quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Chow chow, conheça essa raça maravilhosa de cães

O Chow combina a nobreza de um leão, a comicidade de um panda, o apelo de um ursinho de pelúcia, a graça e a independência de um gato, e a lealdade e a devoção de um cão.

O chow é um cão típico do Ártico, poderoso, de constituição quadrada e robusto, com ossatura pesada e forte desenvolvimento muscular. É uma raça adequada para uma série de tarefas, e sua constituição reflete a sua capacidade para caçar, guardar rebanhos, puxar e proteger. A angulação reta característica das pernas traseiras produz uma marcha, curta e rígida, única da raça. A expressão carrancuda e língua negra são componentes essenciais do tipo da raça.

Digna, até mesmo arrogante, o chow chow realiza-se com reserva. Não é muito demonstrativo, mesmo com sua família, e é um pouco desconfiado com estranhos. É independente e teimoso. Ele pode ser agressivo com outros cães, mas geralmente é bom com outros animais domésticos. É grave e protetor, devotado a sua família.

Este cão de aparência distinta tem um espírito, orgulhoso independente, que alguns o descrevem como felinos. Ele pode ser distante - se você estiver procurando por um amigo mimado, ele provavelmente não é a melhor raça para você - e também é francamente desconfiado com estranhos. Mas para a pessoa certa, ele é um companheiro muito leal.
O pelo dos chow chows podem ser longos ou curtos proporcionando-lhes um amplo isolamento do frio:
a) Longo: muito abundante, denso, reto e eriçado. A textura do pêlo é tosca e a do subpêlo é suave e lanosa. A pelagem é, particularmente, densa em torno do pescoço, onde forma uma juba e, na face posterior das coxas, em fartos culotes.
b) Curto: abundante, denso e reto; menos eriçado que o longo; textura felpuda. Qualquer redução artificial do pêlo, modificando a silhueta natural do Chow, deverá ser penalizada.

História
Recentes análises de DNA confirmam que o Chow Chow é uma das mais antigas raças de cães . A pesquisa indica que é uma das raças primitivas que evoluiu a partir do lobo , e é considerado por muitos originado nas estepes áridas do norte China / Mongólia, embora outros teóricos conjecturam que sua origem é nas regiões siberianas da Ásia. Um baixo-relevo chinês do ano 150 aC, mostra um cão de caça muito amigável para as crianças de aparência semelhante ao Chow. Mais tarde, os Chow Chows foram criados com o propósito geral de cães de trabalho para a caça, pastoreio e proteção da casa. O chow também foi produzido para consumo humano. Alguns estudiosos afirmam o Chow foi o ancestral original dos cães norugueses da raça Elkhound e Samoyed e também do Pomerano Keeshond.

No Estados Unidos o Chow Chow foi um animal de estimação muito popular entre os ricos e famosos durante o Loucos Anos Vinte . O Presidente Calvin Coolidge e sua esposa possuíam uma chow preta chamado Timmy. Chow Chows foram também muito populares nas décadas de 1930 e 1980.

Temperamento e Personalidade do Chow-Chow
  • O Chow-Chow é caracterizado por ser um cão independente em suas relações afetivas, não solicita a presença do dono a todo o momento;
  • Não são muito ativos, são silenciosos e reservados;
  • Conhecido como o  cão da língua azul;
  • No livro A Inteligência dos Cães, ficou a 3 posições de ser o último colocado, significando que ele não é nem um pouco obediente;
  • Totalmente frios com desconhecidos, cães de um dono só;
  • Sua origem é de cão de guarda, como são silenciosos, quando latem é um sinal que realmente se deve prestar atenção no que está acontecendo.
Filhote Chow-Chow
  • A coloração da língua do Chow-Chow quando filhotes é rosada, até 8 semanas de vida sua língua já está totalmente no tom preto-azulada;
  • Alguns não apresentam a língua totalmente azul, caracterizando uma falta desqualificatória, não podem ir a exposições, mas podem ser uma boa companhia;
  • Os filhotes devem ter aulas de adestramento o mais cedo possível;
  • Não destroem tudo, nem são arteiros, mas sim desobedientes;
  • Desde filhotes, já devem ser muito bem socializados, para posteriormente terem um bom convívio com outros cães e não hesitarem na hora de obedecer.
Características Físicas do Chow-Chow

  • Pela grande quantidade de pelos não é recomendável exercícios em excesso, e em especial deve-se evitar as horas mais quentes do dia;
  • Quando são expostos a grandes esforços físicos sua língua vai clareando, o que indica que devem descansar;
  • Não perdem muito pelo durante todo o ano, somente na época de muda;
  • Deve-se tomar cuidado com os banhos excessivos, fazer escovações diárias e secagem dos pelos corretamente para não causar doenças, como alergias e problemas de pele,por conta da umidade
  • As cores do Chow devem ser sólidas nas cores preta, vermelha, azul  amarela, creme ou branca.

Problemas de Saúde do Chow-Chow

  • Problemas de pele do Chow-Chow;
  • Distúrbios hormonais;
  • Entrópio: causada pelas pálpebras;
  • Displasia coxo-femural em mais de 50% dos animais da raça norte americana.


Resumo do Perfil do Chow-Chow

Nacionalidade: China
Classificação PetSite: Companhia

Grupo FCI: 5
Grupo AKC: 6
Porte: Médio
Temperamento: Dominante
Treinabilidade: Rigoroso
Grau de Proteção: Baixo
Espaço Necessário: Médio
Altura Mínima: 45.7 cm
Altura Máxima: 50.8 cm
Peso Mínimo: 20.4 Kg
Peso Máximo: 31.8 Kg
Nível de Energia: Médio
Duração Exercícios Diários: 45 min.
Cor: todas
Tipo de Pêlo: Médio e denso
Troca de Pêlo: Mínima
Necessidade de Tosa: Não


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.