quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

11 filmes que vocês não viram em 2011

11 filmes que vocês não viram em 2011
"The Future"
Da safra de Sundance 2011, por aqui só passou no Festival de São Paulo, em outubro. Muita gente boa aponta "The future" como um dos melhores filmes do ano. Ele fala sobre um casal que resolve mudar radicalmente a vida após adotar um gato. Só que acabam revelando todas as suas fraquezas nesse processo.
"Submarine" 
A história do adolescente Oliver Tate conquistou fãs por onde passou. Aqui no Brasil também só foi visto no Festival de São Paulo. O garoto de 15 anos tem dois objetivos na vida: perder a virgindade antes do próximo aniversário e garantir o casamento dos pais, ameaçado pelo ressurgimento de um ex-namorado da mãe. O filminho traz ainda uma das melhores trilhas sonoras do ano, composta por Alex Turner, do Arctic Monkeys.
"Tabloid"
Nenhuma ficção traz uma história mais bizarra do que esse documentário de Errol Morris. Ex-miss se apaixona por rapaz mórmon, que some para se tornar missionário na Inglaterra. Ela vai atrás, sequestra o cara e obriga ele a fazer sexo por vários dias. Daí pra frente, tudo só piora. É uma história de amor, mas a mais estranha de todos os tempos. E veja bem: aconteceu de verdade. O filme fez sua estreia no Festival de Toronto de 2010, mas entrou em circuito apenas em 2011. Esteve aqui no Festival do Rio, em outubro. E só.

"Essential Killing"
Mais um que passou Festival do Rio 2010, quando o filme estreou na Polônia. Em 2011, ele foi lançado em vários países do mundo, mas no Brasil... nada. Quase sem falas, o longa do diretor polonês Jerzy Skolimowski é centrado na tentativa de fuga de um soldado talibã capturado por forças americanas. A tensão é incessante, mesmo quando nada acontece.
"The Greatest Movie Ever Sold"
Morgan Spurlock criou um documentário sobre merchandising todo bancado por merchandising. Entre os anunciantes do filme está o Mane 'n Tail, um shampoo para pessoas e cavalos (!). Também é da safra Sundance 2011. Aqui no Brasil não passou nem em festival...
"Meek's Cutoff"
O inesperado faroeste acompanha três famílias perdidas no deserto do Oregon, em 1845. A história é contada num ritmo incomum para o gênero, dando origem a um daqueles filmes que exigem a imersão do cinema para funcionar. O longa de Kelly Reichardt fez o circuito dos principais festivais do mundo no final de 2010 e início de 2011, mas passou ao largo da Terra Brasilis, mesmo após o lançamento oficial nos EUA, em abril. Para chegar aqui, só se surpreender, recebendo indicações ao Oscar...
"Route Irish"
 O novo Ken Loach conta a saga de um soldado no Iraque que não aceita a versão oficial para a morte de um amigo e sai em busca da verdade. Estreou em Cannes 2010 e no mesmo ano passou no Festival do Rio. Nem assim os distribuidores se interessaram em trazer o filme pra cá, quando ele entrou em circuito comercial em 2011.
"Begginers"
Os três próximos casos são os mais tristes. Três dos melhores filmes do ano, que aqui no Brasil foram direto para DVD... "Begginers" virou "Toda forma de amor" e pode ser encontrado nas melhores locadoras desde novembro. O longa de Mike Mills conta a história de Oliver Fields, interpretado por Ewan McGregor, que precisa lidar com duas notícias inesperadas: seu pai está com câncer e resolve assumir a homossexualidade, aos 75 anos. 
"Attack the block"
Joe Cornish, o roteirista de "As aventuras de Tim Tim", escreveu essa pérola também em 2011. O filme é tudo que "Super 8" poderia ter sido sem o lado brega do Spielberg. Após assaltar uma moça num bairro barra-pesada de Londres, uma gangue de adolescentes se vê envolvida com uma invasão de alienígenas. O longa esteve no Festival do Rio 2011 e foi lançado em DVD em dezembro, com o título "Ataque ao prédio".
"Animal Kingdom"
Josh tem apenas 17 anos e precisa sobreviver em meio a uma família de criminosos. Brilhantemente interpretada por Jacki Weaver, Janine Cody é possivelmente a pior mãe da história do cinema. O filme australiano estreou em seu país natal em 2010, mas chegou ao resto do mundo em 2011. Aqui no Brasil, foi direto para DVD, em março.
"13 Assassinos"
Se você gosta do Tarantino, saiba que ele é fã de Takeshi Miike, lendário diretor desse violentíssimo épico sobre vingança e justiça. No filme, um grupo de samurais se une numa missão suicida para matar um senhor cruel.
O Globo | André Miranda e Eduardo Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.