terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Show da fé: Eles pregam e vendem milhões

Show da fé: Eles pregam e vendem milhões 
Sem deixar a fé de lado, evangélicos e católicos lançam discos de louvor para seus fiéis e fortalecem o mercado gospel 

 Entre uma homenagem à mulher brasileira - feita pelos baianos Gilberto Gil, Caetano Veloso e Ivete Sangalo - e a reprise do show de Roberto Carlos em Jerusalém, a programação de fim de ano da Globo conta com o "Festival Promessas", que traz uma série de shows com alguns dos melhores artistas evangélicos do país. A atração será exibida no próximo domingo, dia 18, às 13h.

O fato é que a Rede Globo resolveu, pela primeira vez em sua história, abrir sua grade de fim de ano para incluir um festival direcionado ao público evangélico. A iniciativa mostra o interesse do canal em receber de braços abertos essa fatia do mercado musical, que rende muitas cifras por ano.

A gravação, feita no último sábado, reuniu mais de 100 mil pessoas no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro. O público ficou aquém do esperado pela Globo, mas ainda assim pode garantir bons pontos no Ibope durante a exibição no fim de semana.

O casting convidado é de peso. Dentre os artistas, Régis Danese, Fernandinho, Fernanda Brum e o Ministério de Louvor e Adoração Diante do Trono, um dos maiores fenômenos da música gospel no país. A banda, liderada pro Ana Paula Valadão, foi fundada na Igreja Batista de Lagoinha, em Belo Horizonte, Minas Gerais, vai fazer 15 anos em 2012.

Ao longo de sua carreira, Ana Paula Valadão lançou 28 álbuns. Foram mais de 7 milhões de CDs e DVDs vendidos. Desde 2009, a distribuição dos trabalhos é feita pela Som Livre, e a gravação continua sendo feita por conta própria.
foto: Divulgação

Diante do Trono: Ana Paula Valadão lançou 28 álbuns independentes e vendeu mais de 7 milhões de CDs e DVDs. Desde 2009, a distribuição é feita pela Som Livre

Os mais famosos do Estado
Carreira:
A cantora Lauriete, com mais de 30 anos de carreira, possui a própria gravadora, Praise Records
Promessa:
Alessandra Rangel, com boa técnica e conteúdo, é uma das promessas da música gospel capixaba
Ministério:
O grupo católico Ministério Água Viva é comandado por Raquel Carpenter
Shows:
A banda católica Ebrom está com a agenda cheia. Eles fazem shows dentro e fora do Estado
Milhões em vendas
Além dos trabalhos independentes, o estilo musical foi se expandindo por meio de gravadoras especializadas no ramo, como MK Music, Graça Music e Line Records. Por meio delas começaram a fazer sucesso artistas como a cantora pentecostal Cassiane, da Assembleia de Deus, que já 1999 vendeu mais de 2 milhões de cópias do CD "Com muito Louvor". Na lista dos que venderam mais de um milhão também estão Ludmila Ferber, Fernanda Brum e Fernandinho.

Mas o estilo musical não é mais restrito apenas às Igrejas e suas mídias internas. Grandes gravadoras como Som Livre e Sony Music investem pesado em discos de artistas como Padre Fábio de Melo, que figura entre os mais vendidos do país.

De acordo com os dados mais recentes da Associação Brasileira de Produtores de Discos (ABPD), Padre Fábio foi o campeão de vendas em 2009, com o álbum Iluminar, pela gravadora Som Livre. Ele deixou para trás artistas como Beyoncé, Victor e Leo, e Roberto Carlos, além de ter aparecido outras três vezes na lista do Top 20 da associação, com diferentes trabalhos.

A cantora gospel Aline Barros também está no ranking, com o CD "Deus do Impossível", da Som Livre. Ela possui 15 discos lançados e esteve na trilha sonora de uma novela da Globo, no mesmo ano. Em 2008, os dados não são muito diferentes. Fábio de Melo esteve à frente, com o CD "Vida", e o segundo lugar ficou com o Padre Marcelo Rossi, com o álbum "Paz sim, violência não" Volume 1, pela Sony Music.

Para Alzira Araújo, Ministra de Música da Primeira Igreja Batista de Vitória, as grandes gravadoras e a mídia descobriram que o público evangélico compra. "Esta expansão, que está acontecendo agora no Brasil, já acontece em outros países, como Estados Unidos, e faz a música alcançar várias pessoas. Hoje em dia chamam de gospel tudo o que não é secular. Mas a música gospel em si é aquela que fala do que Deus pode fazer por nós".

Para o maestro da Banda da Polícia Militar do Espírito Santo, Wanderley Rocha, apesar de ser popular, a música gospel passa uma mensagem diferente, de paz, de amor. "Acho bacana quando é uma letra que cura, a música tem o poder de transformação na vida das pessoas. Num mundo tão cheio de remédio, de depressão, de morte, a Igreja tem esse papel social, de promover a paz".

Padre Renato Crispi, responsável pelo Setor Juventude da Arquidiocese de Vitória, acredita que a música gospel está se aprimorando, tanto no conteúdo quanto nos arranjos. "O homem está redescobrindo Deus, e a música ajuda nesta aproximação". As canções atingem a todas as idades, mas em especial a juventude que, segundo o padre, é mais envolvida pela música, em diversos ritmos seculares, como pagode, rap, sertanejo e rock, como é o caso da banda Rosas de Saron. Em mais 20 anos de carreira, o grupo de Campinas, em São Paulo, lançou nove discos e dois DVDs.
foto: Divulgação

Padre Fábio foi campeão de vendas com o álbum Iluminar. Ele deixou para trás artistas como Beyoncé, Victor e Leo e Roberto Carlos

Minientrevista 
Padre Fábio de Melo, cantor

Com 16 anos de carreira, Padre Fábio de Melo é o maior sucesso católico da atualidade. Ele acaba de lançar o CD e DVD "No meu interior tem Deus". Assim como em projetos anteriores, como "Sou um Zé da Silva e outros tantos", lançado há seis anos, o novo trabalho traz músicas de sertanejo de raiz. Entre elas, está "Disparada", de Geraldo Vandré e Theo de Barros e "Vida Marvada", de Rolando Boldrin. Realizado pela Sony Music, o disco também é marcado por poemas, como "Peão", de Almir Sater e Renato Teixeira, e por composições próprias.

Por que a opção por canções sertanejas?
A proposta é resgatar as minhas raízes musicais para evangelizar, é trazer a música popular brasileira para dentro do contexto religioso. As músicas são muito ricas, costumo usá-las nas minhas pregações. O povo tem facilidade para entender, já conhece as letras, mas elas passam a ter um novo sentido.

Por que a música religiosa tem crescido tanto no Brasil?
A música ficou muito qualificada. Temos produções de qualidade, profissionais e cantores cada vez melhores. Hoje é a música que mais vende no Brasil. É uma responsabilidade, e não uma vaidade. O produto tem que ser bom, trazer uma mensagem e ser bem feito.

Sair do meio religioso e estar em uma grande gravadora traz riscos?
Sim, sempre temos um desafio, pois o objetivo das gravadoras é vender. O meu, antes de qualquer coisa, é evangelizar, é cantar a minha fé. Essa é minha maior responsabilidade. É importante trabalhar com pessoas que entendam essa proposta. Não tive problemas quanto a isso, nunca me desrespeitaram.

Expansão benéfica
Padre Renato considera positiva esta expansão da música religiosa, pois mais pessoas passam a ter acesso às canções e às mensagens. "Mas vejo um risco: o capitalismo, uma exploração inadequada que só objetiva o retorno financeiro, o lucro". Ele afirma que, sem estar acompanhada de um testemunho dos músicos, da conversão pessoal, de uma vida de fé, a música gospel passa para a esfera do prazer, da estética, e perde todo o sentido.

Ele destaca ainda a importância da música nas celebrações religiosas. Nestas ocasiões, as canções devem ser litúrgicas, ou seja, próprias para esta finalidade. Existem outras que são para louvar, para serem usadas em grupos de jovens, e outras com caráter catequético, de formação, como uma palestra em canção.

É o caso do trabalho de Padre Zezinho, o precursor, na Igreja Católica, de um estilo mais alegre e despojado de cantar. Também ganhou fama a banda católica Vida Reluz, com composições de Walmir Alencar, que banda estourou no Brasil.

Em seguida, Padre Marcelo Rossi, ganhou uma legião de fãs e teve mais de 10 milhões de CDs vendidos ao longo de seus 20 anos de carreira. Papel importante também tem a comunidade católica Canção Nova, que lançou sucessos como Adriana, Eugênio Jorge e Dunga, entre outros.

Cristiana Euclydes
A GAZETA


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.