eles armaram redes para fechar uma pequena parte do rio e jogaram centenas de piranhas dentro delas, aprisionando-as. No momento em que lançaram a vaca na água, as piranhas estavam famintas há algum tempo.

Círculo completo
Ainda que as piranhas sejam pequenas, raramente são comidas vivas por outros peixes. Aquela mordida afiada como navalha realmente machucaria ao engolir. Mas, as piranhas são comidas regularmente por garças (em inglês) e jacarés (criaturas menores parecidas com crocodilos) durante e estação seca, quando os níveis da água estão baixos e as piranhas terminam aprisionadas em pequenas poças sem nenhuma comida. Quando ficam moribundas e incapazes de se defender, as garças e jacarés - que presenciaram as piranhas comer seus filhotes indefesos durante a estação das águas - entram e acabam com elas.

Um comentário:

  1. MEU ACUDE ESTA CHEIO DESSAS PIRANHAS, ESTÃO COMENDO AS GALINHAS, O FOCINHO DO PORCO QUE FOI BEBER AGUÁ NO AÇUDE FOI ARRANCADO... QUERO SABER SE EXISTE ALGO PRA EXTERMINAR ESSAS PIRANHAS?

    BYGUSTAVOLIVEIRA@GMAIL.COM

    OBRIGADO!

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.