quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Teia do Homem-Aranha: do cinema para a vida real


Teia do Homem-Aranha: do cinema para a vida real
Bichos-de-seda geneticamente alterados produzem fios fortes como aço


A teia do Homem-Aranha inspirou cientistas. Com ela, o super-herói é capaz de prender bandidos e de se locomover entre arranha-céus. Mais do que desbancar Peter Parker nos quadrinhos, a equipe do professor Don Jarvis, da Universidade de Wyoming, vislumbra a produção industrial de materiais resistentes para a medicina, que permitam suturas, implantes e ligamentos mais fortes.

A teia de aranhas é mais forte do que o aço. Por isto, pesquisadores americanos modificaram geneticamente bichos-da-seda, que, em vez de fios macios, passaram a tecer um material tão resistente como a teia.

Publicado na revista "Proceedings of the National Academy of Sciences" (PNAS), o estudo revela que seria inviável ter uma "fazenda" de aranhas para produzir teia comercialmente. Os aracnídeos não tecem o material em quantidade suficiente e ainda têm propensão a comer uns aos outros. Já os bichos da seda são fáceis de cultivar e produzem em grande quantidade. A seda, porém, é um material frágil.

A ideia, então, foi unir a força da teia com a quantidade industrial da seda. Por isto, houve o transplante de genes de aranhas em bichos-da-seda. Porém, os bichos-da-seda geneticamente modificados ainda não produziram a teia de aranha em quantidade suficiente.


Seda forte

"Essencialmente, o que este estudo mostra é que os cientistas são capazes de usar um componente da teia de aranha e fazer com que bichos-da-seda o transformem numa fibra junto com sua própria seda", disse o professor Christopher Holland, da Universidade de Oxford. "Este novo composto tem propriedades mecânicas melhoradas".

Especialistas ressalvam que seria preocupante se um bicho-da-seda capaz de produzir uma seda tão forte como a teia da aranha escapasse para a natureza. De acordo com o professor Guy Poppy, da Universidade de Southampton, os benefícios da produção desse material superam os riscos: "É difícil ver como um bicho-da-seda que produz uma seda forte como a teia de aranha poderia ter qualquer vantagem na natureza". (O Globo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.