domingo, 11 de dezembro de 2011

Quem dança seus males espanta: academias oferecem boas opções

Zouk, samba de gafieira, bolero, salsa, tango, forró e até sertanejo universitário estão entre os ritmos que prometem agitar o verão
UMA DAS turmas de dança de salão da academia Ramalho´s, com alunos de diferentes idades Bia Guedes

Faltam apenas dez dias para a chegada do verão, mas a preparação para a temporada mais quente e mais agitada do ano pelo menos para os cariocas já começou.

E para aqueles que não curtem a ralação nas academias de ginástica, aulas de diferentes ritmos, oferecidas pelas escolas de dança da redondeza, representam uma boa opção não só para a perda calórica e o fortalecimento muscular, mas também para a socialização.

E engana-se quem pensa que determinados ritmos destinam-se a faixas etárias específicas. Pelo menos, é o que provam os irmãos João Vitor, de 8 anos, e Maria Eduarda Pieroni, de 7, que desde o início do ano praticam dança de salão na academia Ramalho´s.

Eles vieram acompanhando os pais e, hoje, adoram dançar garante o professor Renato Ramalho, que administra a escola com a ajuda da mãe, Rita, e dos irmãos Rodrigo e Rachel.

Inaugurada há três anos na Barra, a Ramalho´s funciona hoje no Clube Caça e Pesca e conta com uma equipe formada por oito professores. A escola oferece quase dez ritmos e traz novidades para a próxima estação: workshops de zouk e samba de gafieira.

Somos jovens, o que estimula a participação de pessoas mais novas. O importante é que para dançar não tem idade diz Rodrigo Ramalho.

Mistura de elementos em plena sincronia

Na escola Fabiano & Juliana, inaugurada há seis anos no Clube Alfabarra, a faixa etária dos alunos também é diversificada e os motivos que os levam para a dança são os mais variados.

Temos alunos de 13 a 80 anos que buscam a escola, não só para praticar uma atividade física, mas para fazer novos amigos, relaxar após um dia estressante e também para deixar de lado a timidez explica o proprietário, Fabiano Vivas.

É o caso do economista William Wu, de 29 anos, que já está matriculado na escola há oito meses e que aprovou a nova atividade.

A dança faz você se soltar e se sentir mais confiante , não só aqui dentro, mas fora da aula também. Além disso, a turma é muito animada. Estamos sempre juntos nos bailes da escola, o que estreita a amizade garante Wu.

Entre as diferentes aulas oferecidas pela escola está a zumba, que mistura ritmos latinos a elementos de fitness e é ensinada por um profissional certificado. E para o verão, novas turmas de samba no pé, salsa/zouk e até sertanejo universitário já estão programadas.

Já no Espaço Lavanda, em São Conrado, a maior procura tem sido pela aula Ritmo e Movimento, que mistura movimentos aeróbicos a passos de dança.

Com um repertório que vai de Sérgio Mendes a Jamiroquai, passando pelos ritmos de tambores, misturamos movimentos curtos e rápidos aos longos e amplos explica a professora Bruna Fiúza.


 O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.